Como cozinhar ovo? 4 formas incríveis de fazer + dicas valiosas

Você acredita que mesmo diante de tanta evolução na gastronomia, ainda tem pessoas que não sabem como cozinhar ovo corretamente?

Claro, na prática todos entendem que basta colocar o ovo em água fervente e esperar um tempo determinado. Mas quanto tempo leva para cozinhar? Ou ainda, como preparar ovo cozido para complementar receitas no dia a dia?

Embora ninguém guarde todo o conhecimento do mundo na palma das mãos, posso garantir que as dicas que eu preparei funcionam. Então, vem comigo e acompanhe tudo na íntegra!

Como cozinhar ovo: 4 formas incríveis e diferentes para valorizar o ovo

Como cozinhar ovo corretamente

A gente fala que ovo cozido faz parte do “bê-á-bá” da cozinha básica, né? Porém, é mais simples do que você pensa encontrar alguém que não conheça o cozimento em detalhes.

Para se ter ideia, já vi gente colocar ovo na água somente após a fervura. E depois a pessoa tem a coragem de perguntar: por que o ovo estoura quando cozinha?

Obviamente que é devido ao choque térmico com a água fervente. Assim não há casca resistente o suficiente para não estourar nessas condições.

1. Método tradicional para iniciantes e experientes + sugestão de consumo

Vamos iniciar nosso manual do ovo com o tradicional método de cozimento, sem frescuras ou firulas. Falo assim porque não adianta passar “os bois na frente da carroça”, ou seja, você deve aprender o básico bem-feito.

Só que mesmo no processo simples, cada detalhe conta para cozinhar um ovo macio e saboroso. A exemplo do tempo de cozimento do ovo, fator primordial para o ovo perfeito:

  1. Coloque os ovos numa panela.
  2. Se for uma panela de fundo grosso, melhor ainda, pois a temperatura se espalha uniformemente.
  3. Em seguida, acrescente água até cobrir os ovos.
  4. Logo depois, leve ao fogão em fogo alto.
  5. Assim que levantar fervura, que é quando a água está borbulhando bastante, abaixe o fogo.
  6. Nesse momento, é crucial cronometrar 8 minutos cravados.
  7. Ao término, desligue o fogo, descarte a água e encha a panela com água fria.
  8. Esse processo interrompe o cozimento de imediato, favorecendo a gema ideal.
  9. Por fim, deixe esfriar por 2 minutos, agora você deve saber como descascar ovo cozido.
  10. Caso não saiba, pegue uma faca e bata no ovo com a parte lisa da lâmina até deixar a casca quebradiça.
  11. Feito isso, belisque a parte mais grossa do ovo para encontrar uma película transparente e vá puxando até soltar por completo.

Prontinho, agora você sabe o conceito de ovo cozido ao pé da letra, não tem como errar.

SUGESTÃO DE FINALIZAÇÃO: experimente esse ovo cozido com cobertura de queijo

Essa sugestão funciona melhor com ovo mais firme, ou seja, não pode ser ovo com gema mole. Sendo assim, adicione 1 colher cheia de manteiga numa frigideira e espere derreter.

Em seguida, corte os ovos ao meio e posicione-os sobre a manteiga com a gema para baixo. Tempere com pimenta-do-reino, sal, açafrão, curry e orégano. Cubra com fatias finas de muçarela ou parmesão ralado.

Por último, tampe e espere o queijo derreter. Dê um toque verde delicioso com cheiro-verde picado. Olha, se você quer algo diferente no dia a dia, tem que experimentar essa receita!

2. Método de como cozinhar ovo mais firme + sugestão de consumo

Confesso que não conhecia essa receita de ovo cozido, mas agora não consigo parar de fazer. Nesse caso, siga o mesmo processo de cozimento anterior, mas ao invés de deixar 8 minutos, deixe 10 minutos.

Na próxima etapa, descasque os ovos e corte ao meio no sentido do comprimento. Vale apontar que, nesse cozimento a gema ainda apresenta certa “cremosidade”, ideal para o que pretendemos fazer.

“Mas vem cá, dá para cozinhar ovo no microondas para agilizar esse processo?”. Olha, se eu falar que não dá estou mentindo, mas o resultado para a receita de finalização não fica tão bom assim.

SUGESTÃO DE FINALIZAÇÃO: transforme as gemas num recheio cremoso

como cozinhar ovo

Separe as gemas numa tigela, acrescente sal, salsinha desidratada, orégano e pimenta-do-reino. Além disso, incorpore ½ caixinha de creme de leite e misture com fuê até desfazer as gemas e ficar homogêneo.

O pulo do gato é usar a batedeira até transformar isso num creme com ponto de “chantilly”.

Por fim, coloque num saco de confeitar para facilitar, preencha as claras cozidas e polvilhe cheiro-verde ou queijo parmesão ralado. Você ainda pode levar ao forno para dar uma gratinada com queijo, mas é jogo rápido!

3. Método do “falso ovo pochê” + sugestão de consumo incrível

Eu poderia até dizer que esse método é recomendado para quem se pergunta como saber se o ovo está podre. Isso porque ao invés de cozinhar o ovo com casca, você vai quebrá-lo num ramequim e utilizar uma concha de alumínio.

Desse modo, você analisa suas características, como cheiro, cor e consistência. Por conseguinte, siga o passo a passo de como cozinhar ovo diferente:

  1. Coloque ao menos 3 a 4 dedos de água numa panela e ligue em fogo alto.
  2. Assim que ferver, mergulhe a concha na água quente para ficar numa temperatura homogênea.
  3. Feito isso, passe azeite na concha para não grudar e coloque o ovo na concha.
  4. Em seguida, mergulhe a concha na água, mas sem deixar entrar água.
  5. O ponto certo é quando a clara cozinhar por completo e formar uma película sobre a gema.
  6. Então, mergulhe o ovo na água e deixe até cozinhar a gema como preferir.

“Mas espera aí, isso aí não é ovo pochê?”. Não, ovo pochê envolve algumas técnicas mais elaboradas e o ovo vai inteiro na água logo de início.

SUGESTÃO DE FINALIZAÇÃO: esse método de cozimento preserva bem os sabores naturais do ovo. Então, é interessante caprichar nos temperos. Se tiver um tempinho sobrando, combine com fatias fritas de bacon carnudo e torradas com molho de alho suave!

4. Como cozinhar ovo com gema mole + sugestão para variar o sabor

Um outro ponto que tem peso no cozimento, é entender qual a diferença entre ovo branco e vermelho. Afinal de contas, são composições diferentes que determinam o tempo e a temperatura ideal para chegar naquela gema cremosa.

Nesse sentido, o próximo cozimento será um ponto a menos, ou seja, a gema fica levemente mais cremosa. Ovo assim combina bastante com temperos mais elaborados e harmonizações com pão, por exemplo.

Sem mais delongas, cozinhe o ovo em água fervente em fogo baixo entre 6 e 7 minutos no máximo. Retire e coloque em água fria imediatamente. Como resultado, o ovo fica maravilhoso sobre um arroz soltinho. Sabe quando a gema tinge todo o arroz?

Entretanto, o objetivo aqui é fazer uma coisa bem diferente, usando:

  • 2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
  • 2 colheres (chá) de azeite
  • ½ colher (chá) de tempero Zatar (ou orégano desidratado)
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • Sal a gosto

SUGESTÃO DE FINALIZAÇÃO: assim que descascar os ovos, quebre-os ao meio, onde a gema vai escorrer levemente. Em seguida, adicione os temperos e ingredientes sobre os ovos e sirva com um bom pão italiano, que tal?

DICA EXTRA: segredo revelado de como evitar que a casca do ovo quebre facilmente

Não adianta, por mais que tenhamos cuidado com o ovo, é normal rachar ou quebrar no cozimento. Contudo, descobri uma técnica e compartilho com você agora. Para diminuir a chance de rachar, adicione estes ingredientes à água do cozimento:

  • ½ colher (sopa) de vinagre branco
  • 1 pitada de sal

Saiba que não é tempero para o ovo, mas sim uma mistura para temperar a água. Como consequência, a acidez do vinagre combinada com o sal, reage na porosidade da casca, evitando rachaduras indesejáveis!

Aprenda cozinhar ovo

Como saber o ponto do ovo cozido: 4 maneiras de acertar no ponto preferido

Falar no ponto do ovo é a mesma coisa que falar dos pontos de carne, ou seja, é uma brigalhada. Isso porque cada pessoa tem um gosto, algumas não comem ovo mole “nem por decreto”. Enquanto uma parcela ama gema cremosa.

Pensando nisso, veja um comparativo e guarde para usar sempre que precisar:

  1. Gema totalmente cozida: 12 minutos.
  2. Gema cremosa: 7 minutos
  3. Ovo mollet: essa é aquela gema mais líquida, mas com certa cremosidade, conte 6 minutos.
  4. Ovo quente: apenas 4 minutos são suficientes.

Bom, acredito que tenha tudo que precisa para dominar a técnica de como cozinhar ovo na prática, não é verdade? Lembre-se, cada sugestão pode ser transformada à sua maneira, por isso, tenha a criatividade como ingrediente sempre.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você conhece alguém que ainda tem receio em preparar ovos cozidos, esse é o momento ideal de compartilhar. Até a próxima!