Carne de panela com batata e cenoura: Receita simples

Não existe receita mais brasileira do que carne de panela com batata e cenoura, tudo bem, a feijoada também nos representa, mas falemos da carne cozida!

Esse é aquele tipo de receita que até mesmo quem não tem “proximidade” com a cozinha, consegue fazer com facilidade. E o melhor, com toque pessoal, seja com cebolinha fresca, adicionando vagem ou quem sabe extrato de tomate, não é mesmo?

Entretanto, assumindo que há pessoas em apuros para acertar o preparo, fiz questão de reunir somente as melhores dicas e uma receita muito saborosa. Vamos conferir?

Guarde essa receita simples de carne de panela com batata e cenoura

carne de panela com batata e cenoura

A chamada “receita simples” é bastante pessoal e muda consideravelmente de pessoa para pessoa. Há quem ache simples apenas a carne com temperos naturais. Já para outras pessoas, o simples inclui adicionar quiabo, mandioca e mandioquinha.

Considerando isso, a sugestão a seguir é uma receita bem direta, sem rodeios ou enfeites. Então, anote cada detalhe, pois, quanto mais descomplicada a receita, maior é a responsabilidade em entregar um prato divino!

Ingredientes

  • 600g de carne acém ou músculo em cubos;
  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 100g de cenoura;
  • 100g de salsão;
  • 100g de cebola;
  • Tomilho, louro e alecrim a gosto;
  • 300ml de vinho tinto (opcional);
  • Caldo de carne ou água suficiente para cobrir a carne;
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
  • 350g de batata cortada grossa;
  • Salsinha e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo fácil

  1. O primeiro passo é salpicar farinha na carne e mexer até pegar em tudo.
  2. A farinha ajuda a criar crosta no fundo da panela.
  3. Em seguida, adicione azeite e ligue em fogo médio, colocando a carne quando fumegar.
  4. Acrescente também 1 colher de manteiga para derreter junto.
  5. É fundamental caramelizar a carne até formar sujeirinha no fundo.
  6. Agora, entre com vegetais picadinhos, extrato de tomate, misture e deixe em fogo alto.
  7. Isso porque queremos que grude novamente no fundo.
  8. Depois disso, junte os temperos, mexa e adicione vinho, pois dá um sabor maravilhoso.
  9. Assim que apurar o álcool e formar um “creme”, coloque os temperos frescos.
  10. Feche a panela, quando pegar pressão, conte 25 a 30 minutos.
  11. Por fim, cozinhe mais alguns minutos na pressão para desmanchar a batata.
  12. Ou quem sabe, cozinhe aberto até ficar macia e suculenta, você escolhe.

Fala para mim se não é a receita mais fácil dessa vida? Refogou, fritou e cozinhou, está pronta a carne de panela feita com batata e cenoura mais saborosa que já provou. Acompanhe tudo pela receita completa:

DICA EXTRA: você pode fazer isso se sobrar carne de panela

Não adianta, na hora de fazer carne de panela de pressão, é comum exagerar na quantidade. Não sei o que acontece que perdemos a “sanidade” e colocamos coisas demais. Contudo, carne cozida é algo que nunca se perde, pelo menos aqui em casa.

Dessa forma, a maneira mais tradicional de reaproveitar é esquentar no dia seguinte e mandar para dentro, certo? Mas e se déssemos uma pitada de criatividade para transformar a sobra de carne? Pois bem, dá uma olhada nessa sugestão.

Você deve esquentar e separar os cubos da carne. Com o restante você pode fazer algum tipo de acompanhamento para outra refeição. Sendo assim, usaremos a batedeira para desfiar rapidamente os pedaços macios de carne.

“Ah, mas não tenho a planetária se for esse o caso”. Não é, pode ser a tradicional mesmo. E outra, você pode colocar a carne na tigela da batedeira ou bater diretamente na panela, desde que não tenha teflon.

Assim que desfiar facilmente, a ideia é preparar o inconfundível buraco quente. Essa iguaria nada mais é do que pão francês com recheio de carne desfiada com molho. Muita gente coloca queijo, fica divino e serve como receita de entrada fácil.

Outra dica sensacional, é pegar o restante da panela e criar mais uma camada de recheio, que tal? Dá uma olhada no vídeo da sugestão para clarear as ideias:

SUGESTÃO EXTRA DE CARNE DE PANELA: maminha na pressão diferente

Essa é apenas uma sugestão, pois não envolve batata ou cenoura, mas ainda é carne de panela. Além do mais, vamos utilizar uma carne boa para cozinhar na pressão que fica incrível.

Vou listar os ingredientes e você me diz se é possível isso tudo ficar ruim, combinado?

  • 1 peça de maminha
  • 100g de bacon defumado
  • 3 cebolas grandes em rodelas
  • 2 tomates picados
  • 4 dentes de alho amassados
  • Temperos a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Cheiro-verde a gosto
  • 200g de cogumelo Paris picado
  • Manjericão a gosto

Você vai cozinhar primeiramente a maminha na pressão por 30 minutos no fogo baixo. Claro, depois de refogar todos os ingredientes. Não é necessário colocar água, pois a cebola e o tomate dão conta do recado. Em seguida, retire a carne e reserve.

Por último, adicione manteiga, cheiro-verde, manjericão e cogumelo sobre o molho do cozimento. E espere mais 5 a 7 minutos em fogo médio até cozinhar o cogumelo. Sirva sobre a carne e tenha uma receita curinga que é um espetáculo!

Quais os melhores cortes para fazer carne de panela saborosa?

Alguma vez você já ouviu alguém dizer que qualquer carne serve? Então, saiba que a pessoa não estava exagerando. Falo isso porque você pode preparar qualquer corte que tiver ao alcance.

Estou falando desde a carne cupim, que é mais fibrosa e com gordura na medida, até costela ponta de agulha. Isso mesmo, costela com mandioca e alho-poró é uma das receitas preferidas por aqui. Se nunca fez, está perdendo tempo precioso.

Entretanto, também compreendo que as dúvidas façam parte da rotina na cozinha. Nesse sentido, fiz essa lista caprichada com diferentes opções para você:

  • Carne peixinho é pouco utilizada, mas dá um resultado maravilhoso, embora tenha menos gordura.
  • Músculo é o corte rei entre as carnes de panela.
  • Paleta também oferece cortes ideias, como a raquete, que serve para bife ou cubos cozidos.
  • Acém entra na lista, sem dúvida alguma.
  • Ponta de peito é mais em conta e rende preparos únicos.

10 ingredientes que transformam a carne de panela tradicional

Muito se fala sobre a escolha da carne ou a respeito do tempo de cozimento de carne na pressão. No entanto, o que realmente proporciona sabores inéditos e texturas que saltam ao paladar, são os ingredientes complementares.

Aqui estou falando para você ir além da carne de panela com batata e cenoura, pois você pode agregar:

  1. Mandioquinha salsa.
  2. Mandioca cortada em cubos grandes.
  3. Talo de salsão.
  4. Alho-poró (somente a parte branca).
  5. Abobrinha.
  6. Berinjela.
  7. Tomate cereja.
  8. Cebola roxa.
  9. Vagem ou ervilha torta picadinha.
  10. Quiabo.

É possibilidade que não acaba mais, incremente agora seu cardápio!

Já vai providenciando uma boa panela, pois após esse conteúdo, tenho certeza de que a panela vai enjoar de tanto que você fará carne de panela com batata e cenoura. Afinal de contas, é muito simples diversificar as receitas, mantendo sabor e qualidade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você viu algo diferente que chamou sua atenção de verdade, compartilhe as dicas nas redes sociais. Esse tipo de prato é algo que todos deveriam saber de “cor e salteado”, não é mesmo? Até a próxima”