Petiscos de frutos do mar: 4 Entradinhas para servir + ideias incríveis

Seja pelo preço dos ingredientes ou receio da complexidade ao preparar, quase ninguém sabe fazer petiscos de frutos do mar. Isso está prestes a mudar para você.

Depois que aprendemos a fazer esse petisco, entendemos que existem infinitas possibilidades para transformar o happy hour. Porém, embora as entradinhas sejam simples, cada fruto do mar tem suas particularidades e segredos.

É justamente isso que pretendo mostrar a você hoje, muita dica bacana, sabor e facilidade no preparo. Afinal, nós só queremos comer bem e aproveitar o momento!

4 petiscos de frutos do mar para arrasar no encontro com os amigos + ideias inacreditáveis de tão saborosas

A primeira coisa que costumamos considerar são as entradas que combinam com camarão. Talvez porque preparar camarão seja considerado mais simples e objetivo. Mas isso é só a “ponta do iceberg”, ou seja, dá para se aprofundar muito mais.

Na verdade, os frutos do mar representam a maior diversidade na culinária, a exemplo da feijoada de frutos do mar. Acredite se quiser, mas esse prato é fantástico e nos entrega um sabor complexo e agradável ao mesmo tempo.

Montei uma lista que, modéstia à parte, ficou incrível. Então, é uma obrigação você avaliar as sugestões e reproduzir em casa, combinado?

1. Lula recheada com parmesão e cream cheese é “coisa fina”

Os pratos com lula estão presentes em praticamente todo cardápio de restaurante que trabalha com frutos do mar. Lembro como se fosse hoje, uma vez estava num restaurante que servia lula cozida na pressão.

Isso já faz anos, mas nunca esquecerei daquele sabor indescritível que marcou a minha memória. Então, a minha intenção com essa primeira dica é oferecer a você a mesma experiência.

Logo, o petisco que abre nosso cardápio é lula recheada com uma mistura de parmesão fresco ralado e cream cheese. O segredo, no entanto, está na maneira como você limpa a lula, depois é só alegria. Conheça os ingredientes:

  • Manteiga suficiente para refogar e saltear os ingredientes
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 400g de cogumelo Shimeji claro picado grosseiro
  • 1 xícara (chá) de cream cheese de boa qualidade
  • 6 tubos de lula grandes limpos (600g a 700g)
  • Azeite para incrementar o tempero
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e ervas finas a gosto
  • Parmesão fresco ralado suficiente para agregar ao recheio

A receita consiste em refogar os ingredientes do recheio, sem exagerar para não deixar nada borrachudo. Depois você acrescenta o parmesão ao final da refoga, mistura e reserva. Por último, junta o cream cheese ao recheio, mistura e recheia a lula.

O último passo é espetar a lula para não vazar e selar na frigideira brevemente. Lembre-se de que a lula passa do ponto rapidamente, com isso, grelhe rapidamente na frigideira quente com manteiga.

DICA EXCLUSIVA: caso não goste tanto dos ingredientes, você sempre pode rechear com uma mistura de camarão. Uma combinação que adoro fazer por aqui, é camarão pequeno salteado na manteiga de ervas e palmito, irresistível!

2. Petisco de camarão é uma ótima alternativa + 6 ideias exclusivas e deliciosas

Como falar em petiscos de frutos do mar, e não lembrar das versões com camarão, né? Gosto de brincar que o petisco de camarão costuma ser o “amendoim” do churrasco de pobre [risos].

E se você pensou apenas no camarãozinho frito com um pouquinho de cebola, abra a sua mente. Para ajudar nessa tarefa, reuni ideias únicas para você, ao final terá um vídeo superbacana:

  1. Camarão empanado: a melhor alternativa é fazer camarão empanado na airfryer, rápido e delicioso. Capriche nos temperos e empane na farinha Panko, sirva com um molho cítrico.
  2. Escondidinho de camarão: aqui a ideia é fazer pequenas porções de escondidinho de camarão. Use mandioquinha para a massa e alie um queijo cremoso ao recheio.
  3. Espetinho de camarão com tempero especial: quer algo rápido e gostoso? Experimente o espetinho de camarão, que dá para combinar com queijo e até mesmo empanar.
  4. Bolinho de camarão e carne de siri: a combinação de camarão e carne e carne de siri entrega um sabor inesperado. O truque é o tempero adicionado, que precisa harmonizar com ambas as carnes.
  5. Camarão na moranga: quem curte um bom petisco gourmet, vai se amarrar nessa ideia brilhante. Pequenas morangas assadas, camarão pequeno bem temperado e um molho apetitoso, experimente.
  6. Ceviche de camarão: por último, temos o ceviche de camarão. A intenção é preparar uma receita grande e quebrar em pequenos potinhos para entradinhas. Todos vão amar a iniciativa e qualidade.

Já que agora você conhece 6 formas de diferenciar no petisco de camarão, achei um vídeo espetacular. Nele você encontrará um petisco com queijo coalho, dá uma olhada e surpreenda-se:

3. Dá para fazer petiscos de frutos do mar com polvo?

Não só dá para fazer, como o resultado dos preparos é algo que você talvez nunca tenha experimentado. Aliás, considerado uma verdadeira iguaria, o polvo nos agracia com uma textura delicada e um sabor que marca o paladar.

Dentre as muitas receitas, separei duas que acredito serem indispensáveis para um cardápio de petiscos de qualidade.

SUGESTÃO 1 – Polvo à vinagrete

Essa é para quem já estava programando fazer churrasco de frutos do mar. Dessa maneira, o petisco precisa seguir a mesma linha, concorda? Você não vai servir aquela bela lagosta assada com pão de alho, simplesmente não combina.

  • 1 polvo médio
  • 2 cebolas roxas pequenas picadas
  • 1 pimentão amarelo picado
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 2 tomates italianos picados
  • ¼ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

  1. Primeiramente, você precisa cozinhar o polvo em água com um pouco de sal por 40 minutos em média.
  2. Acompanhe o cozimento e não deixe passar da consistência ideal.
  3. Depois de cozido, corte o polvo em pequenos pedaços, do tamanho dos legumes e vegetais.
  4. Em seguida, em uma tigela de vidro, adicione os ingredientes restantes.
  5. Finalize com sal, pimenta e o polvo picadinho.
  6. O toque de mestre é levar à geladeira por meia hora para absorver bem os sabores.
  7. Feche com chave de ouro ao salpicar cheiro-verde.
  8. Separe em pequenas porções para que cada pessoa aprecie essa obra de arte.

Se quiser diferenciar ainda mais, basta se perguntar qual fruta se usa no churrasco brasileiro, trazendo frescor à vinagrete!

SUGESTÃO 2 – Polvo crocante é demais!

petiscos de frutos do mar

Essa segunda sugestão é campeã e todo mundo ama. Não é para menos, já que falamos de polvo empanado e frito super crocante. Corte o polvo em pedaços pequenos, temperando com sal e temperos naturais a gosto.

Em seguida, separe a farinha de trigo, os ovos batidos e a farinha Panko. Mas é interessante temperar cada uma destas “etapas” com sal e pimenta. Para finalizar, passe o polvo na farinha de trigo, nos ovos e na Panko.

Agora é só esquentar óleo numa panela e fritar até ficar crocante, dourado e ainda macio. Sirva com um molho tártaro ou quem sabe um molho de mostarda aveludado!

4. Bolinho de caranguejo é para arrancar elogios até dos mais invejosos

Quer dizer que você sabe como temperar caranguejo e queria algo para colocar esse conhecimento em prática? Olha só que delícia: bolinhos de caranguejo muito bem temperados, fritos, crocantes e douradinhos? Juntou água na boca? Anote aí:

Ingredientes do bolinho de caranguejo

  • 500g de carne de caranguejo desfiada
  • 1 cebola picada
  • ½ pimentão amarelo ou vermelho picado
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 3 dentes de alho picados
  • ½ xícara (chá) de parmesão fresco ralado
  • Salsinha picada a gosto
  • ¼ xícara (chá) de maionese
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo suficiente para fritar os bolinhos

Tirando o sal e a pimenta, coloque todo o restante numa tigela e misture juntamente com a carne de caranguejo. É importantíssimo formar uma mistura bem uniforme e que não grude na mão.

Em seguida, tempere a gosto e vá formando pequenas bolinhas com a massa, do tamanho que preferir para a porção. Por fim, frite em óleo quente até dourar e aparentar estar crocante, escorra o excesso de óleo e bom apetite.

Na receita do vídeo a seguir, você verá outros ingredientes, mas é a base ideal para você acertar em cheio no preparo:

Os petiscos de frutos do mar serão a grande estrela das suas comemorações

Não importa se você está passando apenas um momento com os amigos e familiares, ou comemorando algo importante. Saiba que os petiscos de frutos do mar podem oferecer receitas de entradas fáceis, versáteis e com sabores inconfundíveis.

Agora você tem ao menos, deixa eu ver, ah, até perdi as contas de quantas opções diferentes [risos]. Mas o mais importante é não deixar de experimentar tudo que fiz questão de colher a dedo para você, hein?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aliás, você viu uma sugestão que te lembrou de alguém? Então, por que você não compartilha o conteúdo com a pessoa? Já imaginou marcar algo no fim de semana seguinte? Até a próxima!