Qual a melhor carne para feijoada?

Basta o tempo dar uma viradinha para que o brasileiro corra fazer uma feijoada suculenta, mas existe um problema comum aqui, pois nem todos sabem qual a melhor carne para feijoada, e olha que dá para usar bacon, carne seca, linguiça, paio, lombo suíno e costelinha defumada.

A feijoada é uma receita totalmente democrática no Brasil. Afinal, você pode usar apenas os ingredientes de preferência, que mesmo assim o prato fica excepcional.

Agora, se você quer saber o que não pode faltar em uma boa feijoada, daquela tradicional mesmo, então, este conteúdo foi feito para você, aproveite!

Qual a melhor carne para feijoada? Saiba qual não pode faltar!

melhores carnes para feijoada clássica

A feijoada é a receita que define as refeições em família e, com isso, os ingredientes variam bastante. Só para ilustrar, eu tenho amigos que adoram usar carne bovina na feijoada, a exemplo da ponta de peito bovino.

Por outro lado, em regiões litorâneas, as carnes tradicionais dão lugar à famosa feijoada de frutos do mar. É nesta diversidade de cardápio que a culinária e a cozinha brasileira se destacam de todas as outras.

Contudo, se você procura a essência da tradicional feijoada, a melhor carne é a carne suína. Não existe outra carne que ofereça tanta qualidade como os cortes de porco, que geralmente contêm boa quantidade de gordura e colágeno.

Se eu tivesse que escolher duas carnes para minha feijoada, sem sombra de dúvidas, escolheria:

  1. Lombo de porco: carne macia, sabor suave e presente, além de agradar a todos, certamente é uma escolha de segurança.
  2. Costelinha suína: já a costelinha, especialmente defumada, traz ainda mais sabor e textura, mas é preciso saber escolher pedaços com bastante carne, para enriquecer o caldo.

Em muitas regiões, consideram-se esses dois cortes como os melhores para feijoada. Além do mais, o conjunto de rabo, pé e orelha de porco fecham o pacote da tradicionalíssima feijoada brasileira.

Depois disso, basta escolher bons complementos, como bacon defumado, linguiça calabresa, paio e até carne seca.

Confira 5 opções que deixam a receita da feijoada completa

Não importa se você vai preparar feijoada para 10 ou 100 pessoas, a base de ingredientes é sempre a mesma. Ou seja, carnes de qualidade e com grande diversidade de sabores e texturas, mas qual fica melhor?

1. Copa lombo suíno

Na maioria dos restaurantes você vai encontrar o lombo suíno como o destaque na feijoada. Porém, o lombo é uma carne que tende a desidratar com facilidade no preparo, principalmente na selagem das carnes.

Quer dizer então que se você não tomar cuidado, pode prejudicar a suculência final da feijoada, e isso acontece com frequência. É por isso que eu trago como sugestão a copa lombo suíno.

A copa lombo, que também recebe o nome de sobrepaleta, é uma carne que se parece bastante com o lombo tradicional. No entanto, falamos de um corte mais potente, que deixa o sabor da feijoada marcante:

  • A copa lombo possui generosas camadas de gordura de alta qualidade.
  • A gordura intramuscular preserva a suculência do preparo.
  • Seu sabor suave se funde à gordura e enriquece o molho da feijoada.
  • Aliás, seu preparo ideal é a cocção lenta, logo, a feijoada é perfeita.
  • Fica melhor em cubos generosos com gordura e boa cobertura de carne.

2. Não ignore a combinação de pé, orelha e rabo de porco

Tudo bem que muitos não consideram estas partes do porco como carne, porque na cabeça das pessoas, é descarte. Todavia, nenhuma feijoada se iguala em sabor e untuosidade como aquela feita com pé, rabo e orelha de porco.

Primeiro, os três cortes são ricos em colágeno, o que ajuda a encorpar o caldo. Depois, o sabor final se caracteriza como aquela feijoada que a gente comia na casa da avó aos domingos, isto é, sabor de recordação.

  • O ponto mais importante é dessalgar corretamente os cortes.
  • Depois disso, afervente para eliminar parte do excesso de gordura.
  • Compre produtos frescos de procedência para uma feijoada inigualável.

3. Aposte no sabor marcante e versatilidade dos embutidos

Os embutidos são ideais para nossa saúde? De forma alguma, pois não passam de carne processada. Mas tem como apreciar o sabor verdadeiro da feijoada sem eles?

Infelizmente não, porque são os embutidos que reforçam o sabor do caldo que se funde aos demais ingredientes. Por exemplo, o lombo suíno tem sabor suave, mas quando é cozido junto com a linguiça calabresa, ele puxa seu sabor.

Isso acontece com praticamente todas as carnes, ou seja, os embutidos são cruciais, veja os principais:

  1. Linguiça: o tipo da linguiça independe, desde que ela tenha textura firme e maciez. As principais, nesse caso, são a linguiça calabresa e a linguiça portuguesa.
  2. Paio: é comum associar paio à linguiça tradicional, mas são coisas diferentes. Olha só, o paio é clássico da culinária portuguesa, onde é feito com lombo de porco, alho, pimentão e sal.
  3. Linguiça fina: aqui é oito ou oitenta, ou seja, ou você gosta ou odeia a linguiça fina. Apesar de saborosa, é preciso saber preparar, porque do contrário, o ingrediente some na feijoada.

4. Compre uma boa carne seca

qual a melhor carne para feijoada

Feijoada que se preza tem que ter carne seca, concorda? Aqueles fiapos suculentos incrementam e deixam a receita mais apetitosa.

Só que o segredo está em escolher carne seca dianteira ou traseira. Isso porque cada região do animal proporciona qualidades únicas, via de regra, os cortes traseiros são mais macios.

Na minha preferência, eu sempre compro carne seca de coxão duro e braço bovino (músculo). Dessa forma, o cozimento lento quebra as fibras, por exemplo, do coxão duro, e faz com que a carne derreta na boca.

BÔNUS: experimente substituir carne seca pela carne de sol para feijoada. Pode parecer mais do mesmo, mas o sabor da carne de sol é inconfundível e agrega novas nuances no paladar!

5. Bacon de qualidade faz toda a diferença

O toque de mestre na sua feijoada é a adição de bacon, mas olha só, me refiro ao bacon defumado de primeira. Além de incrementar a receita com uma textura incrível, vamos combinar, seu sabor é excepcional, né?

Para uma receita média, você pode acrescentar cerca de 250g a 300g de bacon. Mesmo porque, o bacon tende a reduzir de tamanho e, o que fica na verdade, é o seu gostinho de quero mais.

BÔNUS: sugestão imperdível de receita de feijoada completa

Agora que você sabe qual a melhor carne para feijoada nos mínimos detalhes, é hora de agregar todo esse conhecimento. Para tanto, escolhi uma sugestão de receita completa, dessas de restaurante, anote:

  • 2kg de feijão preto
  • 1 colher (sopa) de banha de porco
  • 600g de bacon
  • 750g de linguiça fina
  • 1kg de lombo defumado
  • 500g de paio
  • 500g de linguiça calabresa
  • 800g de pé, rabo e orelha de porco
  • 1kg de costelinha
  • 700g de carne seca
  • 1 maço de cheiro-verde
  • 1 cabeça de alho
  • 2 cebolas
  • Folhas de louro
  • Pimenta calabresa, cominho e páprica picante a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ah, e não pode faltar aquela laranja na feijoada para deixar no ponto, né? Se por acaso você não souber como fazer feijoada, não se preocupe, no vídeo a seguir você acompanha passo a passo:

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

2 comentários

  1. Olá
    Para um grupo de 12 pessoas, quanto de cada ingrediente devo utilizar?
    Posso cozinhar o feijão antes reservar e juntar com as carnes durante o cozimento.
    Qual carne cozinhar primeiro???

Os comentários estão fechados.