4 receitas de pernil de porco incríveis para fazer

Há quem só faça pernil de porco na véspera de comemorações natalinas, mas a verdade é que a variedade de receitas complementa facilmente o cardápio da semana.

O resumo do pernil suíno é uma carne macia, suculenta, saborosa, fácil de temperar e ainda mais simples de preparar. Sério, não existem ressalvas quanto a este corte de porco, é um ingrediente que cabe em basicamente todo preparo.

Então, para comprovar todas estas qualidades e vantagens, não poderia ser diferente, pois escolhi a dedo cada uma das 4 ideias de receitas. Vamos conhecer?

Pernil de porco: 4 receitas incríveis para não se arrepender de fazer

Do pernil na churrasqueira ao picadinho com legumes, do acompanhamento para churrasco ao prato principal. Essa é a realidade de quem opta por este maravilhoso pedaço irresistível de pura suculência suína.

Porém, se você pensa que o leque de opções é pequeno, se engana redondamente, pois é viável fazer tudo. Costumo afirmar que o único cuidado a mais com a carne, é aprender o que fazer para o pernil assado não ficar seco.

De resto, basta pegar seu caderninho de anotações e se maravilhar com os sabores que está prestes a descobrir!

1. Pernil suíno na panela de pressão é receita do sucesso

Pernil e panela de pressão são sinônimos de comida fácil e refeição saborosa. Devido à maciez da carne e à faixa de gordura que envolve o corte, é ideal para cozinhar na pressão. Aqui vou mostrar ingredientes simples, mas daí você pode caprichar aí:

Ingredientes

  • 1kg de pernil suíno (em peça, bife ou cubos);
  • 6 dentes de alhos processados;
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa moídas na hora a gosto;
  • Suco de 2 limões grande;
  • 1 cebola grande processada;
  • 2 cebolas médias em rodelas grossas;
  • 1 tomate grande picado;
  • Azeite e manteiga a gosto.

Modo de preparo

pernil de porco

  1. Antes de fritar a carne, faça furos ao longo da peça, de modo a penetrar os temperos.
  2. Em seguida, espalhe alho, cebola e pimentas de ambos os lados da carne.
  3. Depois disso, acrescente o suco de limão, azeite e, se preferir, manteiga em temperatura ambiente.
  4. Deixe o tempero “agir” por cerca de 2 horas na geladeira.
  5. Na sequência, adicione óleo na panela e ligue em fogo médio/alto.
  6. Coloque a carne e doure bem de todos os lados.
  7. Agora, tire a carne, coloque metade da cebola no fundo, volte a carne, cubra com o restante da cebola e junte o tomate.
  8. Se quiser formar um pouco de caldo, adicione 100ml de água.
  9. Tampe a panela, ligue em fogo alto e, quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte de 15 a 20 minutos.
  10. Esse é o tempo ideal para cozinhar perfeitamente, deixando macio além da conta.

Outra coisa que você pode fazer que fica maravilhoso, é aprender como marinar carne de porco. Assim, você garante que todo o sabor dos temperos colocados esteja presente no prato!

DICA EXTRA: experimente o pernil recheado feito diretamente na pressão

Para você que se pergunta: “nossa, comprei um pedaço de pernil grande demais, o que posso fazer de diferente?”. Simples, que tal abrir como se fosse bife, rechear e cozinhar na pressão mesmo?

O tempero para pernil de porco pode ser o mesmo do anterior, com suco de limão, especiarias e alho. Já no recheio, use ½ gomo de calabresa, cenoura, cebola, pimentão amarelo e palitos de bacon.

Por fim, o único cuidado é fechar bem com barbante e cozinhar até amolecer. Não se preocupe com os detalhes, veja o passo a passo a seguir:

2. Pernil suíno assado e cachaça é o casamento perfeito

Sempre que possível é maravilhoso dar uma mudada nas receitas, não é mesmo? E quando o preparo envolve pernil suíno suculento e cachaça na marinada, não há palavras para descrever a sensação.

“Ah, mas não consumo bebida alcoólica, e agora?”. Nem eu consumo, mas no decorrer da receita o álcool evapora, deixando apenas suas propriedades na carne.

  • 2kg de pernil
  • ½ xícara (chá) de aguardente
  • Suco de 2 limões
  • 5 dentes de alho amassados
  • 1 cebola média picada
  • Sal, pimenta-do-reino, curry, cominho, colorau e manjericão a gosto
  • Manteiga a gosto
  • 3 tomates em rodelas

Antes de mais nada, faça furos na carne e acomode-a numa tigela ou saco próprio para alimentos. Em seguida, entre com os ingredientes secos, como temperos, e depois junte os líquidos, mexendo para homogeneizar.

Leve à geladeira por 4 horas e deixe marinando por 4 a 6 horas. Depois disso, transfira para uma forma forrada com papel-alumínio, espalhe os temperos por cima e coloque o tomate.

Leve ao forno preaquecido a 250° por 2 horas, não é necessário cobrir. Após o tempo, bom apetite, porque o cheiro deve estar irresistível. Outra dica, se quiser adiantar o processo, cubra com papel-alumínio e asse a 180° por 70 minutos.

DICA EXTRA: não gosta de cachaça? Sem problemas, utilize vinho branco seco para uma substituição igualmente deliciosa!

3. Pernil de porco com molho de cachaça, pimentão vermelho e abacaxi

Se você vive se queixando que não encontra receita boa de pernil na panela de pressão, se segura. Falo isso porque essa sugestão é de arrasar quarteirão e você nunca viu algo parecido.

Para começar, coloque 1,5kg de pernil suíno em cubos numa travessa grande, faça furos para absorver tempero. Espalhe temperos da sua preferência, mas recomendo usar cebola processada, alho em pasta, cominho, suco de limão e azeite.

No liquidificador, bata 1 pimentão vermelho picado sem sementes, 1 abacaxi sem casca limpo e 1 xícara (chá) de cachaça.

Na panela de pressão, frite os cubos de pernil e reserve. Refogue alho, cebola, pimenta dedo-de-moça e manteiga até desgrudar o fundo da panela. Logo depois, coe o molho de pimentão batido e junte à panela. Não esqueça de colocar a carne também.

Por fim, ligue em fogo alto, tampe a panela e, quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe 40 minutos. Depois de pronto você tem duas opções:

  1. Servir da forma que está, com molho sobre os cubos de carne.
  2. Ou então separar e bater a carne na batedeira até desfiar por completo e servir com o molho.

Essa decisão é inteiramente sua, mas de toda forma, saiba que o resultado é o mesmo. Uma carne que desmancha, um sabor como nenhum outro e gostinho de quero mais. Dá uma olhada no vídeo para servir de apoio:

4. Pernil suíno com cerveja puro malte na pressão

O sucesso dessa sugestão está no tamanho da carne. Isso porque ao invés de cozinhar grandes pedaços de corte de porco, corte o pernil em cubos médios. Na realidade, a ideia é servir pequenas porções individuais para deixar tudo mais bonito.

Sendo assim, refogue 1 cebola grande picada, 4 dentes de alho amassados e entre com 800g de pernil cortado. Agora, adicione páprica picante, curry, açafrão e chimichurri sem pimenta, mexa e frite mais alguns minutos.

Em seguida, acrescente 200g de molho de tomate, 1 lata de cerveja puro malte, feche e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos depois da pressão. A carne sai desmanchando e o molho fica incomparavelmente saboroso, não deixe de fazer!

DICA EXTRA: para intensificar a cor da carne e do molho, troque por cerveja preta. Inclusive, você pode caprichar ainda mais nos temperos, com louro em pó, pimentão verde, limão siciliano e mais alho. Vou deixar o vídeo dessa sugestão:

Pernil de porco é para quem procura carne versátil, delicada e o puro sabor!

Fala a verdade, é uma receita de pernil de porco melhor que a outra, né? Uma dica valiosa que dou é para modificar tudo sempre que puder. Seja com um simples tempero natural para carne de porco ou nos ingredientes auxiliares, dê uma pitada de personalidade e DNA da sua cozinha nos pratos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se elas conseguiram te ajudar de alguma forma, nem que seja com uma única receita, minha missão já está cumprida. Não esqueça de compartilhar com mais pessoas e até a próxima!