Cortes do porco: 9 cortes suínos para fazer

Alguns conhecimentos na culinária são indispensáveis para o dia a dia, e um bom exemplo é conhecer detalhadamente os cortes do porco.

Uma das coisas mais comuns em açougue são pessoas simplesmente pedindo um quilo de carne de porco, sem especificar corte. Obviamente que dá para fazer as receitas que a pessoa se propõe, mas será que é possível ter o melhor resultado?

Dessa forma, para responder essa e outras perguntas relevantes, falaremos hoje tudo sobre os cortes suínos e como aproveitar cada vantagem. Imperdível, não é mesmo? Então, confere só!

9 principais cortes do porco que você precisa conhecer

1. Barriga do porco

A barriga do porco é toda a região inferior do animal. É a grande responsável por proporcionar ícones dos churrascos, como a maravilhosa panceta. Para quem se perguntava de qual parte do porco é o bacon, aqui está a resposta.

Além disso, é possível extrair o torresmo para fritar sequinho, além do próprio bacon manta. Há quem diga que panceta e barriga de porco são coisas distintas, mas na verdade não.

O que difere mesmo é a quantidade de gordura. Afinal, a panceta pode conter menos gordura, desde que o açougueiro saiba como retirar a peça. No entanto, você precisa aprender como temperar panceta para churrasco da forma correta.

Não que seja um corte complexo de temperar, mas exige alguns cuidados como a marinada e o tempo em contato com os temperos!

2. Bisteca do lombo

Já a bisteca é um corte que vai do quadril à paleta. Para se ter uma ideia, é um dos cortes mais versáteis e mais consumidos pelo churrasqueiro brasileiro. Dessa forma, se você procura um substituto para o bife bovino, a bisteca é ideal.

Porém, não se engane, porque a bisteca não atende apenas aos churrascos. Isso porque você pode fritar, fazer refogada e até mesmo assar no forno, dá uma olhada nessas sugestões:

  • Bisteca frita na manteiga com feijão branco e brócolis cozido.
  • Bisteca com batatas ao forno + mandioca cozida.
  • Receita de bisteca suína com molho cremoso.
  • Receita de bisteca na panela de pressão com batata bolinha.

3. Carré suíno

cortes do porco

Considerado o filé mignon do porco, o carré nada mais é do que o lombo acima, mas inteiro. Dessa maneira, o ponto de atenção consiste em preparos assados mais longos, de modo que o interior da peça possa ser perfeitamente cozido.

DICA EXTRA: experimente cortar o carré a cada dois ossos, a fim de deixar um bife mais alto. A ideia é fritar em altas temperaturas até selar por completo e deixar o interior úmido, casa perfeitamente com um delicioso molho de mostarda e alcaparras!

4. Lombo suíno

Para quem sempre procurou um corte versátil, com muito sabor, mas ao mesmo tempo que fosse uma carne magra, o lombo é a salvação. É simplesmente uma das carnes mais macias e suculentas do porco.

Não à toa, é também um dos cortes mais procurados, já que você pode investir em preparos únicos. Minha sugestão de ouro é um sensacional lombo suíno assado com geleia de abacaxi. Deu água na boca? Então, não deixe de acompanhar a receita a seguir:

5. Paleta

Quer um corte que dê para fazer assado, cozido, na panela de pressão e frito? Pois a paleta é a chave para a versatilidade na cozinha. Esse é o tipo de carne que fica perfeita quando aprendemos como marinar carne de porco.

Por estar localizada na parte superior do membro anterior do porco, fica próxima do lombo. Por conseguinte, carrega o osso que transfere todo o sabor incrível para a carne.

Quer ter uma experiência com a paleta que marcará seu paladar? Então, deguste a receita a seguir de paleta de porco com chutney de maçã verde (molho agridoce) e salada de batata com ovos:

6. Suã

A suã é famosa na mesa do brasileiro, quando chega a época de frio, nada mais reconfortante do que arroz com suã, concorda?

Por sua vez, depois da retirada do lombo e da costela, a suã aparece como uma surpresa divina. Isso porque carrega os sabores do osso suíno e da nobreza do lombo. “Ah, mas é recomendada para fazer com arroz né, gostaria de fazer na brasa”.

Não seja por isso, anote aí o que precisará:

  • 1kg de suã equilibrada em osso, gordura e carne
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Páprica, colorau, açafrão e cominho a gosto
  • 4 dentes de alho processados
  • Azeite suficiente para besuntar a carne

Depois que adicionar todos os ingredientes à carne, despeje azeite, deixe descansar por alguns minutos e está pronto para assar. Esse corte é tão gostoso que pode ser interessante fazer uma marinada com suco de limão e laranja, fica divino!

7. Pernil traseiro

Como o nome sugere, se trata da perna traseira do porco, é um corte facilmente temperável e resulta numa carne ultra macia. Normalmente utilizamos o pernil inteiro para assar e pururucar a pele.

“Poxa, sempre que faço pernil acaba ressecado”. Sim, esse é um problema com o pernil, pois a delicadeza da carne faz ressecar com facilidade. Por outro lado, por que você não aproveita para aprender o que fazer para o pernil assado não ficar seco?

8. Costelinha suína

Quem nunca comeu costelinha de porco no forno, não sabe o que é sabor de verdade. Esse corte consiste propriamente nas costelas do animal, que compreendem sua caixa torácica.

O pulo do gato para fazer uma boa costelinha é retirar a membrana que fica sobre os ossos. Para isso, use uma faca para levantar a pontinha e puxe até sair. Esse mero detalhe faz com que o tempero penetre por completo na carne.

Depois disso, é só alegria, experimente fazer costelinha com molho de churrasco, dá até para fazer na pressão!

9. Picanha suína

Para encerrarmos essa nossa lista de sabores suínos, temos a picanha de porco. Se você procura uma carne que é pau para toda obra, a picanha oferece maciez, suculência e um sabor que não perde em nada para a picanha bovina.

Ainda hoje muita gente desconhece a picanha suína, e quem conhece acha que custa um absurdo. No entanto, o quilo custa em média R$26,00 a R$29,00. E é razoavelmente barato pela qualidade encontrada no corte.

Uma dica pessoal que dou, é fazer picanha suína na frigideira com molho de mostarda e especiarias:

  • Picanha suína
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite, manteiga e tomilho a gosto
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 1 copo de creme de leite fresco
  • Limão siciliano a gosto

O preparo é simples, frite os bifes até dourar e incorpore os ingredientes na mesma frigideira até formar o molho. Por fim, junte a carne ao molho para reaquecer e sirva em seguida!

Você tem tudo que precisa para extrair o máximo dos cortes suínos!

Vamos falar a verdade, não tem como resistir aos cortes do porco, não é verdade? Além de ser bem em conta, há muitas receitas, temperos e ingredientes que podemos combinar.

Agora fica a seu critério experimentar cada uma das sugestões, invente e inove, pois, os cortes suínos estão aí para simplificar e tornar a nossa vida muito mais saborosa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe-o com amigos que possam se interessar por esses cortes diferentes. Até a próxima!