Carne boa para cozinhar na panela de pressão

Praticidade, sabor e suculência, estas são as principais características da carne boa para cozinhar na panela de pressão, mas qual o corte ideal?

Bom, basicamente toda carne na pressão acaba eventualmente ficando macia ao ponto de desmanchar, mas sempre tem aquela mais indicada.

Pensando nisso, reuni algumas dicas e informações para ajudar você com essa receita que está no DNA do brasileiro. Vamos conferir então?

Carne boa para cozinhar na panela de pressão

Preparada com batatas, mandioca, cenoura e outros acompanhamentos maravilhosos, a carne cozida na panela consegue unir o que há de melhor na cozinha.

Por ser muito prática – basta cortar a carne e os legumes em cubos – e saborosa, é uma escolha segura para qualquer hora. Contudo, talvez o momento de maior dúvida é quanto à escolha da carne para cozinhar.

Embora toda carne possa ser preparada assim, existem aquelas mais indicadas e menos indicadas. Por exemplo, dificilmente você verá alguém investir em uma costela desossada, que custa mais caro, ao invés do músculo dianteiro, que é bem mais em conta.

Por que o acém é uma carne boa para cozinhar?

A preferência nacional pelo acém na hora de fazer na pressão tem uma boa justificativa. Considerado o maior e mais macio corte de toda a parte dianteira do bovino, é uma carne mais fibrosa e de baixo teor de gordura.

Sendo assim, temos a estrutura do acém composta por uma quantidade maior de colágeno. Então, ao ser preparado em fogo baixo e na pressão, incorpora no sabor da carne e favorece o espessamento do molho, resultado do processo de cozimento.

Mas tamanha compatibilidade com a panela de pressão tem um custo, ou seja, seu preparo exige mais atenção ao tamanho do corte dos cubos, à temperatura do fogo, quantidade de água e, sobretudo, tempo de cozimento.

Não à toa, muitas pessoas acabam queimando ou mesmo passando do ponto no cozimento.

Como resultado, a carne pode perder sua estrutura, amolecendo ao ponto de ficar na consistência do molho que, apesar de não ficar ruim de sabor, certamente influencia na textura e consistência ideais do preparo.

DICA EXTRA: as receitas tradicionais sugerem adicionar batatas, mas para um sabor mais marcante, experimente fazer com mandioquinha, cenouras e vagem inteira, finalizando com um toque de extrato de tomate, fica simplesmente divino! 😉

Como escolher o corte para cozinhar na panela de pressão

Você pode se perguntar: fui no açougue e acabei não encontrando o acém, tem como substituir e ainda degustar uma carne macia? Sim, essa é uma das grandes vantagens de optar pela carne cozida na pressão.

No entanto, vale dizer que alguns dos outros cortes podem não ser tão em conta como o acém. Portanto, vou listar abaixo 3 outros tipos de carnes igualmente perfeitas.

Vamos de costela?

A costela dispensa comentários, pois se você procurar por maciez no dicionário, certamente a costela aparece como resultado. O corte, quando bem feito e de qualidade, oferece uma grande riqueza de texturas, sabores e muita suculência.

Uma dica bem bacana, é pedir a costela com osso, pois no preparo o osso agrega ainda mais sabor à receita. Para esse preparo eu sugiro uma quantidade razoável de cenouras e molho de tomate para criar o caldinho cremoso.

Não menospreze o músculo

Há quem se arrepie só de ouvir falar do músculo. Mas você sabia que além do acém, o músculo vem em segundo lugar na preferência dos brasileiros?

A diferença das duas carnes é que o músculo pede por um pouco mais de água no preparo, a fim de não ressecar. Afinal, é uma carne magra e com teor alto de colágeno.

Escolha a fraldinha certa para sua receita

A fraldinha se caracteriza pelo tamanho das fibras presentes ao longo do corte, mas isso não é um ponto negativo não. Pelo contrário, é uma opção incrivelmente gostosa e que substitui as outras carnes com facilidade.

Inclusive, em muitas receitas a peça da fraldinha é cozida inteira, ou seja, sem o tradicional corte em cubos. Essa técnica ajuda a manter sua estrutura e confere uma maciez elevada.

DICA EXTRA: ao chegar ao açougue, peça pela fraldinha, mas insista em levar o corte que tenha uma pequena capa de gordura, sem excessos, pois a gordura enriquece o molho, deixa mais encorpado e transforma a receita! 😉

10 ideias de carne na panela de pressão para variar as refeições

carne boa para cozinhar na panela de pressão

Bom, até aqui você aprendeu um pouco mais sobre as carnes certas para cozinhar na panela de pressão, mas e quanto aos acompanhamentos? Não se preocupe, juntei 10 ideias para variar seu cardápio, confira!

  1. Coxão mole com batatas e mandioquinha na pressão.
  2. Coxão duro com legumes.
  3. Maminha inteira na pressão com mandioca.
  4. Costela com linguiça toscana na pressão.
  5. Cupim na pressão com cenouras.
  6. Fraldinha com cebola e tomate na pressão.
  7. Maminha com champignon ao vinho na pressão.
  8. Carne de panela na cerveja.
  9. Músculo ao molho de mostarda na pressão.
  10. Deliciosa vaca atolada com paleta.

Tenho certeza que juntou água na boca, não é mesmo? Qual das carnes para panela de pressão mais chamou sua atenção? Não deixe de experimentar cortes diferentes e ingredientes novos, vale a experiência!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!