Farofa de bacon: Como fazer? O que combina com ela?

Você pode colocar diferentes receitas de farofas lado a lado, mas a farofa de bacon será a primeira a acabar. Quer aprender a fazer a melhor receita que existe?

Tenho o hábito de dizer que fazer uma boa farofa com bacon requer habilidade e experiência, não que seja complexa. Mas é que a linha que separa a farofa molhadinha do preparo ressecado, é quase imperceptível, ou seja, erra-se facilmente.

Acompanhe e descubra uma receita mostrada no detalhe para evitar qualquer erro. E outra, conheça também sugestões exclusivas para transformar sua farofa!

Farofa de bacon: receita fácil, molhadinha e saborosa

farofa de bacon

A receita de farofa feita com bacon, não é o primeiro preparo que costuma surgir na cabeça. A não ser, é claro, que falemos dos melhores acompanhamentos para churrasco, aí sim essa farofa brilha muito.

Isso porque quando as pessoas procuram o que fazer com bacon, o objetivo principal é fazer grandes receitas. Posso mencionar preparos como medalhão, batata recheada com bacon e escondidinho de bacon, por exemplo.

Só que quando você aprende a fazer a farofa, passa a ter uma guarnição versátil que acompanha praticamente tudo!

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de banha de porco (colheres cheias)
  • 350g de bacon em cubos médios
  • 5 dentes de alho picados
  • 3 ovos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ lata de milho verde sem a conserva
  • Farinha de milho flocada suficiente para dar o ponto da farofa
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • Cheiro-verde a gosto

Antes de irmos ao passo a passo, uma sugestão muito bacana que faz toda diferença. O ideal para dar um sabor extra à receita, é usar um disco de arado para fritar.

“Ah, mas não tenho, pode ser panela ou frigideira normal?”. Sim, claro, mas saiba que se conseguir pode ser um diferencial extraordinário!

Modo de preparo prático

  1. Numa frigideira grande ou disco de arado, coloque a banha de porco.
  2. Assim que derreter, adicione bacon e frite até dourar.
  3. É importante retirar o bacon ou colocar de lado no disco, para não passar do ponto.
  4. Em seguida, coloque alho, refogue até murchar e separe.
  5. Logo depois você colocará os ovos, mexendo para fritar levemente.
  6. Nessa etapa, junte todos os ingredientes e tempere a gosto, sem exagerar.
  7. Ah, não esqueça do milho na mistura.
  8. Por fim, vá colocando a farinha de milho aos poucos e mexendo bem para unificar tudo.
  9. O pulo do gato para deixar essa farofa úmida, é jogar a manteiga derretida por cima.
  10. Daí é só espalhar cheiro-verde, misturar até ficar homogêneo e servir logo em seguida.

Essa receita, do jeitinho que mostrei, dá uma farofa verdadeiramente única. O ovo mexido aqui cria a base para reter umidade, especialmente quando a farinha é colocada.

Já a manteiga derretida entra em jogo para agregar umidade necessária que resulta na melhor farofa de bacon. Se você adora acompanhar a receita na cozinha enquanto prepara a farofa, dá uma conferida nesse vídeo:

DICA EXTRA: transforme sua experiência com farofa de couve e bacon

Não sei quanto a você, mas quando preparo farofa com bacon, automaticamente penso no acompanhamento para feijoada. Isso porque essa sugestão é ideal e combina demais com aquele caldo cremoso da feijoada.

Porém, a sugestão extra de hoje vai além do tradicional e brasileiríssimo casamento da feijoada e farofa. Você já experimentou farofa com couve?

Sabe aquela couve picadinha bem fina, que é incorporada à farofa para dar textura e uma nova camada de sabor? Pois então, fica muito parecida com a inconfundível couve para feijoada, mas com adição de bacon e farinha.

Ah, aqui você pode variar, seja ao retirar milho e ovo ou substituir farinha de milho por farinha de mandioca. Vou deixar abaixo uma lista sugestiva de ingredientes para essa farofa igualmente saborosa:

  • 300g de bacon em cubos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola média picada
  • 6 folhas de couve fatiada finas
  • 1 colher (chá) de colorau
  • Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca (aproximadamente)

Como fazer farofa de bacon diferente em 4 ideias maravilhosas

Se até aqui você não encontrou a combinação que procurava, em termos de ingredientes da receita, separei outras sugestões. Na realidade, a base do preparo é a mesma, mas o que muda são os ingredientes adicionais, dá uma olhada e anote:

  1. Farofa de bacon e calabresa: procure usar a gordura destes dois ingredientes para fritar todo o restante.
  2. Experimente farofa de bacon crocante: o único desafio dessa receita é processar o bacon até reduzir bem. Depois você frita até ficar sequinho, escorre o óleo e sirva.
  3. Tenha uma opção saudável de farofa de bacon com cenoura: para quem prefere balancear a potência do bacon, escolha adicionar cenoura ralada fininha, fica incrível.
  4. Farofa de bacon e ovo é tradição: quer comer algo saboroso, mas não quer trabalho? Aposte no básico e vá de farofa com bacon feito apenas com ovo, mas cozido ao invés de mexido.

O que combina com farofa de bacon? 7 sugestões para servir!

Eu poderia simplesmente dizer que combina com tudo, mas tenho certeza de que não ajudaria em nada. Nesse contexto, o que posso recomendar sempre, é combinar a farofa com pratos mais “caldudos”, ou seja, receitas encorpadas.

E antes que possa dizer que não existem boas opções, fiz um apanhado com ideias diferenciadas. Tenho certeza de que vai encontrar aquela harmonização que procura:

  1. Tomates recheados com requeijão, queijo e bacon em cubos, por que não?
  2. Talharim ao molho branco cremoso encorpado para agregar consistência à farofa.
  3. Picadinho de carne acebolado é uma excelente pedida, especialmente quando a carne forma um molho cremoso.
  4. Opção de arroz cremoso com frango desfiado e cogumelo fresco.
  5. Peixe assado com cebola, batata e pimentão, casa perfeitamente com farofa.
  6. Qualquer prato de almoço de domingo com frango valoriza o preparo da farofa com bacon.
  7. Arroz de legumes, purê de mandioquinha e salada de folhas verdes é a melhor combinação desse mundo.

Dentre as sugestões, queria muito recomendar algo “inusitado”. Que tal fazer peixe recheado com a farofa de bacon? Isso mesmo, você aposta num preparo único, mas que dá uma refeição digna de reunião em família.

Para te ajudar nessa etapa, deixarei um vídeo sugestivo abaixo:

O bacon já é fantástico, mas a farofa de bacon é o ápice da gastronomia!

Para concluir nosso conteúdo, queria deixar duas últimas recomendações para não errar no preparo. Sempre que estiver finalizando a receita, adicione farinha aos poucos e, caso erre a quantidade, acrescente manteiga derretida ou azeite.

Estes dois passos favorecem farofas mais úmidas e suculentas. Afinal de contas, não há nada pior do que ter que empurrar a farofa com algum líquido, concorda? Sabe quando aquela massa fica presa na goela? Então, evite isso ao trazer umidade à farofa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que você consiga aprimorar conhecimentos, habilidades e, acima de tudo, suas receitas. Porque é isso que importa, fazer comida de qualidade e comer bem.

Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até uma próxima!