Tempero para churrasco: 17 Opções simples para temperar

Alguns dizem que o coração do churrasco é a carne utilizada, mas é através do tempero para churrasco certo que você consegue realçar todo o sabor das carnes.

Se você pegar uma picanha, por exemplo, certamente usará menos temperos, pois o sabor está todo na carne e gordura. Por exemplo, preparar cupim na mesma regra pode resultar numa carne sem muito sabor, não há gordura suficiente ou marmoreio.

É por isso que você deve conferir as ótimas dicas que separei, já que falaremos detalhadamente sobre os temperos mais usados e como usá-los. Confira!

Tempero para churrasco: 17 combinações mais utilizadas

tempero para churrasco

Eu tinha um conhecido muito teimoso que batia na tecla de que para a carne ficar boa, independentemente do corte, sal grosso bastava. Um belo dia compramos uma fraldinha em peça, só que não tinha tanta gordura.

Pois bem, na hora de preparar a carne, ele economizou no sal e não usou mais nada, resultado? Acabamos com uma carne macia, sem dúvidas, mas insossa, essa carne para churrasco com gordura não é a ideal.

O que quero dizer com essa história, é que cada carne tem seu tempero certo, aquela combinação que eleva seu sabor natural. Pensando nisso, todas as sugestões estão separadas por tipo de carne, aproveite!

5 ideias de tempero para carne vermelha

Diferentemente da carne branca do peixe assado na brasa, por exemplo, que precisa de algumas especiarias, as carnes vermelhas, especialmente as de maior qualidade, como picanha, alcatra, contrafilé e ancho, realmente dispensam as “firulas” na hora de temperar.

Afinal, o marmoreio da gordura entremeada e a capa de gordura são suficientes para dar o sabor que procuramos. Embora eu ainda acredite que toda carne pode ser temperada como bem entendemos. Conheça alguns mixes:

  1. Sal de ervas: sal grosso moído com a erva que preferir, como ervas finas, ervas de Provence, chimichurri, tomilho e alecrim, ideal para carnes assadas na brasa.
  2. Tempero tradicional: leva cebola, alho, cebolinha, azeite e sal, é um tempero curinga, pode ser usado em qualquer carne.
  3. Tempero com shoyu: o que muda é o shoyu e o orégano, que entregam mais profundidade de sabor, ideal para carnes de sabor menos intenso, como lagarto, maminha e fraldinha.
  4. Mix de sal, tomilho e pimenta-do-reino: composição também curinga, tempera bem desde picanha até ponta de peito.
  5. Manteiga temperada com ervas: para quem gosta de um sabor mais intenso, a manteiga temperada com ervas é sensacional, podendo ser usada como pasta na hora de assar, leva sal e fica divino.

9 temperos para churrasco com carne de frango + sugestão prática

A carne do frango possui naturalmente sabor mais leve, é uma carne que pede mais temperos. Tenha cuidado apenas ao fazer diretamente na brasa, seja o filé de frango ou coxa e sobrecoxa, pois o tempero acaba não abrandando.

Sabores cítricos combinam perfeitamente, não à toa, uma das melhores receitas de tempero para frango é usar especiarias e suco de laranja. Dessa forma, escolha entre:

  1. Açafrão.
  2. Colorau.
  3. Orégano.
  4. Pimenta-do-reino.
  5. Pimenta branca.
  6. Chimichurri completo.
  7. Suco de laranja natural.
  8. Suco de limão.
  9. Mostarda em grãos ou em pó.

Com isso você tem um leque considerável de opções, podendo escolher 1 ou 2 especiarias mais o sal e o suco de laranja ou limão. Deixarei uma recomendação pessoal de mix que costumo usar sempre que faço filé de frango grelhado:

  • 1 cebola pequena picadinha
  • 4 dentes de alho amassados
  • Ervas finas, chimichurri, açafrão, pimenta-do-reino e sal a gosto.
  • Suco de 4 laranjas
  • Toque de mel (opcional)

Pegue os filés e besunte azeite ou manteiga derretida, espalhe os temperos secos, inclusive a cebola e o alho. Em seguida, coloque a carne em uma embalagem para alimentos, adicione o suco de laranja e o mel.

A ideia é marinar a carne por pelo menos 2 horas na geladeira, depois você leva à grelha da churrasqueira e utiliza o líquido para pincelar, formando uma crosta magnífica de sabor e cor alaranjada. Dá certo também na frigideira!

3 temperos para churrasco de carne suína

Se você quer ter sucesso no sabor da carne suína, recomendo que aprenda como marinar carne de porco. Isso porque é uma carne que demora mais tempo para absorver o sabor dos condimentos, isto é, quanto mais tempo na “salmoura” mais sabor.

  1. Marinada para carne suína com abacaxi, gengibre, alho, cebola e pimenta preta.
  2. Marinada de cachaça e ervas frescas com manjericão e tomilho.
  3. Opção de marinada no vinho branco, alho e cheiro-verde fresco.

Aposte em ingredientes ácidos, cítricos e use bastante líquido, seja com cerveja, vinho, azeite, cachaça e manteiga. A manteiga em especial é ideal para agregar o sabor ao temperar carne de porco, acompanhe um vídeo de marinada:

Molho como tempero para churrasco: 6 sugestões práticas

Você sabia que muitas pessoas não consideram molhos como um tempero válido? Já os profissionais do churrasco afirmam que os molhos são sim excelentes complementos para temperar carne para churrasco.

Por exemplo, talvez você queira apenas jogar um sal sobre a carne e assar na brasa, preservando as características naturais. Entretanto, por que não aliar a maciez e sabor de churrasco com um molho para lá de especial?

Pois então, é disso que estou falando, mergulhar aquele belo bife em um molho de alho cremoso, já imaginou que explosão de sabor? Fique com sugestões rápidas:

  1. Molho de alho, creme de leite fresco e ervas frescas.
  2. Molho chimichurri com bastante azeite para cortes como o ancho argentino.
  3. Tradicional molho picante com pimenta dedo-de-moça.
  4. Maionese verde com alho tostado na brasa.
  5. Aromático molho de bacon defumado.
  6. Sugestão de molho de queijo com gorgonzola.

Qual tempero da lista você mais se identificou? Quando você entende que pode usar diferentes temperos em uma mesma receita, é o momento em que passa a aproveitar o sabor verdadeiro das carnes.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de tempero para churrasco, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até mais!