Picadinho de carne acebolado: Receita de como fazer

Quer aprender a fazer uma receita que vai bem em qualquer refeição? Então, picadinho de carne acebolado é o preparo que está procurando.

Esse prato é uma paixão nacional, além de ser muito democrático, todo mundo pode e consegue fazer. Ao mesmo tempo que é fácil, é também acessível porque você pode utilizar qualquer carne e corte no preparo.

No cardápio de hoje, temos picadinho feito com bastante cebola que, incorporada no momento certo, libera aquele sabor fantástico. Vamos lá?

Picadinho de carne acebolado com uma receita prática e saborosa

A vantagem absoluta dessa receita é a versatilidade para mudarmos os ingredientes. Por exemplo, se você tiver uma receita de picadinho de carne simples, basta incluir a cebola como incremento.

Realidade muito diferente de outras receitas que exigem que você utilize determinados ingredientes como único método de preparo. Afinal, no meio de semana precisamos de comidas curingas para simplificar a correria, e o picadinho é incrível nisso.

Ingredientes

  • 500g de carne bovina picada em cubos ou tiras (pode ser patinho, coxão mole, alcatra ou contrafilé);
  • 6 dentes de alho amassados;
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca, páprica e açafrão a gosto;
  • Azeite a gosto para besuntar a carne e fritar;
  • 2 cebolas grandes picadas grosseiras;
  • Cheiro-verde picado a gosto.

Modo de preparo

  1. A princípio, coloque um fiozão de azeite na frigideira.
  2. É interessante que a frigideira tenha fundo grosso ou seja de ferro.
  3. Quando aquecer, adicione os cubos de carne, mexendo de vez em quando.
  4. Você perceberá que vai juntar água, é normal, basta deixar cozinhar para secar.
  5. Assim que começar a secar e fritar, entre com o alho e misture.
  6. Em seguida, espalhe os temperos e mexa para pegar em tudo.
  7. Por último, acrescente a estrela da receita, que é a cebola picada grosseira.
  8. O pulo do gato é deixar murchar levemente antes de desligar o fogo.
  9. Salpique um pouco de cheiro-verde por cima e sirva em travessa de vidro para que todos vejam essa delícia.

Vale ressaltar, nesse preparo a cebola fica com um pouco mais de consistência. Então, para quem não gosta tanto do crocante da cebola, pode ser interessante deixar apurar bem!

3 ideias de picadinho de carne acebolado de um jeito diferente

Agora que você conhece a base da receita de picadinho feito com cebola, é hora de aprender a diversificar. Isso porque nem todo mundo gosta da presença marcante da cebola, como na sugestão anterior.

Para se ter ideia, já convidei amigos que odeiam cebola, sabe aquelas pessoas que separam no prato? Então, quando fiz essa receita acima, acharam um absurdo aquele monte de cebola.

Numa outra ocasião, fiz praticamente a mesma receita, mas ao invés de colocar a cebola sobre a carne, cozinhei separado. Dessa forma, a cebola murcha e dá uma boa cozida, perdendo aquela textura natural que muitos torcem o nariz. Como resultado, foi um grande sucesso!

1. Picadinho de carne com cebola deglaçada na frigideira

  • 1kg de miolo da alcatra em cubos
  • 2 cebolas médias
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta-do-reino, colorau, orégano, pimenta caiena, páprica picante e salsinha desidratada a gosto
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 120ml de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

Comece temperando a carne com todos os temperos naturais e um bom fio de azeite para grudar. Em seguida, frite os cubos de carne de todos os lados para selar e agregar maciez. Assim que dourar, retire e reserve.

Na sequência, coloque manteiga e um fio de óleo na frigideira, mantendo a crosta formada na fritura. Depois disso já entre com alho e cebola, misturando para pegar cor, sabor e aroma da frigideira.

Quando a cebola murchar, pode colocar o extrato de tomate, mexer e refogar mais 1 minuto. Agora, volte a carne, mexa e adicione água. Nessa etapa é fundamental tampar a frigideira, colocar em fogo baixo e aguardar apurar.

Por fim, salpique aquele cheiro-verde bacana e sirva em seguida, fica parecendo prato profissional, então, vá sem medo!

DICA EXTRA: para o molho ganhar corpo com mais facilidade, salpique farinha de rosca na carne antes de fritar. Além disso, ao invés de juntar água, pode ser caldo de carne caseiro ou cerveja preta.

2. Picadinho de carne ao vinho que você precisa experimentar

picadinho de carne acebolado

Confesso que enquanto estava montando a descrição dessa receita para você, tive que parar e ir na cozinha preparar. De todas as receitas de picadinho acebolado, essa com vinho é uma das mais apetitosas.

Assim como toda receita, você vai temperar e selar a carne, podendo ser chã de dentro ou outro corte. Na sequência, coloque alho amassado, cebola, talo de salsão, uma pitada de farinha de rosca e misture.

Agora é a vez da xícara (café) de vinho tinto seco, louro e 100g de cogumelo Paris fresco, inteiro mesmo. Equilibre o caldo com 2 xícaras (café) de água e vá mexendo para reduzir perfeitamente.

Como resultado, a carne fica suculenta, o molho para carne cremoso na medida e o cogumelo fantástico. Mas quando juntamos tudo isso numa única garfada, com um bom arroz com alho, minha nossa, que arraso de prato.

Falando por cima você não tem ideia, mas encontrei uma receita em vídeo que comprova bem minha sugestão.

3. Picadinho de carne asiático super cremoso

Picadinho de carne e temperos asiáticos é o que há na cozinha, na verdade, virou uma tendência receitas focadas nessa culinária. E a razão disso está nos sabores alcançados com ingredientes simples, que encontramos em qualquer lugar, tais como:

  • 500g de carne peixinho
  • Cheiro-verde a gosto
  • 2 cebolas cortadas em tiras
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em água
  • 80ml de shoyu
  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
  • Sal, pimenta-do-reino, azeite e chimichurri a gosto

Você também associa a culinária asiática a receitas complicadas? “De certa forma sim, pois uma vez experimentei churrasco coreano e vi que tinha muitas camadas de preparo”.

Bom, se formos entrar na verdadeira cozinha asiática, aí sim damos de cara com muitas técnicas, algumas até milenares. Só que para o dia a dia não é necessário tudo isso.

Portanto, a ideia aqui é fritar a carne em cubos temperada e refogar alho e cebola na própria carne. Quando tudo estiver bem apurado, você acrescenta óleo de gergelim, shoyu e o amido de milho dissolvido. Finaliza com cheiro-verde e muita cremosidade.

Desse modo, aproveite aquele shoyu parado na geladeira que está quase vencendo e faça essa receita, é espetacular!

Picadinho de carne combina com o que?

O acompanhamento para carne mais tradicional aqui é a combinação de arroz branco e alguma salada. Pode parecer simples, mas precisamos considerar que o picadinho é feito mais durante a semana.

Em contrapartida, uma das melhores guarnições na minha opinião, é o purê cremoso e aveludado. Daí você pode fazer de batata, abóbora, ervilha, mandioca, batata-doce, enfim, de qualquer coisa. Mas por que o purê é ideal?

Porque você pode servir a carne cheia de molho sobre o purê. Por sua vez, ele absorve os temperos do molho e fica com um sabor que não dá para descrever. Você precisa experimentar essa indicação.

Contudo, saiba que é possível servir com feijão, arrozes diferentes, saladas e legumes cozidos ou grelhados. Ah, sabe aquela couve para feijoada que a gente costuma fazer? Então, também serve bem como acompanhamento e fica delicioso!

Vamos de picadinho de carne acebolado irresistível?

Me conta aqui, você realmente gostou de aprender como fazer picadinho de carne acebolado? E das sugestões adicionais, acredita que alguma chamou sua atenção?

Minha última recomendação é para você não deixar nada de fora, varie a cada refeição, tenho certeza de que vai amar!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, pois quando você entende a versatilidade desse preparo, suas refeições mudam completamente. Não esqueça de compartilhar com todo mundo e até a próxima!