Chã de dentro: O que é? Serve para churrasco?

É quase um enigma procurar entender cortes de carne com nomes diferentes dos quais estamos acostumados, a exemplo do chã de dentro.

Em muitos casos, os nomes são atribuídos devido ao formato do corte, como o peixinho, patinho e coxão. Porém, em regiões do interior os nomes podem mudar bastante, como é o caso do chã.

Desse modo, para matar a curiosidade te convido a conferir todas as ótimas dicas que separei exclusivamente para você. Dá só uma olhada!

Chã de dentro: o que é e onde fica localizado no boi?

chã de dentro

O chã de dentro nada mais é do que o nosso tradicional coxão mole, simples assim. Essa denominação é muito utilizada na região Nordeste do país.

Você sabia que para as pessoas que conhecem por chã, o termo coxão mole também não faz sentido à primeira vista? Então, o coxão mole, chã de dentro, coxão de dentro, polpão e polpa, são todos nomes do nosso querido coxão mole.

Como o nome bem sugere, está localizado na parte traseira do animal, mais especificamente na coxa do boi. Muita gente não sabe, mas é um corte que fica próximo do coxão duro, patinho e lagarto. Por conta disso, suas principais características são:

  • Constituído por grandes massas musculares em sua maioria.
  • Essas massas representam a face mais interna do chã.
  • Carne de fibra curta, se comparada a outros cortes, como a própria fraldinha, todas carnes ideais para churrasco.
  • Conta com maciez elevada, devido às fibras, ou seja, pode ser usada para muitas finalidades.

Quem aqui nunca comeu um belo bife de coxão mole para churrasco que atire a primeira pedra, não é mesmo?

Serve para churrasco?

Sim, e como serve! O coxão mole é perfeito para compor sua lista de carnes para churrasco. Isso porque é uma carne que possibilita diferentes cortes como:

  • Grelhado magro do coxão mole.
  • Parte gorda do coxão mole.
  • Baby top.
  • Capa do coxão mole.
  • Pera do coxão mole.

Gostaria de destacar o corte que é para espeto. Obviamente você não vai comprar a peça inteira do coxão mole apenas para tirar essa parte.

Como referência, essa é uma carne que parece picanha, especialmente pelo seu formato triangular. Sendo assim, a alternativa é pedir para aquele açougueiro amigo se tem como pegar um corte da parte do coxão mole que tem mais gordura.

Automaticamente o profissional saberá que você está querendo justamente o miolo da peça. Todo esse trabalho é para que você consiga uma peça com fibras ainda menores, mais gordura e de acabamento sensacional. Depois é só levar no espeto!

Quanto custa o coxão de dentro?

Se você me perguntasse há alguns meses eu teria melhores notícias. Em outras palavras, o custo da carne vermelha disparou de forma descontrolada.

Por sua vez, o preço do quilo do coxão mole está encostando em R$40,00 por incrível que pareça.

Só que ainda assim é uma carne que está mais em conta se compararmos com a picanha para churrasco, por exemplo.

Essa sim está “custando o olho da cara”, não é verdade?

Como fazer churrasco com coxão mole: 2 formas de preparar

Por ser uma carne que o pessoal costuma deixar de fora nos churrascos, seja por preconceito ou puro desconhecimento, os melhores preparos acabam esquecidos, mas não hoje e não aqui.

Afinal de contas, juntei sugestões deliciosas para tirar vantagem, não apenas pelo valor em conta, mas sobretudo pelo potencial de sabor!

1. Coxão mole na manteiga de alho

Esse primeiro preparo consiste em espetar uma parte generosa de 2 dedos de espessura do coxão mole e levar para assar temperada com sal grosso.

O primeiro cuidado é deixar a parte mais grossa da peça assando no fundo da churrasqueira, pois lá a caloria é maior.

Por conseguinte, coloque o espeto a uma altura de 20cm para selar levemente a carne, isso deve levar em torno de 3 minutos.

Repita o processo com o outro lado da carne. Em seguida, misture os seguintes ingredientes em uma tigela:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • 3 dentes de alho amassados

Com a pasta feita, retire a carne da churrasqueira e besunte a peça com essa mistura, formando uma camada de manteiga.

Por fim, suba o espeto e deixe aproximadamente mais 8 minutos de cada lado para chegar a carne no ponto ideal. Aguarde esfriar por 3 minutos e taca-lhe a faca!

2. Preparo de coxão mole recheado

Para fecharmos as nossas dicas com chave de ouro, reservei essa sugestão de coxão mole recheado.

O ideal é pedir para seu açougueiro abrir a peça para você. Contudo, caso não seja possível, é muito simples.

Pegue uma faca boa e faça um corte na lateral. Na realidade, esse corte deve ir até o final da peça, a fim de espalmar o coxão de dentro.

Feito isso, anote os ingredientes do recheio:

  • 4 linguiças toscana
  • 4 fatias de bacon
  • Manteiga a gosto
  • ½ pimentão vermelho
  • Azeitonas a gosto
  • Pimenta dedo-de-moça a gosto
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho

Quando a carne estiver espalmada, tempere, besunte manteiga em todo o interior, abra as linguiças e coloque somente a carne, corte os pimentões em tiras e coloque-os, adicione bacon, azeitona e salsinha.

Para finalizar, enrole, feche com barbante, envolva em papel-alumínio para churrasqueira ou leve ao forno até chegar no ponto.

Pode até parecer uma receita complicada, mas vou deixar um vídeo que vai ajudar demais, saiba de antemão que o sabor é inigualável:

Agora você me responde se chã de dentro serve ou não para churrasco? Pegue todas as dicas e domine cada uma, você nunca mais verá o coxão mole com o mesmo olhar de antes!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se foram realmente úteis, compartilhe com mais pessoas. Até a próxima!