Couve para feijoada: Como fazer? Qual a quantidade?

Se você quer aprender como fazer couve para feijoada, está com a sorte grande. Afinal, vai aprender aqui até como calcular a quantidade!

A combinação de feijoada e couve é uma das grandes preciosidades da gastronomia brasileira. Entretanto, para aproveitar o sabor desse “casamento perfeito”, você tem que saber tudo sobre a receita.

E como sempre, é meu papel te guiar através das dicas eficientes e que são super fáceis para colocar em prática. Veja como tornar suas refeições em família ou com amigos muito mais saborosas!

Como fazer uma receita incrível de couve para feijoada?

A couve refogada é uma das misturas mais versáteis que podemos aprender na cozinha. Isso porque serve desde pratos de frango cozido macio e arroz, até mesmo receitas mais encorpadas de feijoada.

Um bom exemplo é a feijoada com mocotó, uma receita tradicionalmente baiana, mas que tem conquistado o Brasil. Sendo assim, independentemente da receita que pretende combinar, hoje você descobre tudo sobre a couve.

E olha, escolhi uma receitinha campeã que ganhará seu coração e dará uma bela fama entre os amigos e familiares!

Ingredientes

  • 2 maços pequenos de couve-folha sem o talo (180g);
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • ¼ xícara (chá) de cebola;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • ½ colher (chá) de sal ou a gosto;
  • ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino.

Modo de preparo para não errar em nada

  1. O primeiro passo é cortar as folhas bem finas, para isso, empilhe-as.
  2. Agora, enrole o mais apertado possível, pois facilita bastante ao cortar.
  3. Em seguida, vá cortando até finalizar toda a couve e reserve.
  4. Numa panela, adicione azeite, aqueça e entre com a cebola, refogando para dourar levemente.
  5. Feito isso, acrescente a manteiga para derreter.
  6. Logo na sequência, coloque a couve picada, tempere com sal, pimenta-do-reino e aguarde 1 minuto para murchar.
  7. Por fim, vire a couve e refogue o outro lado da mesma maneira para murchar.

Dessa forma, sem segredo nenhum, você tem uma couve refogada no ponto, perfeita para acompanhar feijoada. Todavia, recomendo que não refogue demais, pois ela passa do ponto e fica sem graça!

DICA EXTRA: aproveite as sobras e prepare farofa de couve para feijoada

Você está no meio do preparo da couve, mas do nada mais pessoas chegam para provar a feijoada, e agora? Tenha calma, pois se preferir você pode fazer a receita render, simplesmente criando uma farofa de couve maravilhosa.

Dessa forma, quando a couve estiver praticamente refogada, tudo que precisa fazer é acrescentar alguma farinha aos poucos. Com isso, pode usar farinha de rosca, farinha de mandioca e até mesmo aquelas farofas prontas.

Além do mais, incremente o preparo com cubos de bacon, calabresa e bastante alho. Tudo isso é absorvido mais facilmente pela farinha, ficando úmida e saborosa demais!

CONHECIMENTO EXTRA: o que fazer para a couve não ficar amarga?

Uma das maiores reclamações das pessoas em relação à couve, é aquele amargor que insiste em permanecer depois da refoga. Portanto, um “truque das antigas” é:

  1. Lavar bem as folhas da couve.
  2. Retirar todo o caule, que é a parte central branca e mais dura (geralmente isso ajuda a dar amargor).
  3. Cortar bem fininha, lavar novamente e escorrer.
  4. Porém, faça questão de deixar a couve úmida, preservando seu frescor.
  5. Inclusive, na hora de refogar seja breve, pois quanto mais a couve refoga em alho e cebola, mais ela queima.

Como fazer couve crispy (crocante) para servir com feijoada?

Achei interessante trazer essa novidade para você, pois couve crispy nada mais é do que couve frita, sequinha e crocante. Você já viu em alguns restaurantes chiques onde alguns pratos trazem uma couve bem crocante?

Então, pode ser uma excelente alternativa para variar com a feijoada, deixando a couve por cima e aproveitando a textura. “E lá vem você falar de receita difícil de fazer”. Mas que nada, é algo até mais simples do que refogar.

Sendo assim, pique bem fininha mesmo, aqueça óleo vegetal a 180° e coloque pequenas porções até fritar e ficar crocante. Finalize com cubos de bacon por cima e bom apetite!

Como calcular a quantidade de couve por pessoa?

Se você tem dificuldade para calcular esse tipo de preparo, saiba que não é a única pessoa. Confesso que até mesmo eu me perco às vezes, pois calcular couve refogada é uma tarefa e tanto.

Porém, encontrei algumas informações dizendo que uma pessoa consome entre 50g e 70g de couve, especialmente na manteiga. Pode parecer um consumo pequeno, mas devemos considerar o prato principal, que é feijoada cheia de carnes.

Qual a quantidade de couve para feijoada para 30 pessoas?

couve para feijoada

Assumindo que uma pessoa coma em média 70g de couve, basta multiplicar 70g por 30 pessoas. Com isso em mente, chegamos num número aproximado de 2,1kg de couve.

Só que é aquela coisa, calcule uma margem extra de segurança, ou seja, prepare cerca de 2,4kg de couve. Aí sim você não corre nenhum risco.

Experiência negativa com esse tipo de cálculo temos de monte, pois as pessoas ainda hoje quebram a cabeça para calcular quantas gramas de carne por pessoa no churrasco, para você ter noção!

“Nossa, mas vou receber poucas pessoas, como calcular para 10 e 20 pessoas?”. Simples demais, realize o mesmo cálculo da seguinte forma:

  1. Couve para feijoada para 20 pessoas: o total aqui pode ser 1,5kg de couve, já com uma pequena margem de erro.
  2. Couve para 10 pessoas na feijoada: enquanto que para servir 10 pessoas, algo em torno de 900g pode ser ideal.

Entretanto, nunca esqueça de colocar os demais ingredientes na conta, combinado? Aqui estou falando da cebola, manteiga, alho, bacon ou alguma outra carne da sua preferência.

No fim de contas, todos estes ingredientes precisam ser somados à quantidade total de couve. Somente dessa maneira você se aproxima de um número confiável.

Já está preparando sua mais nova receita de couve para feijoada?

Não é possível que você ainda esteja aqui, ao invés de estar planejando a próxima feijoada com muita couve deliciosa. Brincadeiras à parte, acredito que você tenha todos os conhecimentos necessários para diferenciar as receitas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas aproveite e compartilhe tudo nas redes sociais. Afinal, todo mundo precisa conhecer as dicas que te mostrei hoje, concorda? Até a próxima!