Pernil é carne de porco? Descubra qual parte do porco

Você acredita que ainda hoje encontramos quem se pergunta se pernil é carne de porco? Muito se deve ao consumo elevado durante as festividades de fim de ano.

Para falar a verdade, eu já vi conhecidos que comiam muito pernil, mas pouco sabiam sobre sua origem. Afinal, é comum chegar no açougue e pedir logo pela carne suína em promoção do dia. E você, ainda tem dúvidas?

Então, venha comigo porque esclareceremos todas as incertezas sobre esse corte versátil, saboroso e macio. Confira ótimas dicas para começar a criar receitas incríveis para o seu dia a dia!

Afinal de contas, pernil é carne de porco?

pernil é carne de porco

Assumindo que o universo das carnes evoluiu bastante nos últimos anos, é até difícil compreender essa pequena confusão. Mas de maneira prática, sim, pernil é um corte de porco. E digo mais, é um dos mais consumidos no mundo, só isso.

Para ter noção, já vi pessoas perguntarem “que animal é o pernil”, como se fosse uma nova raça de animal. Confesso que quando analiso a questão a fundo, consigo enxergar o início da confusão.

Isso porque os problemas aparecem quando as pessoas têm que escolher o assado para o fim de ano. Nesse cenário, é quase automático pedir pelo pernil no açougue, mesmo sem saber ao certo do que se trata.

Aliás, esse desconhecimento que parece “inofensivo” à princípio, pode prejudicar demais seus assados. No fim das contas, pernil é uma carne geral, por assim dizer, logo, existem muitos outros cortes dentro da peça.

Em vista disso, nada melhor do que conhecer em detalhes, concorda comigo? Dessa maneira, você sabe exatamente o que está preparando e como aprimorar a receita.

Qual parte do porco é o pernil?

Quando falamos em pernil, é comum pensar numa região única do porco, contudo, encontramos o pernil dianteiro e o traseiro. Só que a região dianteira também é conhecida por outro nome, que é a paleta suína.

Se você tem o hábito de consumir bisteca de porco, saiba que sai do pernil dianteiro. Na verdade, os açougues trabalham de maneira independente, onde alguns oferecem cortes que outros estabelecimentos não disponibilizam e vice-versa.

Por outro lado, temos o pernil traseiro, que é simplesmente o corte mais consumido do porco. Aqui sim o bife de pernil entra em cena, geralmente com aquele osso central que dá um sabor todo especial.

Em outras palavras, o corte traseiro é sinônimo de churrasco com porco, pois é um corte de mil e uma utilidades. “E diz aí, pernil é saudável? Estou perguntando porque eu sempre escuto as pessoas dizendo que é gorduroso e tudo mais”. Vamos lá descobrir!

E pernil de porco é carne magra?

Sim, podemos considerá-lo uma carne magra de muita qualidade. Em sua maioria, a carne suína é saudável, o povo que come além da conta e põe a culpa no porco.

Inclusive, nutricionistas e profissionais da saúde indicam incluir o consumo de porco na semana. Obviamente que você não vai comer só panceta, né? Isso porque temos o lombo, a copa lombo suíno é muita boa e, claro, o filé mignon de porco.

Ainda falando de pernil, separei as principais características, que é para não ter dúvida sobre sua imprescindibilidade nas refeições:

  • Tirando a capa externa de gordura, o nível de gordura entremeada é baixo, favorecendo inúmeros preparos distintos.
  • Apresenta fibras longas que, diante do cozimento correto, chegam a desfiar e proporcionam o melhor das carnes assadas.
  • Versatilidade resume o corte, e você tem ao alcance muitas receitas de pernil para variar durante a semana inteira.
  • Oferece uma riqueza de texturas e sabores, já que contém cortes icônicos que todos conhecemos do dia a dia.

E por falar em cortes de porco, abaixo você verá quais carnes fazem parte da peça. Aposto que você se surpreenderá com algumas carnes que nem sabia que compunham o pernil.

Quais cortes são retirados do pernil?

Um açougueiro experiente talvez consiga extrair outros cortes, pois normalmente segue as tendências. Entretanto, encontramos 6 cortes dentro do tradicional pernil traseiro, são eles:

  1. Coxão mole
  2. Coxão duro
  3. Maminha
  4. Lagarto
  5. Alcatra
  6. Picanha suína

É ou não é de se espantar? Você compra uma peça e pode desfrutar de todos estes cortes maravilhosos. Está vendo o custo-benefício que mencionei há pouco?

No entanto, vale lembrar que é raro encontrar estes cortes vendidos separadamente, a não ser pela picanha. O restante é todo comercializado como pernil, o que caracteriza aquela peça imponente e suculenta.

DICA VALIOSA: se você prefere uma carne com menos textura e mais uniformidade, prefira o pernil dianteiro, no caso, paleta. Agora, se você gosta de degustar texturas diferenciadas, seja na carne suína para churrasco ou nas refeições, escolha pernil traseiro. Aí sim você aprecia tudo que a carne tem a oferecer!

3 receitas icônicas de pernil de porco que você deve conhecer

De nada adianta você ter todo o conhecimento sobre uma carne, se não souber preparar, assim as informações são inúteis. Por exemplo, eu entendo tudo sobre leitão assado, mas me pergunta se eu sei como fazer.

Infelizmente não, ou seja, é algo que não tem utilidade alguma na prática. Pensando nisso, preparei algumas ideias de receitas com pernil. Afinal de contas, agora você sabe que pernil é carne de porco, “bora” aproveitar suas vantagens culinárias, né?

1. Pernil recheado é a coisa mais suculenta e saborosa desse mundo, diversifique!

Tudo bem que assar pernil é um preparo fantástico e muito fácil, diga-se de passagem. Porém, nada impede você de ir além, não é mesmo? E aqui a minha sugestão ultrarrápida é o tradicional pernil recheado.

O preparo, por sua vez, não tem muito segredo, pois você precisa espalmar a carne, temperar, rechear e assar. Contudo, gostaria de focar nos recheios, tais como:

  1. Pernil recheado com bacon, calabresa, cenoura, alho-poró, cebola e queijo.
  2. Pernil suíno recheado com linguiça caseira e mix de pimentas.
  3. Sugestão de pernil recheado com farofa de abacaxi.
  4. Sugestão de pernil de porco recheado com farofa de bacon, tomate seco e parmesão ralado fresco.

2. Combine a praticidade da airfryer com a versatilidade do pernil

Você chegou até aqui, se segurando para não correr para a cozinha, pois pensou logo na airfryer. Mas será que tem como fazer pernil na airfryer? Adianto de antemão, não só é possível, como todo mundo precisa experimentar essa receita.

O bom desse preparo, é que dá para assar peça inteira ou mesmo aquele suculento bife de pernil sensacional. Para obter um sabor inédito, combine suco de limão, alho amassado com salsinha e pimenta, e sal dosado na medida.

3. Já comeu pernil na panela de pressão? E receita com cerveja, já degustou?

Caso você não tenha o hábito de consumir carne de porco, em especial pernil, sugiro começar por essa receita. Estou falando do pernil na panela de pressão com cerveja preta, consegue imaginar o resultado disso no paladar?

O preparo é parecido com as receitas de carne de panela, mas ao invés de colocar água, adicionamos cerveja preta. Além disso, você pode colocar batata bolinha, bacon, cenoura, vegetais e tudo mais que preferir. Deixarei um vídeo para ajudar você:

DICA EXCLUSIVA: o que fazer com sobras de pernil?

No ímpeto de experimentar todas as sugestões, você acabou exagerando e sobrou pernil, e agora? O que fazer com sobras de pernil, mas com criatividade, sabor e qualidade?

Dá para fazer de tudo, da complementação das refeições diárias aos pratos mais elaborados, como o excepcional escondidinho com pernil. Porém, o importante é desfiar bem certinho e considerar os temperos usados na carne. Assim, você não erra no sal ou na adição dos demais temperos!

Não só pernil é carne de porco, como falamos de um dos melhores cortes suínos

Marque aí para não esquecer mais: pernil é carne de porco e representa o corte mais preparado, vide os alemães. E não é para menos, né? Já que vimos a quantidade de possibilidades com essa carne de muitas qualidades.

Agora talvez seja a etapa mais difícil, que é escolher qual receita você vai começar o festival gastronômico com porco. Se eu fosse você, faria pernil na churrasqueira, pois é clássico, não tem como errar e o resultado é especial.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite-as para renovar seu repertório de preparos com carnes. Aliás, encaminhe o conteúdo para mais pessoas, pois certamente você conhece alguém que também confunde o pernil. Até a próxima!