Carne de porco para churrasco: Qual a melhor?

Quando se fala em churrasco, as pessoas já vão logo pensando em picanha e alcatra, mas a carne de porco para churrasco pode transformar essa realidade.

Com preços mais acessíveis, cortes variados e muito sabor, as opções suínas poderiam ser bem mais exploradas. Nesse sentido, você certamente já se perguntou qual o melhor corte de porco para churrasquear em casa, não é mesmo?

Que tal entender um pouco mais sobre essa carne maravilhosa, a fim de aprender novas receitas? Continue e confira ótimas dicas que vão abrir a sua mente!

Qual a melhor carne de porco para churrasco?

carne de porco para churrasco

Será que realmente existe um corte do porco que seja melhor que o outro? Bom, para responder isso você tem que analisar o seu paladar e as preferências dos convidados do churrasco.

O que eu recomendo a você considerar é o seguinte:

  • O corte tem custo-benefício?
  • Sua maciez justifica a substituição da alcatra ou contrafilé?
  • O sabor é acentuado ou suave na medida para instigar o paladar?

A partir dessas três perguntas é possível determinar se vale a pena ou não considerar novas opções. Dito isso, posso pensar em um corte que é campeão nos churrascos que já frequentei.

E aqui estou falando do pernil suíno, esse corte é a coxa traseira do suíno. “Mas por qual razão o pernil é melhor para churrasco?”. A resposta é simples, pois o pernil inteiro é composto por diferentes cortes, como:

  • Picanha suína
  • Alcatra suína
  • Coxão mole

Portanto, ao comprar um pernil você está levando para casa todos estes cortes nobres. E o melhor de tudo é que com a carne de porco você não precisa ficar milimetricamente “recortando” os outros cortes.

Logo, basta cortar o pernil em cubos médios e assar que vai ficar perfeitamente suculento e macio. A não ser, claro, que a ideia é fazer um pernil à pururuca, aí a conversa muda, não é mesmo?

Quais os cuidados com o pernil no churrasco?

Para quem pergunta se tem como assar o pernil inteiro sem cortar em pedaços, a resposta é sim. É possível, mas nesse cenário é fundamental se atentar a algumas coisas:

  1. É crucial aprender o que fazer para o pernil assado não ficar ressecado.
  2. Se quiser fazer à pururuca, a forma de assar muda também, ou seja, será necessário levar o pernil próximo ao braseiro.
  3. Contudo, isso só deve acontecer quando o interior estiver bem cozido, úmido e suculento.
  4. Cortar o pernil em pedaços menores garante mais rapidez e maciez, uma vez que você pode controlar o cozimento com facilidade.

DICA EXTRA: outro segredo para preparar a peça inteira, é saber exatamente como temperar pernil de porco. A marinada é uma das melhores alternativas para reforçar o sabor na carne.

Como eu sei que muita gente prefere comprar cortes individuais, pois acreditam ter mais vantagem, separei outras opções igualmente fantásticas:

  • Costela suína vai bem em qualquer churrasco.
  • Copa lombo está localizada na parte superior da paleta, é macia carnuda e tem gordura entremeada que confere mais sabor.
  • Panceta dispensa comentários, pois à pururuca entrega um resultado indescritível.

Como fazer churrasco de carne de porco: 4 cortes incríveis + técnicas de churrasqueiro

Agora que sabe um pouco mais sobre o melhor corte, bem como outras recomendações, que tal partirmos para as receitas? Minha intenção é mostrar a você toda a versatilidade da carne de porco para churrasco e o que pode estar perdendo em sabor!

1. Receita de pernil assado + sugestão de tempero

  • 1,5kg de pernil cortado em cubos médios
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
  • 2 colheres (sopa) de molho shoyu
  • Açafrão, tomilho e manjericão a gosto
  • 2 dentes de alho processados
  • Suco de ½ limão Taiti

O pernil é saboroso por natureza, então, não é necessário marinar a carne nessa sugestão. Tudo que você deve fazer é colocar a carne numa tigela grande e adicionar os ingredientes.

Misture bem para espalhar sobre tudo e reserve por 10 minutos. Por último, leve à churrasqueira em fogo médio até dourar e ficar maravilhoso. Abaixo, uma receita para se orientar na hora de assar:

2. Costelinha cortada em ripa rápida e suculenta

Geralmente fazemos costelinha de porco no forno, pois é mais fácil. E nas poucas vezes que usamos a churrasqueira, coloca-se papel-alumínio para deixar mais macia.

Porém, nessa sugestão utilizaremos a costelinha cortada em ripa. Para isso, corte os pedaços de carne entre os ossos. Como resultado, temos pedaços carnudos e ultrarrápidos de assar. O tempero fica a seu critério, mas segue sugestão:

  • 1kg de costelinha cortada entre os ossos
  • Azeite, páprica picante, sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Alho em pó a gosto
  • Vinagre da sua preferência para agregar os sabores.

Coloque a costelinha numa tigela, adicione os temperos, deixando o vinagre por último. Por fim, misture para pegar essa camada de sabor em todos os pedaços e reserve por 10 a 20 minutos.

3. Panceta de uma forma como você nunca viu

Você já comeu panceta à pururuca? Conhece a técnica por trás daquela casca crocante? Então, o método mais utilizado é adicionar uma camada grossa de sal sobre o couro. Por conseguinte, o sal absorve a umidade do couro e resseca-o.

No entanto, vou ensinar uma técnica exclusiva e muito prática:

  1. Utilize 1,2kg de panceta.
  2. Em seguida, espalhe uma boa camada de farinha de trigo sobre o couro. A farinha fará o papel do sal e deixará ainda mais sequinho.
  3. Depois disso, vire a peça e corte pedaços de 3 dedos de espessura.
  4. Agora, transfira para uma tigela para temperar.
  5. Espalhe lemon pepper, flor de sal e um toque de tomilho fresco.
  6. Deixe descansando por alguns minutos para puxar os temperos.

Evite adicionar temperos líquidos para não desperdiçar a farinha colocada. Para assar perfeitamente, coloque numa distância média do braseiro e deixe até dourar e ficar crocante!

4. Filé mignon suíno é para surpreender todos os convidados

Essa última sugestão é digna de churrasco de Dia dos Pais, estou falando do filé mignon suíno. Poucas pessoas sabem que o porco tem filé mignon. E na verdade, até mesmo o formato é muito parecido com o corte bovino.

Quanto ao preparo, é possível fazer de muitas formas criativas. Você pode temperar e assar inteiro, fazer medalhões e no espeto, todas ficam incríveis. Porém, o segredo está no tempero e recomendo muito dessa forma:

  1. Corte as pontas da peça e reserve para outros preparos.
  2. Faça perfurações com a faca ao longo da peça, sem atravessar, apenas para formar um buraco.
  3. Coloque 1 dente grande de alho em cada furo.
  4. Em seguida, escolha se usa um tempero mais elaborado com pimenta preta, sal, tomilho, manjericão, açafrão e azeite.
  5. Ou opte por espalhar alho em pó e um pouco de sal.
  6. Depois é só levar à churrasqueira em fogo médio até assar por completo.
  7. Além disso, o molho barbecue traz mais sabor e deixa o mignon suíno ainda mais irresistível.

Vou deixar o vídeo de uma receita bem simples e super saborosa:

Você acha que consegui mudar sua ideia a respeito da carne de porco para churrasco? Na dúvida, experimente cada um destes cortes, pois, além de baratos, tornam o churrasco mais completo e inesquecível, vai sem medo que é sucesso!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com aquela pessoa que torce o nariz para carne suína e até a próxima!