4 Receitas com frango desfiado para almoço

Descobrir boas receitas com frango desfiado para almoço não traz apenas sabor à mesa, mas transforma a praticidade das refeições.

Isso porque você pode congelar o frango desfiado e ir utilizando conforme elabora o cardápio semanal, muito bom né? Porém, é essencial inovar nos preparos, de modo a não cair na mesmice e acabar enjoando, concorda?

Então, nada melhor do que acompanhar em primeira mão as ótimas receitas com frango separadas especialmente para você. Desfrute das dicas certeiras para colocar em prática o quanto antes. Vamos conferir?

4 receitas com frango desfiado para almoço ficar completo e saboroso

receitas com frango desfiado para almoço

O que seria da dona de casa brasileira, se não fosse o frango desfiado na panela de pressão? Contudo, uma coisa é saber desfiar, outra totalmente diferente é entender como essa carne versátil valoriza outras receitas.

Digo isso porque é como se nós nascêssemos sabendo como temperar frango desfiado, mas juntar no escondidinho é o desafio. Além disso, até mesmo no tradicional arroz de forno você deve saber harmonizar ingredientes e temperos.

Do contrário, você está apenas desperdiçando tempo e colocando boas carnes a perder. Costumo dizer que é melhor ter assertividade na cozinha, ao invés de aprender o que fazer com sobras de frango.

1. Esse frango gratinado simples será sua nova receita “xodó”

Para darmos início às receitas, escolhi uma sugestão que é a coisa mais fácil. Sabe quando você faz um arroz branco soltinho, uma salada refrescante e tem aquele frango desfiado na geladeira?

Então, aqui nós faremos um frango cremoso gratinado, supersimples e rápido, marque os ingredientes:

  • 1kg de peito de frango cozido, desfiado e temperado (guarde a água do cozimento);
  • 1 tomate picado;
  • ½ cebola picada;
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 copo de requeijão (molho);
  • 1 caixinha de creme de leite (molho);
  • ½ lata de milho verde (molho);
  • 150g de muçarela e parmesão.

Tirando o requeijão, provavelmente você tem todo o restante dos ingredientes, não é mesmo? E quando falei que era fácil, não estava mentindo, pois, a receita se divide em 3 partes.

Refogando ingredientes e deixando o frango suculento

Numa panela, adicione azeite, coloque a cebola e o alho, refogue até dourar. Em seguida, junte o tomate, tempere e deixe apurar. Depois disso, acrescente o frango e refogue, adicione caldo do cozimento para umedecer e finalize com o cheiro-verde.

Preparando o molho rápido

No liquidificador, coloque milho, creme de leite, requeijão e 100ml do caldo do cozimento do frango. Por fim, bata até virar um creme homogêneo e lisinho.

Levando ao forno para gratinar

Agora, se você se pergunta se pode assar frango em travessa de vidro, basta colocar o frango refogado no fundo. Em seguida, despeje o creme de milho e salpique queijo até cobrir.

O último passo é levar ao forno a 200° até gratinar. Demais essa receita, não é? E outra, é um baita de um acompanhamento completo que rende muito, veja tudo pelo vídeo da receita:

2. Receitas tradicionais também funcionam que é uma beleza

Na hora de escolher aquela receitinha rápida com frango desfiado, muita gente inventa moda, procurando ideias mirabolantes. Embora a criatividade na cozinha seja uma grande qualidade, não funciona bem para tornar as coisas rápidas.

É justamente por isso que minha segunda sugestão é uma mistura de batatas em lâminas, queijo e muito frango. Assim como na receita anterior, aqui você basicamente mistura os ingredientes e leva ao forno. Você precisará de:

  • 1kg de batatas sem casca, em rodelas e cozidas al dente
  • 600g de frango desfiado e temperado
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 100g de requeijão cremoso
  • ¼ pimentão amarelo picado
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e cheiro-verde a gosto
  • Temperos naturais para carne a gosto

Modo de preparo rápido

Refogue os ingredientes, como cebola, alho, pimentão, tomate, lembrando de colocar os temperos. Depois você acrescenta o molho de tomate e o requeijão para dar textura e consistência. Refogue até apurar e ficar parecendo recheio de coxinha.

Para o molho, utilize 1 caixinha de creme de leite, 300g de requeijão cremoso e temperos da sua preferência. Não precisa nem de liquidificador, basta colocar numa tigela e misturar até ficar cremoso.

A montagem é bem simples também, coloque uma camada de molho branco no fundo e cubra com batatas cozidas. Em seguida, faça uma camada de frango cremoso e espalhe mais creme. Agora, é só ir sobrepondo as camadas até acabar os ingredientes.

Finalize com um toque de muçarela em fatias e orégano, levando ao forno a 200° até dourar e gratinar. Não tem erro e traz muito sabor ao almoço, pode apostar.

DICA EXTRA: caso sinta que o frango está ressecado, utilize parte do caldo do cozimento cheio de sabor. O mesmo também funciona no molho, ou seja, ao invés de adicionar sal, pode colocar o caldo bem temperado e saboroso!

3. Arroz de forno com frango é para salvar qualquer almoço

Você já tinha o almoço planejado, onde decidiu fazer um arroz branco soltinho e legumes cozidos. Quando de repente, aparecem mais convidados de última hora, e agora, como fazer algo que dê para todos?

Bom, o arroz está pronto e quando olha na geladeira, como milagre você tem frango desfiado cozido e temperado. Fechou, é hora de preparar um delicioso arroz de forno recheado com muito frango e queijo.

Essa é uma bela sugestão de carne rápida para o almoço. Afinal, você refoga os ingredientes de preferência, incorpora o frango e, quando estiver no ponto, acrescenta arroz. Porém, o truque é montar camadas repletas de sabor, fazendo assim:

  1. Coloque metade do arroz com frango no fundo de uma travessa.
  2. Agora, faça uma camada com queijo muçarela e presunto.
  3. Para dar um toque especial, espalhe 4 colheres (sopa) de requeijão.
  4. Em seguida, coloque o restante do arroz e espalhe bem por tudo.
  5. O toque final é mais queijo muçarela, presunto e orégano.
  6. Leve ao forno a 180° por 25 minutos.

DICA EXTRA: no recheio, você pode colocar milho, ervilha, cenoura e batata em cubos, cheiro-verde e tudo mais que preferir. Nesse tipo de preparo não há limites, pois, essa “gororoba” guarda um sabor único! Acompanhe os detalhes no vídeo:

4. Experimente essa “opção leve” de salada com frango

“Ah bom, achei que não fosse ter uma sugestão com frango desfiado fit nessa lista”. Opa, aqui eu penso em tudo, não poderia deixar de considerar as pessoas que preferem acompanhamentos mais leves com frango.

  • 4 colheres (sopa) de maionese com toque de limão
  • 400g de frango desfiado grosseiro
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 cebola média picada pequena
  • ½ beterraba média ralada fina
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cenoura pequena ralada fina
  • 1 xícara (chá) de repolho branco ou roxo ralado fino

Coloque o frango numa travessa e adicione o restante dos ingredientes, deixando a maionese por último. A ideia é acrescentar a maionese de modo que a salada fique cremosa.

Em seguida, leve à geladeira por 30 a 60 minutos e sirva uma salada nutritiva e deliciosa. Essa é uma daquelas saladas para acompanhar peixe que fica maravilhosa no almoço do dia a dia.

Transforme suas refeições com a versatilidade do frango desfiado

Estas receitas com frango desfiado para almoço são meras sugestões de alguém que ama diferenciar os preparos das refeições. O que quero dizer, é que você pode fazer as alterações que preferir, seja ao acrescentar ou substituir ingredientes.

Por exemplo, na salada você pode trazer muitos outros ingredientes, como abobrinha ralada, acelga picadinha, azeitona preta, a controversa uva passa, muçarela de búfala e tantas outras possibilidades. Na hora de inovar, sua identidade conta muito.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar para que mais pessoas possam aproveitar aquele franguinho desfiado que está esquecido na geladeira. Até a próxima!