Carne de panela com cerveja preta: Receita rápida

Impossível falar em carne cozida e não lembrar da carne de panela com cerveja preta, pois é clássico dos clássicos.

Ao mesmo tempo que você utiliza a cerveja como o líquido do cozimento, agrega sabor, maciez e um toque profissional. Embora seja uma receita muito consumida, as pessoas ainda têm dúvidas quanto ao uso da cerveja, você também?

Então, aproveite essa oportunidade para aprender mais um preparo digno das melhores refeições. Além do mais, o conteúdo está repleto de ótimas dicas!

Receita rápida e incomparável de carne de panela com cerveja preta

carne de panela com cerveja preta

Todo mundo acha que apenas a carne de panela com batata e cenoura é uma receita boa para fazer na pressão. Quando na verdade, você tem um universo de possibilidades para tentar fazer algo diferente.

Por exemplo, se você quer carne de panela que desmancha, basta escolher a carne certa e seguir o tempo ideal. Por outro lado, se você prefere com legumes, é só escolher dentre as muitas opções saborosas.

Agora, se você procura uma receita super diferente, a carne na cerveja fica mais do que divina. “Ah, mas tenho receio do álcool, não bebo”, mas quem disse que fica gosto? Afinal, o álcool é evaporado, sobrando apenas o sabor marcante da cerveja.

Ingredientes

  • 1kg de fraldinha cortada ao meio ou em cubos médios
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Azeite a gosto
  • 2 cebolas cortadas em rodelas
  • 350ml de cerveja preta
  • 200ml de água (aproximadamente)
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, páprica defumada e tomilho a gosto

Modo de preparo rápido

  1. Na panela, derreta a manteiga com um bom fio de azeite.
  2. Assim que ganhar temperatura, sele a carne por completo dos dois lados.
  3. Cerca de 2 a 3 minutos são suficientes para dourar.
  4. Em seguida, coloque metade da carne no fundo e cubra com a cebola.
  5. Agora, tempere com as especiarias e temperos para carne de panela da sua preferência.
  6. Depois disso, coloque a outra metade da carne, salpique mais tempero e dê uma leve misturada.
  7. Feito isso, adicione a água e a cerveja preta, mexendo para encobrir a carne com o líquido.
  8. Tampe e deixe em fogo alto até pegar pressão.
  9. Assim que começar a chiar, abaixe completamente o fogo e conte entre 50 a 60 minutos, dependendo do seu fogão.
  10. Por último, retire a pressão e verifique a consistência, que deve estar derretendo.

Ao finalizar o preparo você tem duas boas alternativas. A primeira é a mais simples, ou seja, separar o molho para que cada pessoa possa se esbaldar. Ou então, retirar tudo da panela e servir uma bela carne com um molho encorpado dos deuses.

SUGESTÃO EXCLUSIVA: faça um molho aveludado com o líquido do cozimento

Agora, uma terceira alternativa, e a que eu mais recomendo, é fazer desse molho um “novo preparo”. Nesse caso, precisaremos de 1 + ½ colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo.

Numa panela, derreta a manteiga e junte a farinha, misturando para formar uma massa. Quem costuma engrossar o caldo da carne sabe bem do que estou falando. O intuito é criar uma espécie de base ideal para encorpar molhos.

Existe uma técnica francesa chamada “Roux”, é muito parecida com essa minha sugestão. Portanto, quando a cor da mistura mudar do amarelo vivo para um tom acastanhado, é hora de colocar o molho.

Entretanto, antes disso é fundamental coar o molho e adicionar apenas o líquido. Preste atenção: ao adicionar o molho, mexa sem parar para dissolver os grumos da farinha, do contrário, empelota tudo.

Além do que, nessa técnica você ainda pode voltar os pedaços da carne para a panela. Como resultado, você serve a carne e o molho para carne fenomenal, tudo junto.

DICA EXTRA: qual melhor cerveja para colocar na carne?

Muito se fala sobre a cerveja usada nas receitas como essa. Só que mais importante do que isso, é falar sobre o tipo de cerveja. Falo isso porque existem inúmeros estilos de cerveja preta.

E olha, você pode usar qualquer uma, desde que não seja do tipo Malzbier. Embora seja uma cerveja preta, a receita original leva uma quantidade considerável de açúcar. Por conseguinte, por mais que você reduza o molho, aquele dulçor permanece.

“Ah, mas então você está falando que deve ser uma específica e até mesmo cara?”. Pelo contrário, no mercado existe uma muito tradicional, que custa cerca de R$4,00, funciona que é uma maravilha.

Porém, se você me permite uma indicação pessoal, utilize uma cerveja do estilo Stout ao menos uma vez. Essa cerveja possui sabor muito marcante, muitas vezes com notas de café, e o resultado na carne é simplesmente deslumbrante.

Se for fazer costela na panela de pressão então, é quase um ingrediente obrigatório, pois realmente diferencia o sabor!

Carne marinada na cerveja preta dá um sabor igualmente maravilhoso

A marinada é uma das técnicas mais eficientes na hora de temperar costela para churrasco. Mas é na receita de carne feita na cerveja preta que esse método ganha novos contornos.

A base da marinada será a cerveja preta, é claro, mas com ingredientes como:

  • 700ml de cerveja preta
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha em ramos a gosto
  • 2 cebolas picadas
  • 1 cenoura média cortada em rodelas
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 dentes de alho amassados com casca
  • 1 folha de louro
  • 1 xícara (chá) de água
  • Açafrão, colorau, páprica picante, ervas finas, chimichurri e pimenta caiena a gosto

Assim como na marinada para frango, coloque a carne num saco próprio. Em seguida, adicione os temperos secos, especiarias, ingredientes frescos e os líquidos por último. Misture tudo muito bem, corrija o sal e reserve por 2 horas.

Por fim, leve esse conteúdo para a panela de pressão e dê continuidade no preparo como preferir. O que parece uma simples marinada que talvez nem daria tanto sabor na teoria, se prova uma alternativa marcante, experimente!

Carne de panela com cerveja preta é um clássico que agora você domina

Apesar de estarmos chegando ao fim do nosso conteúdo, sinto que cumpri meu papel. Afinal, mostrei um monte de dicas bacanas para transformar sua carne de panela com cerveja preta.

Então, não deixe de colocar tudo à prova, criando assim, belas refeições.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam facilitar e tornar seu dia a dia muito mais saboroso. Compartilhe nas redes sociais, seus amigos e familiares merecem conhecer esse preparo incrível. Até a próxima!