Encontrar a receita perfeita de molho para pernil depois de assado é a melhor opção para aprender na prática como realçar o sabor único da carne.
Diferentemente dos cortes bovinos, onde apenas sal grosso e tempero são suficientes, com os cortes suínos a história muda um bocado. Logo, para alcançar aquele saborzinho de quero mais, é preciso combinar temperos que enriqueçam o pernil.
Contudo, não se preocupe, pois separei ideias incríveis de molhos que somente você saberá fazer, surpreendendo assim o paladar de todos. Confira!
Molho para pernil depois de assado: 5 dicas rápidas para testar já!
1. Molho cremoso de cebola
Começando por um molho curinga na cozinha, o molho cremoso de cebola é ideal para acompanhar pernil. Isso porque a consistência lembra um creme, robusto e saboroso e a cebola traz um toque especial na harmonização.
Dessa maneira, você precisará de ingredientes como:
- 2 colheres (sopa) de maionese de limão
- 1 cebola fatiada fina
- 2 dentes de alho processados
- Salsinha picada
- Suco de 1 laranja
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O preparo não poderia ser mais simples, basta refogar a cebola e o alho em parte do líquido que sobrou na forma do pernil, adicionar o suco de laranja para soltar o fundo da panela e misturar.
Em seguida, acrescente maionese, salsinha, a pimenta-do-reino e misture para incorporar. Por fim, quando ficar cremoso é só desligar e servir com um belo pedaço de carne assada.
2. Molho agridoce e cremoso de mostarda com laranja
Seguindo com mais uma ideia simples, temos o molho cremoso de mostarda com laranja. Quando estes dois ingredientes se fundem na cocção, o resultado beneficia muito o pernil, já que o molho se torna parte cítrico e parte ácido, fica maravilhoso.
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de mostarda
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 ramo de alecrim fresco (ou desidratado)
- Suco de 4 laranjas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Utilizando parte do líquido restante do preparo da carne, refogue a cebola e o alho.
- Adicione suco de laranja e mostarda, mexendo para ganhar consistência.
- Corrija o sal caso necessário e coloque a pimenta-do-reino.
- Assim que formar fio está pronto.
DICA EXTRA: para ter mais cremosidade e textura de escorrer sobre a carne, experimente colocar ½ copo de requeijão cremoso, nunca mais você fará outro molho!
3. Molho de abacaxi equilibrado
Agora, se você procura um molho icônico, sabe quando você prepara o pernil e automaticamente já vem à cabeça? Então, o molho de abacaxi é um dos que casam com perfeição à carne suína, especialmente com pernil assado.
- 1 + ½ xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de melado de cana (pode ser glucose)
- Molho inglês a gosto (adicione e prove sempre)
- 1 xícara (chá) de vinagre
- 200g de abacaxi em cubos
- 150g de cogumelo em conservas
Preparando o molho com praticidade
Em uma panela média coloque água, melado ou glucose, vinagre, molho inglês e abacaxi picado. Assim que ferver, tire do fogo e acrescente o cogumelo fatiado.
A ideia é cozinhar até o molho ganhar textura, caso demore para engrossar o caldo, é possível adicionar um pouco de amido de milho dissolvido em água. Por último, transfira para uma molheira e coloque à mesa para ser degustado!
4. Molho agridoce para pernil
Essa sugestão é para quem quer rapidez na hora de fazer, pois você precisará apenas de 150g de glucose, 5 colheres de ketchup, 2 colheres de mostarda, 1 colher de molho inglês, 1 colher de vinagre e 2 colheres do caldo da assadeira do pernil, só isso.
Em uma panela, adicione todos os ingredientes, menos o caldo do pernil. Quando aquecer bem, experimente e corrija erros no tempero. Por fim, ferva o caldo do pernil na hora de servir, acrescente, misture e prontinho, é só experimentar!
5. Molho de pimentões (sugestão alemã)
Receita diretamente da Alemanha, o molho de pimentões é amplamente consumido por lá.
Mas isso não é por acaso, uma vez que a Alemanha lidera o ranking da União Europeia no consumo de carne suína, ou seja, é o casamento perfeito, anote os ingredientes:
- 3 pimentões (amarelo e vermelho)
- 200 ml de caldo de legumes
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 300g de tomates picados ou molho de tomate
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Na panela, refogue a cebola no azeite, adicione os pimentões em palitos e deixe fritar por 1 minuto. Acrescente o extrato de tomate e mexa.
O pulo do gato é adicionar a farinha de trigo antes de colocar o caldo de legumes, para evitar grumos. Feito isso, junte o caldo de legumes e deixe ferver por mais um minuto.
Para finalizar, coloque os tomates picados e deixe o molho apurar para a textura desejada. Tome cuidado para não cozinhar demais, evitando que os pimentões se derretam. Confira mais detalhes no vídeo:
Por que o molho é essencial para ser servido com pernil?
Embora o pernil tenha um sabor único, verdade seja dita, é uma carne que resseca com facilidade. Basta alguns minutos de desatenção para que o assado fique enrijecido.
Sendo assim, além de valorizar e acentuar o sabor da carne, o molho é indispensável para umedecer, de modo que possamos aproveitar uma carne tenra e suculenta.
Entretanto, para quem trabalha com espetinhos, por exemplo, é uma estratégia comercial para entregar aos clientes um produto sempre “carnudo” e com a umidade ideal, por isso utilizamos variações de molhos.
Quer saber mais sobre espetinho e como tudo isso funciona? Acesse para conhecer o Curso Mestre do Espetinho, desenvolvido com materiais completos que ajudam todos os perfis de cozinheiros e churrasqueiros, aproveite!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas. Até a próxima!