Como engrossar o caldo da carne: dicas e truques práticos!

Você fez uma deliciosa carne de panela, mas percebeu que o caldo ficou, será que existem maneiras de como engrossar o caldo da carne?

A boa notícia é que sim, na verdade existem muitas formas de trazer a consistência do caldo à vida. Para este conteúdo eu selecionei as principais opções que oferecem bons resultados, tudo de forma prática e bem fácil. Então, vamos conferir?

Ficou ralo? Veja como engrossar o caldo da carne em 3 dicas!

como engrossar o caldo da carne

Não adianta, por mais que você conheça uma receita, um dia ou outro ela acaba dando errado e o caldo não engrossa por nada. Nesse momento você tem uma importante decisão: tentar remediar ou comer assim?

Se optar pela segunda alternativa, saiba que separei 3 técnicas muito utilizadas para espessar caldos das mais diferentes receitas com carnes. E o melhor de tudo é fazer isso sem correr o risco de empelotar seu caldo!

1. Recorra ao ingrediente mais simples, o amido de milho

O amido de milho, tradicionalmente conhecido como maisena, é um dos melhores e mais práticos espessantes. Então, utilize 1 colher (chá) de amido cheia e mais ou menos 200ml do caldo da carne frio.

Logo, coloque o amido em uma travessa e adicione o líquido, mexendo bem para homogeneizar e encorpar. Depois disso é só levar a mistura à panela do caldo com a carne, misturar e ligar em fogo baixo para ativar o amido.

Se por acaso perceber que engrossou pouco, repita a mistura, mas utilize metade da colher. Pode fazer sem medo, pois o amido não deixa cheiro ou adiciona sabor, é um ingrediente insípido.

DICA EXTRA: nunca misture o amido de milho ao líquido quente, senão vai empelotar tudo. 😉

2. Já tentou espessar com farinha de trigo?

Há quem misture a farinha de trigo em uma porção de caldo e leve à panela, mas eu não recomendo, pois há grandes riscos de empelotar, sem contar que pode ficar com gosto de farinha.

A alternativa, então, é utilizar a técnica chamada de Beurre Manié. Não se assuste com o nome, pois é bem fácil. Basta misturar porções iguais de farinha e manteiga em temperatura ambiente até formar uma pastinha.

Em seguida, leve para ferver diretamente no caldo com a carne, mexendo sempre para incorporar e, de fato, engrossar.

DICA EXTRA: cada colher (sopa) tem o potencial para engrossar 1 xícara (chá) do caldo!  😉

3. Quer apelar à culinária francesa? Conheça o Roux!

Assim como a técnica anterior, o Roux é um ótimo e poderoso espessante. O que diferencia as técnicas, é que a mistura da farinha é feita diretamente na manteiga derretida em fogo baixo.

Depois é só mexer por 1 minuto, juntar ao menos 200ml do caldo e misturar com uma espátula até ferver e engrossar. Simples assim, a mistura pode ser adicionada à panela principal para finalizar o prato.

Qual o segredo para um caldo ficar grosso em cozidos?

Não adianta, não há mágica para ter um caldo consistente e cremoso, a não ser seguir a receita ao pé da letra, principalmente na adição da quantidade de água, que é o grande responsável pelo caldo ralo.

Porém, todos sabemos que as receitas estão sujeitas às falhas, e o segredo mesmo é saber contornar os problemas. Sendo assim, se for preciso, recorra a uma das técnicas acima.

Por outro lado, caso note que falta pouco para o molho engrossar da forma como gostaria, experimente adicionar 1 colher (sopa) de extrato de tomate ao caldo, pois além do sabor, o extrato é também um espessante muito eficiente.

Outra dica, deixe o caldo no fogo por mais tempo, assim, você faz uma espécie de “redução” do caldo! 😉

Sabia que a tapioca também pode engrossar o caldo de carne?

A farinha da tapioca não precisa necessariamente ser usada apenas para fazer tapioca e, caso tenha em sua casa, saiba que pode utilizar para engrossar o caldo ralo.

Diante disso, esse tipo de farinha é o amido extraído da mandioca, e possui propriedades que maximizam o espessamento de qualquer caldo. E o melhor de tudo, é que você pode utilizar a farinha de tapioca de duas formas.

Primeiramente, o ingrediente pode entrar no início do preparo, sendo diluído especificamente no caldo criado no cozimento. A segunda forma é após o preparo, já quando o caldo realmente não engrossou.

Com isso, misture a farinha de tapioca em um pouco de água em temperatura ambiente, de modo a não empelotar. Misture à panela e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Certamente o caldo estará com a consistência ideal.

Depois dessa nunca mais consuma caldos ralos!

Viu só como não há motivos para se desesperar quando a receita não dá certo de primeira? A alternativa é levantar a cabeça e buscar soluções e dicas úteis como as que tentei trazer para você.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você aprendeu algo que ainda não conhecia, não deixe de compartilhar para ajudar o dia a dia de mais pessoas. Até a próxima!