Como temperar costela para churrasco? 4 ideias de temperos!

Pode até dar um pouco de trabalho para assar, mas aprender como temperar costela para churrasco é imprescindível de muitas maneiras, inclusive no preparo ideal.

A costela está entre os cortes mais assados no churrasco brasileiro, pois na verdade é temperar e assar, não tem muito segredo. No entanto, a combinação de tempero e a forma como tempera, influenciam bastante no sabor da carne.

Sendo assim, para evitar erros e atingir o melhor sabor possível, juntei dicas incríveis que vão ajudar você a dominar esse corte no churrasco. Confira!

Como temperar costela para churrasco de forma fácil?

Geralmente as carnes com ossos tendem a deixar as pessoas com certo receio de preparar, pois há a ideia geral de que é difícil, ficam duras e sem sabor. Se engana quem pensa assim e pior, a pessoa deixa de aproveitar um dos melhores cortes.

Isso mesmo, a costela assada na brasa fica indescritivelmente saborosa, com a carne macia quase desmanchando ao puxar. Por outro lado, o que pode influenciar bastante em como se deve temperar e no processo de preparo está nos tipos de costela:

  • Costela ponta de agulha ou minga: é a costela mais indicada para churrascos, possui ossos finos, bastante cartilagem, gordura e carne, inclusive é a mais recomendada.
  • Costela ripa: localizada na parte superior do boi, a ripa possui ossos mais largos, exigindo um tempo de preparo maior para amaciar suas fibras.

Normalmente o tempero mais comum é o sal, mas o tipo grosso, uma vez que ele é absorvido lentamente pela carne. Dessa maneira, é mais indicado para temperar a costela ripa, que leva mais tempo para ser assada.

Entretanto, para a costela minga, que é macia, suculenta e fica com as fibras desmanchando, utilize o mix abaixo:

  • 2 cebolas cortadas em rodelas;
  • 6 dentes de alho picados;
  • 1 + ½ lata de cerveja;
  • Sal grosso, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

A combinação da cerveja com a carne da costela deixa o assado muito mais macio e suculento. É só misturar os ingredientes, colocar sobre a costela e marinar por pelo menos 2 horas. Ah, vale dizer que o sal também será usado ao dourar a costela na brasa.

DICA EXTRA de tempero para assar costela no papel-alumínio

Como o preparo da costela no papel-alumínio é um pouco diferente, pois a temperatura é mantida dentro da embalagem, você pode usar qualquer tempero. O mais tradicional continua sendo o sal grosso, mas por que manter simples assim?

Nesse sentido, minha sugestão envolve ingredientes que trazem mais gordura e sabor, veja um exemplo:

  • 1 barra de manteiga aquecida
  • Orégano, tomilho e manjericão fresco
  • Sal grosso e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto

Aqueça levemente a manteiga para amolecer e junte os temperos. Com a costela devidamente preparada para assar, espalhe bastante azeite, polvilhe um pouco de sal grosso sobre a carne e esfregue a pasta de manteiga.

Por fim, embrulhe no papel-alumínio e leve para assar. Aqui você precisa de paciência, pois o ideal é assar em braseiro fraco, a 60cm de altura da brasa por cerca de 4 horas. Para finalizar, retire do papel e asse próximo ao braseiro, 10 minutos de cada lado.

4 ideias de tempero para a melhor costela assada na churrasqueira

Além das sugestões acima, você tem uma infinidade de possibilidades, tanto em temperos líquidos quanto especiarias naturais. Diante disso, eu montei algumas ideias que podem trazer o melhor da costela à tona:

  1. Costela assada na manteiga com marinada de vinho branco e especiarias.
  2. Costela marinada na cerveja preta com mostarda e manjericão fresco.
  3. Receita de costela no bafo com sal grosso + molho reduzido de vinho tinto.
  4. Receita de costela no papel-alumínio temperada com shoyu, azeite e especiarias como tomilho e alecrim.

6 dicas para acertar no cozimento da costela na brasa

como temperar costela para churrasco

  1. Prefira costelas com boas camadas de gordura, pois são ideais para garantir suculência e sabor, peças grandes são recomendadas.
  2. Prefira sempre sal grosso, já que a carne absorve melhor e lentamente.
  3. Nunca espalhe sal grosso direto na carne, besunte a peça com azeite para fixar melhor o sal.
  4. Quanto maior a costela, mais distante do braseiro, com os ossos virados para a brasa e gordura para cima.
  5. No momento em que os ossos começarem a ficar expostos, pode ser o melhor momento para virar a costela.
  6. Por último, aposte em temperos diferentes, com bastante ervas naturais, molhos e bebidas para marinar a costela.

Melhor estratégia de como amaciar carne de costela para churrasco

Por mais que a costela seja macia e fique maravilhosa na churrasqueira, maciez extra nunca é demais, não é mesmo? Com isso, prepare uma mistura e deixe a carne marinar por 2 horas, veja os ingredientes:

  • Vinagre
  • Azeite
  • Sal
  • Suco de limão (pouca quantidade)
  • Temperos da sua preferência

A medida base aqui é o vinagre, utilize ½ xícara (chá) de vinagre para cada quilo de carne, o restante é a gosto e opcional.

Conseguiu pegar a essência do tempero de costela? O importante é saber que não existe regra e você pode usar todo tipo de tempero, mas com cautela apenas com o sal!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para ajudar outras pessoas e até a próxima!