5 pratos com bisteca de porco: Veja receitas para fazer

Embora todos achem que só dá para fritar bisteca, saiba que existem inúmeros pratos com bisteca de porco. Você encontra uma receita incrível para cada ocasião.

Normalmente a gente compra para fritar, pois é o preparo mais simples e rápido. Só que essa decisão automática tira da gente a possibilidade de aproveitar mais vantagens que o corte entrega nas receitas.

Então, se você não aguenta mais fazer a mesma coisa toda vez, chegou o momento de repaginar suas receitas. Conheça 5 pratos que ficam perfeitos com bisteca!

5 pratos com bisteca de porco: receitas que rendem belas refeições

Entenda que existe uma grande diferença entre decidir o que servir com bisteca de porco, e os pratos com bisteca. Quando você escolhe um acompanhamento, via de regra a bisteca é frita, assada ou grelhada.

Por outro lado, aquele belo prato baseado inteiramente nesse corte de porco fenomenal, leva mais ingredientes, temperos e técnicas. É nesse momento que as pessoas ficam desesperadas, pois “esquecem a criatividade na gaveta”.

Pensando por este lado, escolhi cada um dos pratos a seguir com cuidado e atenção. Com isso, fica mais simples se virar com o que você tem à disposição, concorda?

1. Bisteca de porco suculenta com feijão branco e legumes grelhados

Feijão branco é algo que ninguém se lembra de fazer, não sei porque, já que tem um sabor bem diferente. E não apenas isso, mas a leguminosa proporciona pratos verdadeiramente únicos, como nossa primeira sugestão.

Imagine por um segundo um feijão cozido no ponto, macio, suculento e delicioso. Agora, traga à mesa alguns legumes cozidos e grelhados na manteiga, como brócolis de rama.

E a cereja do bolo fica por conta da bisteca frita no alho, com alecrim na carne e manteiga. Agora você me diz se tem como essa refeição com bisteca ficar ruim? Impossível, né?

Lembrando que os ingredientes abaixo são referentes a uma porção individual, ou seja, dobre se for receber convidados.

pratos com bisteca de porco

Ingredientes

  • 1 bisteca de porco
  • ¾ de xícara (chá) de grãos cozidos de feijão branco
  • 5 ramos de brócolis (floretes com parte do talo)
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 dente de alho amassado
  • ¼ de colher (chá) de páprica
  • 2 ramos de alecrim
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

O preparo é simples, basta saber como fritar bife de bisteca, adicionar os temperos e o tomilho. Depois você cozinha brócolis, grelha na mesma frigideira da carne e finaliza com feijão branco para pegar todo esse sabor. Dá uma olhada na receita:

2. Bisteca suína com virado de couve você nunca comeu

Nessa segunda proposta de prato com bisteca suína, você verá uma técnica e um preparo diferente. Antigamente, você tinha que fritar, fritar e fritar mais um pouco qualquer carne de porco. Afinal, não havia tantos cuidados sanitários como hoje.

Porém, atualmente as carnes passam por rigorosos processos de controle de qualidade. Claro, você não vai consumir carne malpassada de porco. Então, a ideia é escaldar bifes altos de bisteca, fazendo assim:

  1. Coloque 3 dedos de água numa panela.
  2. Em seguida, adicione 1 canela em pau, 1 folha de louro, 2 cravos-da-Índia, 70ml de vinho branco seco e uma pitada de sal.
  3. Estes ingredientes valorizam, aromatizam e dão sabor à carne suína.
  4. Quando a água ferver, coloque 2 bifes altos e escalde por 2 a 3 minutos no máximo. Retire, escorra e reserve o caldo da escalda.
  5. Depois disso, tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e páprica doce.
  6. Para finalizar, aqueça uma frigideira com azeite e frite a bisteca para ficar macia por 2 a 3 minutos de cada lado.

O pulo do gato é deglaçar a frigideira com parte do caldo da escalda até reduzir e servir sobre a carne. Ainda falta o virado de couve.

Esse preparo é rápido e consiste em fritar bacon, incorporar ovo batido, temperar, adicionar couve picada e deixar apurar perfeitamente. Sirva tudo num prato bem bonito e bom apetite!

DICA EXTRA: antes de escaldar as bistecas, raspe a superfície da carne para eliminar resquícios de osso serrado. Isso impede que a carne tenha qualquer sabor “estranho” depois de pronta!

3. Sugestão simples de bisteca suína com molho de cerveja

Essa é para quem gosta de bisteca na churrasqueira, mas com tempero que foge da tradição do sal e pimenta. Isso porque você vai utilizar:

  • 1kg de bisteca suína
  • 300ml de cerveja de estilo Bock
  • 1 colher (sobremesa) rasa de mostarda
  • 2 colheres (sobremesa) de molho inglês
  • 2 colheres (sobremesa) de shoyu
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto

Coloque toda a bisteca numa gamela e adicione os temperos, deixando a cerveja por último. Agora, exercite tudo que sabe sobre como marinar carne de porco e deixe por 2 a 3 horas.

Por conseguinte, você pode fritar na frigideira ou grelhar na churrasqueira. Mas o ponto alto da receita está em levar a marinada ao fogo para reduzir e engrossar. Depois é só espalhar sobre a bisteca e partir para a guarnição.

Se você fritou ao invés de grelhar, deve saber exatamente o que combina com carne de porco frita.

SUGESTÃO DE GUARNIÇÃO: prepare um delicioso arroz de forno com bastante queijo, bacon e legumes. Sirva também uma salada de batata para trazer frescor e leveza à combinação com o molho potente de cerveja da carne!

4. Refeição completa com bisteca de porco de forno com legumes e vegetais

Pessoalmente não há receita melhor do que aquela que você coloca no forno e já sai pronta. E para quem pensa que não dá para fazer isso com bisteca, é porque ainda não conhece essa sugestão.

Ingredientes

  • 1,2kg bisteca
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • 1 cebola grande fatiada
  • 3 batatas em rodelas
  • 1 pimentão amarelo fatiado
  • 5 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • Molho de pimenta a gosto
  • Molho de tomate a gosto

O preparo se divide em duas etapas. A primeira é temperar a carne de porco com bastante especiaria, condimento e temperos frescos, como cebola e alho. Em seguida, coloque a batata, cebola, pimentão e alho numa travessa.

Agora, junte todos os outros temperos, como maionese, molho de pimenta e molho de tomate. Ajuste o tempero e misture para homogeneizar. Em seguida, espalhe os legumes e vegetais por cima da carne, é hora do forno.

Então, forno preaquecido a 200° por 80 a 90 minutos, mas assim que dourar tudo já está pronto. Não entendeu alguma coisa? Confira o vídeo da receita!

5. Prato chique de bisteca suína empanada com espaguete para receber os amigos

Você já experimentou bisteca empanada? Quando pensamos sobre qual a melhor carne para bife à milanesa, é raro lembrar da bisteca. Entretanto, ao empanar bisteca você faz uma camada de sabor que segura a suculência da carne.

Além disso, a receita inclui ainda um espaguete al dente ao molho de tomate, que tal? Olha só que ideia bacana, essa sugestão pode se transformar numa maravilhosa carne rápida para almoço. O melhor da combinação é a praticidade:

  1. Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino, páprica picante, um pouco de suco de limão e azeite. Reserve por alguns minutos.
  2. Em seguida, tempere farinha Panko suficiente para empanar, separe farinha de trigo e 4 ovos batidos.
  3. Passe o bife temperado na farinha de trigo, no ovo e na farinha Panko, pressionando para fixar.
  4. Aguarde ao menos 20 minutos e frite em óleo quente para obter uma casca dourada, reserve.
  5. Para finalizar, você vai colocar de 3 a 4 tomates picados com os temperos da sua preferência numa frigideira.
  6. Quando apurar e derreter, entre com o espaguete cozido ao ponto, misture e sirva.

Uma bela sugestão de montagem é colocar o macarrão com molho no centro do prato e posicionar a bisteca linda e apetitosa por cima. Tenho certeza de que ninguém vai resistir, pode fazer bastante!

Qual dos pratos com bisteca de porco você mais curtiu?

Vamos falar a verdade, que lista mais cheia de sabor e diversidade, não é mesmo? Posso dizer com absoluta certeza, tem opção para todos os gostos.

Da combinação simples para uma refeição rápida, ao requinte da sugestão com feijão branco, é só escolher e ser feliz. Então, cabe a você tomar essa decisão!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas com a mesma dúvida e até a próxima!