O que fazer com sobras de pernil? 5 ideias criativas e práticas

Essa carne é tão versátil que, mesmo quando sobra dá para aprender o que fazer com sobras de pernil. E o melhor, com muita criatividade e incontáveis possibilidades.

Além de ser a carne de porco mais consumida, o pernil nos agracia diariamente com sabor suave e máxima flexibilidade. Não à toa, você pode fazer no forno, na churrasqueira, na airfryer, no forno elétrico e até no bafo. Incrível demais, né?

Apesar disso, quando sobra, o que você costuma fazer? Descarta? Dá uma requentada? Pois bem, hoje você verá como aproveitar as sobras com maestria!

Na dúvida sobre o que fazer com sobras de pernil? Aproveite 5 ideias criativas e práticas

Geralmente, a receita que mais costuma sobrar é o pernil assado, independentemente se você faz no forno ou na churrasqueira. Isso acontece porque uma peça média costuma pesar no mínimo 2kg a 3kg.

Nesse cenário, é valioso saber quantas pessoas 1kg de pernil serve, a fim de minimizar as sobras, concorda? Antes que o desespero bata à porta, já anote aí a quantidade de receitas para incorporar a sobra de pernil!

1. Sobra de pernil assado dá uma misturinha de primeira para o dia a dia

Quem não ama praticidade na cozinha, possivelmente tem passado pouco tempo na direção do fogão. É por isso que a maioria das donas de casa tem aquela carne rápida para almoço na ponta da língua.

Dessa maneira, para abrir nossa lista e chamar sua atenção, lhe apresento algo que é salva-vidas das refeições. Estou falando de um “refogado” muito simples, mas que combina sabores surpreendentes, economia e, claro, simplicidade, você precisará:

  • Azeite ou manteiga para refogar
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola média picada
  • ½ pimentão cortado em rodelas (prefira o vermelho ou o amarelo)
  • Açafrão, colorau, pimenta-do-reino e páprica defumada a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 400g de sobra de pernil assado em tiras finas

Numa frigideira, coloque a manteiga e aguarde derreter em fogo médio. Ah, junte também um fio de azeite para não queimar e coloque o pernil. O ideal é dar apenas uma esquentada, no máximo, uma leve dourada.

Em seguida, junte a cebola e os temperos, lembrando que a carne está temperada, então, devagar no sal. Depois de uns 2 minutos, ponha o pimentão, misture e deixe murchar, sua misturinha está pronta.

DICA EXTRA: é um reaproveitamento simples? Sem dúvidas, mas me fala se não é atrativo e realmente econômico? Se preferir, frite tudo na banha de porco, adicione tomate, azeitona, milho, ervilha, palmito ou quem sabe uma seleta!

2. E quem disse que escondidinho de pernil cremoso não fica bom?

Que tal pegar o tradicional escondidinho feito com frango desfiado, e transformar num “escondidão” de pernil? Para a receita, você precisará de um purê aveludado e cremoso, que pode ser feito de mandioca ou batata.

Além disso, o recheio leva bastante pernil desfiado, tomate, extrato de tomate, requeijão cremoso, muçarela de monte e parmesão. O segredo está na hora de refogar cebola, alho e os temperos naturais, ou seja, capriche para obter um sabor único.

Por último, coloque metade do purê numa travessa, cubra com fatias de muçarela e metade do recheio de pernil. Repita o processo, mas deixando a outra metade do purê para cobrir o recheio.

O pulo do gato para deixar com uma cara imperdível, é salpicar parmesão ralado e gratinar no forno. Não há preparo melhor para aproveitar as sobras de pernil, fique com a receita completa:

3. Conheça uma opção de salada com sobra de pernil facílima

É até estranho sugerir salada com pernil, sendo que salada é um dos bons acompanhamentos para pernil, não é mesmo? Mas garanto a você que essa sugestão funciona que é uma beleza. E o melhor de tudo, você tem os ingredientes na geladeira:

o que fazer com sobras de pernil

  • 3 batatas descascadas e cozidas em cubos
  • 2 tomates sem pele e sem semente picados
  • 1 cenoura ralada fina
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 cebola pequena picada
  • 6 colheres (sopa) de azeite (para o molho)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool (para o molho)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 + ½ xícara (chá) de sobras de pernil assado desfiado
  • Orégano, manjericão e ervas finas a gosto

Para fazer a salada, basta colocar o pernil numa tigela e acrescentar os vegetais crus. Por cima, junte as batatas e salpique os temperos, misture tudo muito bem antes de entrar com o molho.

E por falar nisso, combine azeite com vinagre e uma pitada de tempero. Por último, despeje o molho sobre a salada, mexa para pegar em tudo e sirva bem fresca.

O resultado é tão positivo que serve como uma saborosa salada para acompanhar chester, que tal?

4. Aprecie uma receita fantástica de arroz de carreteiro com sobra de pernil

Confesso a você que antes de preparar esse arroz carreteiro com pernil, mal sabia por onde começava essa receita. Isso porque existe certo mistério no preparo desse arroz tão clássico da cozinha brasileira. Sem contar as inúmeras versões, né?

No entanto, aqui nós faremos uma pequena mudança, ou seja, trocar a carne seca pelo pernil. Há quem diga que não fica tão bom, já eu tenho convicção de que o pernil oferece uma umidade extraordinária.

Além das sobras de pernil, a receita leva calabresa, bastante alho laminado, tomate em cubos, pimentão e pimenta-biquinho. Tirando estes ingredientes, o preparo segue a linha do arroz nosso de cada dia.

Com isso, refogue e frite tudo e cozinhe o arroz até ficar al dente, deixando a água secar bem. Nunca fez arroz carreteiro? Sem problemas, com a receita a seguir você conseguirá de olhos fechados:

5. Já enjoou da farofa tradicional? Farofa de pernil desfiado completa!

Sempre que faço pernil assado ou escolho pernil como assado para fim de ano, procuro evitar as farofas. Não que sejam ruins, mas para o meu paladar a farofa tende a “roubar” umidade da carne.

Entretanto, nessa quinta e última sugestão, admito que me rendi à farofa de pernil desfiado. Não sei explicar, mas parece que a carne recupera parte da sua umidade nesse preparo.

Sabe aquela farofa de bacon? Então, acho que a partir de agora ela ficará em segundo plano. Afinal, a receita com pernil é muito diferente, anote o passo a passo com os ingredientes:

  1. Em uma panela, aqueça azeite e frite 3 dentes de alho.
  2. Na sequência, adicione 300g de pernil desfiado grosseiro e misture.
  3. Para ajudar na umidade, acrescente 1 xícara (chá) de água.
  4. O segredo é incluir chimichurri, orégano, colorífico, pimenta síria e pimenta calabresa, deixando cozinhar até apurar os líquidos.
  5. Em seguida, junte ½ pimentão amarelo e ½ pimentão vermelho picados em cubos.
  6. Não esqueça também de ralar 1 cenoura média, refogue mais 2 a 3 minutos.
  7. Por fim, acrescente cerca de 250g de farinha temperada aos poucos, dosando para não perder a umidade.
  8. Decore com pedaços de ovo cozido e rodelas inteiras na hora de servir.

Agora só falta escolher a carne para ceia de Ano Novo e repetir a dose com um banquete dos deuses!

Não passe mais perrengue sobre o que fazer com sobras de pernil

Agora você só jogará as sobras fora se quiser. Afinal, aprendeu 5 deliciosas e irresistíveis receitas, concorda? A propósito, sempre que tiver que definir o que fazer com sobras de pernil, encare isso como uma boa oportunidade.

Oportunidade para descobrir novas receitas, explorar sabores inéditos e criar texturas que enchem a mesa com diversidade. Bom, pelo menos é assim que eu vejo as coisas e, até hoje, nunca me decepcionei com as opções.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você viu algo que te surpreendeu de verdade, compartilhe o conteúdo. Me ajude a ajudar outras pessoas que estão sem saber o que fazer. Até a próxima!