Como fritar bisteca de porco para ficar macia: 4 passos fáceis!

Todos sabemos que bisteca suína é uma carne saborosa, mas você sabe como fritar bisteca de porco para ficar macia?

Se por um lado a carne tem sabor incomparável, por outro é uma das mais fáceis de ressecar na fritura. E é justamente isso que tira sua suculência, chegando a ficar dura e borrachuda. Porém, tem como contornar isso com alguns segredinhos.

Cresceu a curiosidade? Quer descobrir em primeira mão o que fazer para ter a bisteca frita mais macia possível? Então, essas dicas são para você. Confira!

Como fritar bisteca de porco para ficar macia: 4 passos para a perfeição

como fritar bisteca de porco para ficar macia

Em partes, o segredo para fritar bisteca suína macia está em como temperar bisteca para fritar. Isso mesmo, certos ingredientes são capazes de amaciar ainda mais as fibras, além de ajudar a puxar mais tempero.

“Ah, entendi, basta saber temperar que a bisteca fica macia”. Embora seja uma etapa importante, não funciona necessariamente assim. Isso porque ainda é fundamental ter os cuidados necessários com temperatura e preparo na frigideira.

Afinal, assim como a bisteca na churrasqueira precisa ser preparada de uma maneira específica, bisteca frita segue a mesma linha!

1. Bisteca resfriada não responde bem às altas temperaturas

A fritura é um processo cheio de detalhes, isso sem contar os fatores que influenciam no cozimento da carne. Porém, um aspecto que impacta bastante no resultado, é a temperatura da carne, e isso serve para todas as carnes.

Por exemplo, fritar carne de avestruz exige os mesmos cuidados que a carne de frango. Dessa maneira, retirar a carne da geladeira e levar à frigideira fumegante, acontece o seguinte:

  • A diferença de temperatura entre proteína e frigideira aumenta o tempo necessário para aquecer os bifes.
  • Nesse caso específico, a carne começa a perder suco natural antes mesmo de selar.
  • E por falar em crosta caramelada e apetitosa, com a carne gelada é impossível de conseguir isso.
  • Sabe aquele ponto de carne maravilhoso e suculento? Então, pode esquecer porque fica complicado acertar.

Portanto, lembre-se de retirar a carne da geladeira com pelo menos 30 minutos de antecedência. Com isso, você tem maiores chances de deixar a carne macia!

2. Como amaciar bisteca suína com um tempero excepcional

Muita gente acredita que saber como marinar carne de porco é a única maneira de fazer bisteca macia. Contudo, essa é uma técnica para fortalecer o sabor dos temperos, ao invés de amaciar a fibra. Muito porque, bisteca é naturalmente macia.

Vou falar para você que não ajuda? Claro que ajuda, e muito. Porém, você pode marinar por muitas horas e ainda assim fritar uma bisteca ressecada. Afinal, ainda é essencial lidar com a frigideira.

Portanto, tenha essa sugestão de tempero como uma opção especial para ter um sabor incrível, combinado?

Ingredientes e técnica de como temperar bisteca

  • 1kg de bisteca suína
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • Suco de 2 limões (pode ser 1 Taiti e 1 siciliano)
  • 3 dentes de alho amassados
  • ½ cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de vinagre

Para temperar a bisteca, coloque a carne em temperatura ambiente numa tigela e acrescente os temperos secos. Em seguida, junte suco de limão, azeite e vinagre. Agora, acrescente alho e cebola, mexendo bem para pegar tempero em tudo.

Se preferir mais volume nessa “marinada” rápida, adicione vinho branco seco ou água. O tempo médio é de 1 hora aproximadamente. Quanto mais tempo em contato com os temperos, mais sabor a carne pega!

3. Quanto tempo fritar bisteca é ideal? Conheça uma técnica simples!

Costumo dizer que existem inúmeras formas de fritar bisteca de porco. A principal é aquela tradicional do dia a dia. Sabe quando você pega as bistecas marinadas, joga na frigideira quente e espera chegar no ponto?

Então, é imprescindível dominar essa técnica antes de aprender qualquer outra, pois é a que mais utilizamos nas refeições. Sendo assim, vamos utilizar os ingredientes da lista acima!

Modo de fritura simples

  1. Numa frigideira, de preferência com fundo grosso e antiaderente, coloque um fio de óleo ou azeite.
  2. Assim que esquentar o suficiente, coloque a quantidade de bisteca que sua frigideira suporta.
  3. Em seguida, não mexa na carne para caramelar um lado antes de virar.
  4. Quando começar a marejar o lado de cima, vire e repita o processo.
  5. Dourou dos dois lados? Então, despeje meio copo de água no fundo.
  6. Tampe a frigideira e deixe a água apurar até se tornar um “creme”.
  7. Para finalizar, esfregue os bifes no fundo da frigideira para soltar e retire.

Todo esse processo não deve levar mais do que alguns minutos, principalmente se o corte de porco estiver fino.

DICA EXTRA: ao invés de jogar água, experimente adicionar suco de laranja natural espremido na hora. No entanto, nessa sugestão a carne não pode ter fritado tanto, pois o suco demora alguns minutos a mais para reduzir!

SUGESTÃO EXTRA: como fritar bisteca de porco para ficar macia com técnica “avançada”?

Existe uma outra técnica que envolve mais etapas, especialmente se a bisteca estiver alta. Nesse caso, você tempera a carne apenas com sal e pimenta-do-reino.

Depois, você aquece a frigideira com manteiga e um fio de óleo e frita a bisteca individualmente. O segredo é colocar 1 ramo de alecrim na carne, 2 dentes de alho amassados e casca de limão siciliano. Junte durante a fritura para liberar os sabores.

Todavia, o grande diferencial é que você precisa “banhar” a carne com o líquido da fritura. Desse modo, todo o sabor liberado da carne, alecrim, alho e manteiga, volta para finalizar o cozimento e absorção pela carne.

Se você já aprendeu como fritar bife, mas nunca fez dessa forma, vale muito a pena experimentar. E para provar que não estou apenas falando da boca para fora, acompanhe um vídeo cheio de detalhes:

4. Segredo para manter a suculência da carne na fritura

Esse quarto passo é, na verdade, uma dica muito valiosa, por isso, anote aí para não esquecer. Independentemente se você vai fritar carne de porco, carne bovina ou filé de frango simples, o ingrediente indispensável é paciência. Então, sempre que acabar de fritar bife, siga estes passos:

  1. Depois que tiver fritado as bistecas, transfira para uma travessa com papel-toalha.
  2. O papel absorve o excesso de gordura, deixando mais enxuta.
  3. É ideal esperar ao menos 3 minutos antes de cortar a carne.
  4. “Nossa, mas assim a carne vai esfriar toda”.
  5. Para contornar isso, coloque as bistecas dentro do forno.
  6. Pode parecer mero detalhe, mas esse pequeno passo faz uma diferença tremenda.

Esse tempo de descanso garante que todos os líquidos internos retornem às fibras. Caso você corte imediatamente ao tirar da frigideira, esse suco escorre e se perde. E aí, não há nada a ser feito, pois a suculência se perde junto!

Desfrute da versatilidade e preço camarada da bisteca suína

Aprender como fritar bisteca de porco para ficar macia não contribui apenas para refeições saborosas. Isso porque é uma alternativa para economizar, já que o quilo da bisteca costuma variar entre R$15,00 a R$19,00.

E agora você sabe exatamente o que fazer para ter uma carne macia que vai conquistar todos pelo paladar. Incremente seu cardápio com mais essa opção incrível.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais, com amigos e familiares. Vai que você ainda ajuda aquele parente em apuros, não é mesmo? Até a próxima!