Pernil na airfryer: Quanto tempo? Receita de como fazer

Quer dizer que você está morrendo de vontade de fazer pernil na airfryer, mas não encontrou uma boa receita? E tampouco sabe o tempo de preparo?

Quando a gente não tem churrasqueira ou paciência para ficar em cima do preparo no churrasco, a airfryer ajuda bastante. Logo, nos resta levar o churrascão à fritadeira sem óleo, claro, desde que conheça os principais pontos do preparo.

Considerando tamanha dúvida, fui em busca da melhor receita de pernil assado na airfryer. Quer descobrir o que eu encontrei em primeira mão? Vamos lá então!

Pernil na airfryer: receita completa com dicas + macetes para acertar o tempo

Aposto que você sabe bem como assar pernil no forno, não é mesmo? Esse preparo é muito tradicional e simples, geralmente feito com papel-alumínio e ingredientes que agregam umidade, como cebola e tomate.

Por outro lado, o que mais pega na airfryer é a forma como o equipamento cozinha o alimento. Isso porque a alta temperatura é direcionada à carne com mais eficiência, reduzindo o tempo de cozimento.

Como resultado, você precisa ter mais atenção, já que o pernil tende a ressecar com certa facilidade. Com isso em mente, talvez seja interessante compreender quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg. Aí sim sua vida fica mais fácil!

Ingredientes do preparo e temperos para pernil

  • 1kg de pernil fatiado com osso
  • Mix de chimichurri, tomilho, páprica picante, pimenta-do-reino, açafrão e curry a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 colher (café) de salsa, cebola e alho desidratados
  • 5 dentes de alho em pasta
  • 3 colheres (sopa) de azeite

1. Como temperar pernil para assar na airfryer

Basicamente, você tem dois caminhos na hora de temperar: preparar a mistura, passar na carne e assar. Ou então, preparar uma marinada para carne de porco, eu particularmente prefiro, nem que seja 2 horas marinando.

No caso da marinada, você pode juntar um pouco de suco de limão, vinho branco seco e água para balancear. Além disso, escolha temperos naturais para carne em ramos, como alecrim, tomilho, louro e manjericão.

Outros ingredientes que funcionam perfeitamente para dar mais sabor, é alho com casca amassado e alho-poró. Por fim, coloque a carne num saco para alimentos e adicione todos os ingredientes, deixando os líquidos por último.

O tempo médio é de 2 a 3 horas, mas fica a seu critério. “Ah, porque não tenho tempo para marinar, a carne precisa ficar pronta logo”. Nesse caso, utilize apenas a lista acima, fazendo dessa maneira:

  1. Perfure levemente a carne com uma faca, apenas para os temperos penetrarem no corte.
  2. Em seguida, espalhe os temperos secos e junte o azeite.
  3. É fundamental colocar bastante azeite para unir os temperos secos.
  4. Por último, reserve 20 minutos e está pronto para assar.

DICA EXTRA: quer sabor mais acentuado? Então, lembre-se de adicionar 1 colher de mostarda e um pouco de shoyu!

2. Como assar e quanto tempo leva para assar pernil feito na airfryer

pernil na airfryer

Quem está habituado a fazer pernil na churrasqueira, entende que quanto maior a peça, mais tempo na brasa, correto? Na airfryer não é tão diferente assim. Por exemplo, o pernil de 1kg fatiado com osso, é um pedaço robusto de carne.

Então, pode acontecer de programar por um tempo e acabar ficando cru no meio. Sendo assim, minha sugestão de tempo e temperatura é a seguinte:

  1. Pré-aqueça a airfryer a 200° por 5 minutos.
  2. Em seguida, coloque o pernil no centro do cesto.
  3. Agora, programe por 40 minutos a 180°.
  4. Como a temperatura é média, não precisa virar a carne.
  5. Ao término desse tempo, abra, vire a carne, feche e programe mais 40 minutos a 180°.
  6. Porém, quando inteirar 30 minutos da segunda etapa, abra e verifique o cozimento.
  7. Por fim, retire da airfryer e reserve alguns minutos para terminar de apurar.

Em conclusão, o tempo médio do pernil na airfryer é de 1 hora e 20 minutos, claro, considerando a nossa receita. Se você já experimentou pernil à pururuca, saiba que o resultado aqui é muito parecido, tenho certeza que vai gostar. Acompanhe o vídeo!

3. Tem como fazer pernil picado na airfryer?

Sim, caso o pernil de porco seja aquele em um pedaço inteiro, não se preocupe, é simples da mesma maneira. Contudo, antes de cortar a carne e assar picado ou em tiras, você deve assar a peça inteira para selar o exterior.

Nesse caso específico, coloque para assar por 15 a 20 minutos a 200°. Depois desse tempo, retire, corte em bifes mais finos e volte à airfryer por mais 10 minutos.

A grande vantagem desse corte, é acompanhar perfeitamente a evolução do cozimento. Desse modo, dificilmente o pernil ressaca, uma vez que tem maior controle sobre o ponto da carne.

DICA EXTRA: sobrou pernil assado e não sabe o que fazer? Faça croquetes de pernil ultra saborosos!

Dos “mesmos criadores” do picadinho com sobra de churrasco, trago uma ideia muito bacana para reaproveitar o pernil. Por ser uma carne barata e fácil de fazer, normalmente compramos além da conta e acaba sobrando pernil.

Entretanto, é crucial tomar uma decisão rápida para não perder a carne, pois resseca com muita facilidade e fica ruim. Com isso em mente, o objetivo é reaproveitar e fazer croquetes rápidos, utilizando:

  • 1 colher (sopa) de banha de porco
  • 5 dentes de alho picados
  • 400g de pernil de porco desfiado
  • 1 tomate picado
  • Orégano, páprica, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 150ml de água
  • Sal a gosto
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo

Primeiro, refogue alho, acrescente o pernil desfiado, tomate e os temperos. Em seguida, junte suco de limão, água e misture.

O cuidado maior é adicionar farinha aos poucos até dar o ponto de enrolar. Por fim, umedeça as mãos com óleo, enrole em formato de croquete, empane em ovo e farinha Panko e asse. A temperatura é 180° e o tempo é 20 minutos, virando na metade!

O que fazer para o pernil assado não ficar seco na airfryer?

O grande receio de fazer pernil assado na airfryer é ressecar demais. Naturalmente, pernil é uma carne de porco que perde umidade com extrema facilidade.

Diante dessa consideração, o que fazer para o pernil assado não ficar seco na airfryer? Costumo dizer que podemos fazer duas coisas fundamentais:

  1. Preparar uma marinada fenomenal para “diminuir” a resistência das fibras, o que permite a entrada de mais líquidos.
  2. Assar aos poucos, sempre observando o cozimento, ou seja, ficar em cima para não passar do ponto.

Se você combinar esses dois fatores então, é garantia de carne macia e realmente suculenta. “Nossa, só vi as dicas depois que assei o pernil, e ficou meio seco, como corrigir isso na próxima vez?”.

Você não precisa esperar a próxima oportunidade, aqui vai um segredinho exclusivo para você. Faça questão de preparar um molho para carne de porco.

Em último caso você tem o molho para pernil depois de assado

Você caprichou no preparo, fez questão de seguir à risca o tempo, temperatura e tempero. No entanto, viu o pernil ir de uma carne suculenta para um pedaço meio borrachudo, certo? Não se desespere, tem jeito de contornar isso.

Afinal, nada melhor do que fazer um molho para pernil depois de assado. A combinação da cremosidade e sabor do molho, “mascara” parte do ressecamento da carne. Olha que solução genial para o problema, né? Dessa forma, escolha entre:

  • Molhos agridoces, usando mostarda, laranja ou abacaxi.
  • Molho simples de cebola para “reativar” a maciez da carne.
  • Receita de molho de pimentões assados no forno e batidos com especiarias.
  • Receita deliciosa de molho de laranja, alho assado e cebola roxa.

Divirta-se com a combinação de sabores e preparos com pernil na airfryer

Tem gente que “jura de pés juntos” que nunca trocaria o maravilhoso pernil no forno pela airfryer. Porém, eu fico de longe observando como é apenas questão de tempo até essa pessoa usar a airfryer para tudo.

Afinal, dá para fazer até mesmo petisco de macarrão na airfryer, quem dirá um pernil suculento, não é mesmo? Então, é isso, não esqueça de praticar as dicas de hoje e tenha verdadeiros assados profissionais.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas facilitem seu dia a dia e tornem suas refeições mais saborosas. Se você conhece alguém que só faz batata frita na airfryer, é o momento perfeito para compartilhar o conteúdo. Até a próxima!