Pernil na panela de pressão com cerveja: Veja como fazer

O pernil na panela de pressão com cerveja é uma receita que divide opiniões, mas apesar disso, é muito consumida.

Algumas pessoas têm receio de colocar cerveja no preparo, achando que fica alcoólico ou com sabor esquisito. Por outro lado, para muitos essa não é uma carne tão apropriada para fazer na pressão. Hoje vou provar que ambas estão equivocadas.

Não à toa, escolhi uma receita digna de fazer você se sentir num daqueles programas culinários. O que acha de aprender cada detalhe através de ótimas dicas?

Como fazer pernil na panela de pressão com cerveja: receita rápida e perfeita

Quando se trata de fazer pernil na pressão com cerveja, há o pensamento de que não dá para variar. Entretanto, saiba que é uma receita muito versátil e que fica fantástica de diferentes maneiras.

De certa forma, o corte de pernil em si é muito flexível na cozinha. Por exemplo, é possível preparar desde pernil no forno até carne picada em cozidos. Só que é na pressão que o corte se destaca e prevalece como uma das melhores receitas.

Sendo assim, a partir desse momento você aprenderá os passos de como fazer pernil com cerveja na panela de pressão!

Ingredientes

  • 2kg de pernil
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola grande picada
  • 200g de bacon em cubos
  • 1 sachê de extrato de tomate
  • 1 lata de cerveja escura
  • ½ xícara (chá) de azeitonas sem caroço
  • 2 folhas de louro
  • Alecrim em ramo, pimenta-do-reino, açafrão, colorífico e sal a gosto
  • ½ cubo de caldo de carne

Modo de preparo detalhado

  1. Na panela de pressão, aqueça azeite e frite o bacon até dourar, retire e reserve.
  2. Em seguida, utilize a “sujeira” da panela e sele o pernil por completo.
  3. Depois disso, junte cebola, alho, azeitona e temperos naturais.
  4. Na sequência, acrescente extrato de tomate, bacon frito e cerveja preta.
  5. Um ponto importante é corrigir o sal nessa etapa antes de fechar.
  6. Por fim, misture os ingredientes para agregar os sabores na carne e feche a panela.
  7. O tempo médio é de 50 a 55 minutos depois que pegar a pressão.
  8. Além disso, cozinhe em fogo médio.
  9. Passado esse tempo, abra a panela e você verá uma cor fantástica e irresistível.
  10. Retire a carne da panela e espalhe parte do molho sobre ela.
  11. O restante do molho você utilizará para fazer um preparo um pouco diferente.

Gostaria de salientar algumas coisas aqui. Primeiro, é uma receita fácil, mas você tem que ficar de olho para o pernil assado não ficar seco. Então, procure não cozinhar em fogo muito alto e não deixe passar do tempo sugerido.

“Ah, mas eu abri e não gostei muito da cor ou da consistência, o que fazer?”. Nesse caso, compensa deixar mais alguns minutos na pressão, mas somente depois de conferir, combinado?

Outro ponto, se for utilizar o fundo do cozimento como um molho para carne de panela, compensa espessar com amido. Para isso, dissolva amido em água e junte ao molho e mexa em fogo baixo até engrossar!

DICA EXCLUSIVA: utilize a sobra do preparo e faça uma farofa sensacional

Agora, se você quer criar um dos melhores acompanhamentos para pernil, dê uma olhada nesse preparo. Na verdade, você utiliza o molho que sobra do cozimento, agregando ingredientes como:

  • 1 cenoura ralada
  • 2 bananas-da-terra
  • 1 xícara (chá) de milho verde (sem a conserva)
  • Bacon frito em cubos a gosto
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca

O primeiro passo é adicionar os ingredientes, menos a farinha, e mexer até desgrudar o fundo. Em seguida, vá colocando a farinha aos poucos, até chegar no ponto de sua preferência. Finalize com cheiro-verde picadinho e sirva uma refeição completa.

Você vai perceber que ficará muito parecido com uma boa farofa de bacon, daí vai de você acrescentar outros ingredientes.

Uma outra sugestão bacana, principalmente para quem gosta de cozinhar carne em pedaços menores, é fazer o pernil picado. Isso mesmo, ao invés de cozinhar a peça inteira, corte em cubos e siga com o preparo da mesma maneira.

Olha, o resultado é uma carne suculenta, com pedaços apetitosos. Em contrapartida, o tempo de preparo pode ser menor, talvez seja interessante acompanhar uma receita que vai te ajudar:

Por que utilizar cerveja para cozinhar pernil na pressão?

Bom, é comum associar o uso da cerveja apenas por pessoas que amam cerveja preta de paixão. Mas na verdade, as receitas de carne de panela com cerveja preta são as mais saborosas e suculentas.

Primeiro porque a cerveja dá cor e sabor. E outra, a cerveja tem a capacidade de deixar a carne muito mais macia. “Estou sem cerveja preta, e agora?”. Não se desespere, pois dá para usar qualquer cerveja.

Por exemplo, uma cerveja muito boa para colocar são as do tipo Puro Malte, que têm um sabor mais “seco”.

DICA EXTRA: qual a melhor cerveja para cozinhar carne de porco na pressão?

E por falar em cerveja, fiz questão de abrir um tópico exclusivo sobre isso, pois julgo ser indispensável. A melhor cerveja é a preta ou escura, justamente pela cor e sabor acentuado que oferece à carne.

Dentro desse estilo, existe uma cerveja que é ainda mais perfeita, estou falando das cervejas Tipo Stout. De cor escura intensa, sabor puxado para notas de chocolate e, geralmente, mais amargas, entregam um resultado ainda mais fenomenal.

Em contrapartida, se você encontrar a boa e velha Cerveja Caracu no mercado, já está valendo. Sempre que tiver dúvidas quanto a isso, pense assim: “eu tomaria essa cerveja no meu dia a dia?”. Se você tomar, pode colocar sem medo!

É o mesmo caso das receitas de marinada para pernil, que levam vinho branco seco. Nesse caso, a pessoa vai lá e compra o vinho mais “chinfrim”, ou seja, mais barato. Quando na verdade, deveria escolher um vinho que tomaria, compreendeu?

5 ideias de receitas de pernil na pressão com cerveja para variar os preparos

pernil na panela de pressão com cerveja

Para fechar nosso conteúdo relevante para os amantes de carne de panela que desmancha, trago outras ideias de receitas. Acho fundamental ter uma receita base, mas também opções para inovar sempre que a despensa “estiver na reserva”, veja:

  1. Pernil assado na pressão com cerveja escura, cenoura, batata e muita cebola.
  2. Pernil marinado na cerveja preta e assado com o molho da marinada, mais legumes para complementar a receita.
  3. Receita de pernil na pressão com cerveja escura, mostarda, shoyu e toque de tomate pelado.
  4. Receita de pernil suíno assado com cerveja e servido com molho de limão equilibrado.
  5. Sugestão de pernil desfiado na pressão com cerveja e servido com molho de cebola com alho e cenoura.

Pernil na panela de pressão com cerveja é uma receita curinga e maravilhosa

Depois de tanta informação bacana e uma receita esplendorosa, você não ficou com água na boca? Então, talvez você não goste tanto assim de pernil na panela de pressão com cerveja quanto imaginava.

Afinal, o resultado é surpreendente, o sabor fica indescritível e o gostinho de quero mais “fala mais alto”. Aproveite a oportunidade para diferenciar seus preparos, utilizando temperos únicos e ingredientes que agregam à experiência, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vou ficando por aqui com o sentimento de ter cumprido meu papel. E você, não deixe de compartilhar nas redes sociais, a fim de apresentar uma carne única aos amigos e familiares. Até a próxima!