Acompanhamento para feijoada: 5 opções para servir

Alguns tipos de acompanhamento para feijoada conseguem melhorar ainda mais esse prato icônico e clássico da cozinha brasileira. Mas quais são os melhores?

Um dos mais tradicionais é a farofa, seja com bacon, pedaços de frutas e até mesmo com uva passa. No entanto, uma estratégia para aprimorar a experiência, é abrir a mente a novas possibilidades, receitas e preparos.

Foi pensando nisso que escolhi ao menos 5 opções deliciosas que acompanham bem sua feijoada. Depois de hoje, você nunca mais terá dúvidas, confira!

5 opções de acompanhamento para feijoada que completam a experiência

acompanhamento para feijoada

1. Como fazer vinagrete para feijoada fácil e que super combina

Todos sabemos que vinagrete e feijoada é o melhor “casamento” para aquele almoço de domingo, não é verdade? Só que antes que você diga “nossa, mas de tanta coisa para se fazer, logo o vinagrete?”.

Sim, pois minha intenção é mostrar um preparo com detalhes “técnicos” que fazem toda a diferença no sabor.

Além disso, ensinarei um truque para criar um molho de pimenta utilizando parte do vinagrete, pimenta e caldo da feijoada. E então, ainda parece clássico demais?

Ingredientes do vinagrete

  • 4 tomates (pouco maduros)
  • 1 cebola grande picada
  • 1 maço de cheiro-verde
  • 100ml de vinagre de vinho branco
  • 200ml de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes do molho de pimenta

  • 4 colheres (sopa) do vinagrete
  • ½ pimenta malagueta bem picada ou outra da sua preferência
  • 2 conchas cheias do caldo da feijoada
  • Sal para ajustar o tempero

O segredo desse vinagrete é colocar o vinagre e o azeite numa tigela, acrescentar sal e misturar até emulsificar. Você percebe que está no ponto quando o caldo muda de cor e fica cremoso.

Em seguida, pique todos os ingredientes e coloque-os numa tigela. Por fim, jogue o molho emulsificado por cima e misture tudo. De verdade, fica diferente e com um sabor delicadamente equilibrado. A proporção é 1 cebola a cada 4 tomates, guarde isso.

Já para o molho, coloque o vinagrete, a pimenta, o caldo da feijoada e ajuste o sal. Reserve por 1 hora fora da geladeira e sirva em seguida com os pratos, fica sensacional!

2. Combinação de abobrinha refogada e farofa de banana com toques especiais

Depois do vinagrete, a couve ocupa o segundo lugar como melhor acompanhamento para uma boa feijoada. Entretanto, você pode mudar um pouco essa realidade, a fim de diversificar os sabores, quer saber como?

Pois então, você precisa preparar essa abobrinha refogada que fica espetacular. Para isso, refogue 2 cebolas e 4 dentes de alho picados em manteiga até murchar. Em seguida, rale 1 abobrinha grande como se fosse espaguete e junte à panela.

Agora, adicione páprica, orégano, sal e pimenta-do-reino. Você ainda pode adicionar repolho cozido, azeitonas, pimentão amarelo e tomates.

Ingredientes farofa de banana

  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 2 bananas prata picadas
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Manteiga de garrafa a gosto (pode ser tradicional)
  • 1 + ½ xícara (chá) de farinha de mandioca fina

Modo de preparo

  1. Aqueça a manteiga até derreter e acrescente a cebola.
  2. Refogue até murchar e coloque as bananas, mexendo sempre para fritar bem uniforme.
  3. Depois disso, junte os ovos e volte a misturar até que gema e clara se incorporem ao restante.
  4. Quando tudo estiver cozido e mais firme, acrescente a farinha e mexa para obter consistência de farofa.
  5. Finalize com cheiro-verde e bom apetite

DICA EXTRA: “ah, porque aqui em casa ninguém curte muito farofa de banana”. Tudo bem, pois uma farofa de ovo é sempre bem-vinda, não é mesmo?

3. Capriche na receita de arroz gratinado com farofa de parmesão

Que o arroz branco é curinga na cozinha e acompanha a feijoada, ninguém duvida. Porém, para uma refeição especial você pode se interessar por esta sugestão.

Estou falando de um arroz gratinado, com frango desfiado, molho branco e farofa de parmesão, olha que combinação apetitosa, né? Na verdade, me refiro a um arroz de forno completo, ou seja, você complementa a ocasião numa única receita.

Ingredientes do arroz

  • 3 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 1 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 abobrinha
  • Alho-poró picado a gosto
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 + ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 + ½ colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Manteiga para untar os refratários

A receita é um tanto cheia de etapas, mas posso assegurar que você não vai se arrepender. De forma prática, você precisará fazer:

  1. Molho branco: a ideia é preparar molho bechamel cremoso, misturar o arroz cozido, frango desfiado e parte da abobrinha.
  2. Abobrinhas grelhadas: e por falar em abobrinhas, vamos grelhar na frigideira mesmo com azeite até obter maciez e cor dourada.
  3. Farofa de parmesão: aqui você mistura farinha de rosca mais grossa com queijo parmesão.

Portanto, a montagem consiste em adicionar arroz, frango desfiado e parmesão ao molho branco. Depois, você coloca em refratários untados, espalha pedaços de abobrinha por cima e salpica a farofa com parmesão. Leve para assar até dourar!

Se você gosta de pratos completos, sem ficar no corre-corre na hora da refeição, sugiro acompanhar os detalhes pela receita:

4. Macaxeira frita assim você nunca viu para acompanhar feijoada

Outra comidinha rápida servida com feijoada, é mandioca frita. Isso mesmo, aquele petisco de boteco é incrível e casa de maneira sublime com feijoada. Só que para não cair na mesmice, fui em busca de uma receita única.

Então, ao invés de simplesmente fritar a mandioca cozida, vamos dar uma turbinada nesse prato, anote:

  • 1kg de macaxeira descascada cozida mole
  • 100g de queijo coalho ralado grosso (precisa ser um queijo mais firme)
  • Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto

Antes dos detalhes do preparo, saiba que a mandioca cozida tem que ficar macia, mas não a ponto de desmanchar.

O segredo desse preparo é amassar a mandioca como se fosse fazer purê. Em seguida, acrescente o queijo coalho ralado, sal e demais temperos. A grande jogada aqui, é transferir essa mistura para um refratário, prensando bem para tirar o ar interno.

Depois disso, leve à geladeira por uma hora para gelificar o amido da mandioca. Passado esse tempo, retire e desenforme numa tábua de corte, a fim de cortar em palitos médios.

Por fim, adicione óleo à frigideira e esquente numa temperatura entre 170° e 180°, fritando os palitos de mandioca. O tempo médio na fritura é de 4 a 5 minutos, ou até dourar.

O visual fica parecendo polenta frita, mas o interior dessa macaxeira é incrivelmente aveludado, macio e de um sabor incomparável.

DICA EXTRA: aqui você tem um excelente petisco para servir antes da feijoada, caso já tenha planejado os acompanhamentos!

5. Aposte em acompanhamentos clássicos com estas 5 ideias rápidas

Vamos supor que você está preparando uma feijoada para 20 pessoas, certo? Nesse caso, o ideal é bolar receitas bem rápidas que complementam a mesa e deem menos trabalho.

Com isso em mente, temos uma gama maravilhosa de acompanhamento para feijoada que atende todos os gostos, dá uma olhada.

  1. Salada para acompanhar carne assada: opções tropicais com frutas, cebola assada, muçarela de búfala, de laranja com couve, de berinjela e com repolho roxo, entre tantas outras.
  2. Torresmo sequinho: quem ama torresmo não pode deixar de aproveitar a barriga de porco para fritar suculentos pedaços de torresmo.
  3. Couve refogada com bacon: couve é um clássico e tem que estar presente. Faça com manteiga, cebola e bastante alho.
  4. Aposte na diversidade de farofas: adicione bacon, calabresa, linguiça, cebola, ovos, temperos frescos e bastante manteiga derretida.
  5. Salada de frutas: comer feijoada no calor é uma delícia, mas exige um cuidado especial com aquela salada refrescante de frutas, concorda?

Qual acompanhamento para feijoada mais encantou você?

Como pode notar, opção saborosa é o que não falta, mas na dúvida, aposte em preparos múltiplos, onde você faz diferentes receitas para servir em grandes almoços. Afinal, fartura na mesa é a melhor coisa que existe.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. E se você conhece alguém que sempre serve as mesmas coisas com feijoada, chegou o momento de transformar a mesa dessa pessoa, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!