Barriga de porco no forno: Veja como fazer?

Existem algumas carnes assadas no forno que ficam até melhor que na churrasqueira, e a barriga de porco no forno é um exemplo sensacional disso.

Para quem acha que a panceta só fica boa na brasa, não sabe o que está perdendo por não preparar no forno. Diferentemente da churrasqueira, onde alguns minutos a mais resseca a carne, no forno a suculência é um diferencial enorme.

Diante disso, separei muitas dicas e uma receita de dar água na boca. Depois de hoje você dificilmente fará barriga de porco na churrasqueira. Acompanhe!

Como fazer barriga de porco no forno com praticidade e máximo sabor?

Entre as carnes de porco para churrasco, a panceta ocupa um lugar especial no braseiro dos churrasqueiros. Isso porque tem preço bom, aceita qualquer tempero e o resultado é muita maciez e sabor inigualável.

Só que no dia a dia fica inviável acender a churrasqueira sempre que sentimos vontade de degustar esse corte suíno maravilhoso. E para isso, a solução é optar pelo forno, e tenho que dizer, a experiência é igualmente vantajosa, anote aí:

Ingredientes

  • 2kg de barriga de porco (peça inteira);
  • Sal grosso a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Azeite a gosto.

Vale ressaltar, que para a carne ficar bem macia, é importante que a peça tenha boa quantidade de carne.

Digo isso porque geralmente entre os cortes do porco, a barriga é a que mais tem gordura. Então, nada que uma conversa com o açougueiro não resolva!

Como temperar panceta para fazer no forno

Antes de mais nada, você sabe como temperar panceta para churrasco? Pergunto isso porque o momento de temperar sempre gera discussões. Há quem goste somente de sal grosso, enquanto outros adicionam especiarias e condimentos.

Eu particularmente sou do time que gosta de muito sabor, por isso sempre coloco pimenta-do-reino, colorau, açafrão, manjericão, entre outros. Além disso, a boa marinada para carne de porco entrega resultados marcantes.

No entanto, como aqui é um preparo simples e praticamente automático, nós vamos temperar apenas com sal grosso. Claro, se quiser pode moer um pouco de pimenta preta na hora:

  • Faça cortes transversais na parte do couro, mas sem aprofundar na carne.
  • Se preferir, pode fazer cortes na parte de baixo da carne.
  • Isso faz com que o sal penetre facilmente.
  • Espalhe pimenta-do-reino e tenha generosidade com o azeite.
  • Deixe cerca de 5 minutos para aderir bem ao tempero e está pronto para assar.

DICA EXTRA: “ah, mas eu quero muito sabor mesmo, vou fazer uma marinada”. Certo, mas para isso, calcule a quantidade de sal por kg de carne. Afinal, se você usar a medida anterior, e de sal grosso ainda por cima, pode salgar demais!

Como assar panceta no forno para ficar suculenta e crocante

Panceta ao forno é aquele assado que você coloca e esquece. Não é preciso ficar mexendo, virando ou mesmo conferindo, principalmente porque carne de porco tem que ser bem passada, concorda?

Nesse sentido, basta escolher uma boa forma de alumínio, besuntar com óleo e acomodar a peça de barriga de porco. “Mas dá para fazer no forno convencional, porque já escutei que somente o forno elétrico funciona, é verdade?”.

Sim, é totalmente possível fazer no forno normal, mas a única diferença mesmo está na hora de pururucar. Nesse quesito o forno elétrico costuma levar vantagem, desde que tenha a função grill também, senão é a mesma coisa.

Portanto, panceta temperada é hora de “tacar fogo” nela.

Quanto tempo para assar uma barriga de porco no forno?

barriga de porco no forno

O tempo varia bastante entre um preparo e outro. Por exemplo, se você comprar uma barriga de porco de 4kg, certamente levará mais de 2 horas no forno. Em contrapartida, uma panceta de 1kg assa mais rapidamente.

Com isso em mente, para a nossa receita você seguirá esse direcionamento:

  1. Pré-aqueça o forno a 200° por 10 minutos.
  2. Em seguida, coloque a carne no forno com a forma aberta mesmo e gordura para cima.
  3. Não é interessante fechar porque acaba não dourando como queremos.
  4. Desse modo, asse a barriga de porco por 90 minutos a 200°.
  5. Assim que der o tempo, abra e verifique a cor e a maciez da carne.
  6. Se for necessário, pode deixar mais 10 a 15 minutos a 220° para dar uma leve pururucada.

Uma dica valiosa: se você quer saber como secar a pele do porco no forno, pode ser interessante virar a peça nos últimos 10 minutos. Como resultado, o óleo quente resultante do cozimento vai fritar melhor a pele!

Confira esse vídeo com um preparo bem simples, assim você pega todas as principais dúvidas que podem surgir depois:

DICA EXTRA: como pururucar barriga no forno?

Todo mundo que pensa em fazer barriga de porco assada no forno, acha que não tem como fazer à pururuca. Porém, se até mesmo o pernil à pururuca é possível preparar no forno, imagina a barriga, que tem um couro próprio para isso.

A técnica a seguir é recomendada para todo forno que não possui a função “grelhar”, combinado? Comece colocando uma quantidade considerável de óleo numa panela. Ligue em fogo alto e deixe até levantar fervura.

Depois disso, retire a barriga de porco pronta do forno, pois vamos pururucar com esse óleo quente. Então, com todo cuidado desse mundo, despeje o óleo quente sobre o couro previamente assado.

Por favor, faça isso com muito cuidado mesmo, porque basta uma espirrada do óleo quente para se machucar seriamente. Como resultado, a alta temperatura do óleo vai fritar imediatamente a pele da panceta, formando até mesmo bolhas crocantes!

Como fazer barriga de porco em tiras no forno?

A barriga de porco em tiras é um excelente petisco rápido assado, pois demora bem menos do que a peça inteira. O método de preparo é basicamente o mesmo, ou seja, tempere e leve ao forno.

Entretanto, tenha atenção no tempo, que deve ser bem menor por conta da espessura da tira. Mas como falamos de um tipo de petisco rápido, quanto mais sequinho melhor, não é mesmo?

E então, acha que finalmente aprendeu a fazer barriga de porco no forno? Saiba que é uma carne bem rápida e fácil de fazer, você vai se surpreender com o resultado, tenho certeza!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para que outras pessoas aproveitem esse corte barato de carne para o dia a dia e até a próxima!