Receita de picadinho de carne simples: Veja como fazer

Talvez não exista prato mais brasileiro do que a famosa receita de picadinho de carne simples, você sabe como fazer? Será que existem segredos?

Picadinho é aquela comida reconfortante ao coração, não à toa, é um dos principais preparos na casa de toda mãe. Embora não tenha grandes técnicas ou exija habilidades específicas, tem um jeito certo de fazer que dá uma bela receita.

Então, decidi trazer essa preparação básica na cozinha, mas sofisticada a ponto de acompanhar qualquer ocasião e refeição. Vamos logo ao que interessa?

Como fazer a melhor receita de picadinho de carne simples

Por ser uma receita simples, são os pequenos detalhes que contam de verdade. Apenas o fato de incorporar a carne antes ou depois de refogar alho e cebola, já altera completamente o sabor.

Isso sem contar a adição de ingredientes, como molho, tomate, cebola e, em alguns casos, até espinafre picadinho. Cada um destes componentes agrega cremosidade, texturas e sabores que deixam a receita mais encorpada.

Aliás, quando falamos em molho para carne, o picadinho consegue entregar uma das melhores opções. Isso mesmo, apenas aquele caldo apetitoso pode ser combinado com arroz, feijão cremoso, entre outras preparações bem-feitas.

Ingredientes

  • 500g de miolo de acém em cubos médios;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Farinha de rosca para salpicar na carne;
  • Azeite a gosto;
  • Água suficiente para formar caldo;
  • ½ cenoura picada em cubos;
  • ½ cebola picada grosseira;
  • ¼ alho-poró;
  • Talos de salsinha e coentro picados a gosto;
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
  • 1 copo de cerveja preta (200ml aproximadamente).

Modo de preparo tradicional

  1. O tempero da carne é bem simples, basta adicionar sal, pimenta-do-reino e salpicar um pouco de farinha de rosca.
  2. Misture bem para pegar os temperos e espalhar a farinha.
  3. Em uma panela ou frigideira, aqueça um bom fio de azeite.
  4. Em seguida, acrescente os cubos de carne e frite até selar todos os lados.
  5. No meio desse processo, a carne vai começar a pegar no fundo.
  6. Para resolver, respingue um pouco de água no fundo.
  7. Dessa forma, você deglaça o fundo da panela enquanto prepara, ou seja, todo o sabor volta à carne.
  8. Agora, abaixe um pouco o fogo, junte os vegetais picados e misture.
  9. Logo na sequência, acrescente também os talos e volte a mexer.
  10. Feito isso, é a vez do extrato de tomate, cerveja e um pouco de água equilibrando a cerveja, misture.
  11. Por fim, abaixe o fogo e deixe apurar entre 15 e 20 minutos.
  12. Salpique cheiro-verde fresco picado, misture e sirva.

Vale ressaltar que esse preparo simples é um dos mais tradicionais, mas olha só que ideia genial, né? Sabe quando você faz carne de panela com batata e cenoura, onde o caldo fica numa consistência de pura cremosidade? Então, esse é o resultado!

Apenas falando aqui você não consegue pegar a essência da cremosidade e corpo dessa receita. De verdade, essa vai te surpreender. Tanto é, que deixarei o vídeo completo da receita para você acompanhar enquanto está na cozinha, combinado?

DICA EXTRA: tem como aprimorar essa receita de picadinho de carne?

Sim, você consegue fazer do jeito que achar melhor, essa é a maravilha desse tipo de carne rápida para almoço. Por exemplo, logo de cara você já pode mudar a farinha utilizada para espessar o caldo e o líquido que forma o caldo.

Com isso, substitua a farinha de rosca por farinha de mandioca. Além disso, troque cerveja por vinho tinto seco e apure numa consistência aveludada que a gente só encontra em restaurante.

receita de picadinho de carne simples

Inclusive, ao invés de usar extrato de tomate, inclua tomates frescos, podendo ser o italiano para um molho menos ácido. No mercado você também encontra o famoso tomate pelado, que é um molho com cremosidade, ideal para esse preparo.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: o que seria do picadinho se fosse servido sozinho, não é mesmo? Portanto, tenho uma sugestão pronta para te passar, mas nada exagerado ou demorado de fazer, tudo bem? Veja o segredo para a felicidade:

  1. Arroz branco feito com alho frito e temperado com açafrão.
  2. Farofa bem sequinha (pode ser farofa de ovo ou de bacon).
  3. Salada ou refogado de couve com manteiga e alho.
  4. Ovo cozido com a gema mole é a “cereja do bolo”.

Qual a melhor carne para fazer picadinho de carne?

Você não faz ideia da quantidade de possibilidades para esse prato, a começar pela escolha da carne. Vale mencionar isso porque o pessoal acha que picadinho de carne é feito apenas com filé mignon.

Mas não se apegue a isso, pois há uma infinidade de opções mais baratas e igualmente saborosas. Infelizmente, hoje em dia o filé mignon é consumido por poucos, visto que o quilo custa uma “pequena fortuna”. Pelo menos aqui está caro assim.

Por outro lado, você pode escolher uma boa carne para fazer picadinho gastando pouco, ao preferir cortes como:

  • Miolo da paleta
  • Acém
  • Miolo de acém
  • Coxão duro (sim, dá certo de fazer, basta ser de qualidade)
  • Bombom da paleta ou alcatra
  • Peixinho
  • Capa de filé
  • Lagarto
  • Patinho

Estas são apenas algumas sugestões, mas se o boi for de primeira, todos os cortes ficam macios. E isso é sensacional, pois nos permite utilizar aquilo que cabe exatamente em nosso bolso, concorda comigo?

5 receitas de picadinho de carne que também ficam deliciosas

Outra coisa natural de associar ao picadinho, é a utilização só de carnes vermelhas, fala a verdade? Só que um bom picadinho independe da carne utilizada. Sabe aquele lombo de porco super macio? Então, funciona que é uma beleza.

Não gosta de lombo? Que tal ir de escolha segura e ficar com a picanha suína? E antes que me diga que é caro, saiba que você encontra até por R$19,90 o quilo da picanha de porco. Quer mais sabor e economia do que isso?

Já sabe como fazer iscas de frango, pois costuma preparar boas entradas? Por que você não usa para fazer picadinho de carne?

Nesse caso, eu recomendo um tempero mais puxado ao shoyu, limão, especiarias e ervas frescas. Aliás, se tiver tempo pode fazer uma marinada para frango que é um espetáculo, uma vez que traz mais sabor.

Diante de tanta versatilidade fica até meio complicado escolher apenas uma receita, né? Mas o que acha de conhecer outras 5 opções para sofisticar suas habilidades e receitas?

  1. Picadinho de pernil de porco com shoyu e temperos naturais.
  2. Picadinho de contrafilé puxado nas especiarias que lembra receita indiana. Leva açafrão, curry, páprica, cominho e pimenta.
  3. Receita de picadinho de filé de frango asiático, com shoyu, óleo de gergelim, tomate sem pele, cenoura e talo de salsão.
  4. Receita de picadinho de alcatra, com alho-poró, mandioquinha salsa e toque de gengibre.
  5. Sugestão de picadinho bovino com cubos de abóbora, ervilha, milho e pedaços de tomate.

Já se decidiu sobre a melhor receita de picadinho de carne simples?

Qual receita de picadinho de carne simples vai ser a bola da vez aí hoje? Olha, agora você tem muitos métodos de preparo e ideias de receitas para variar sempre que quiser, hein? Desfrute de cada dica bacana e crie combinados fantásticos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as se você conhece alguém que sempre se enrola ao fazer picadinho e até a próxima!