Ceviche de camarão: Como fazer?

Embora o ceviche tradicional seja feito com peixe, é o ceviche de camarão que tem ganhado diariamente o coração dos amantes da culinária peruana.

E não é para menos, o resultado é igualmente satisfatório à receita clássica. Além disso, essa versão abre espaço para seguir muitas direções únicas, seja com um toque oriental, asiático ou mesmo brasileiro.

Então, se você não quer perder nenhuma dica valiosa, recomendo demais que acompanhe o conteúdo. Venha descobrir o melhor do ceviche prático!

Como fazer ceviche de camarão de um jeitinho especial e delicioso?

ceviche de camarão

Antes de mais nada, confesso que não tinha ideia dos incontáveis preparos que dá para fazer nesse ceviche. Por exemplo, quando você escolhe um peixe para ceviche, automaticamente já pensa nos ingredientes tradicionais, como cebola, limão e azeite.

Porém, quando utilizamos frutos do mar, no caso camarão, você não tem noção da gama de mudanças possíveis. Estou falando de variar no tempero, no processo de “cozimento” da carne e ingredientes que compõem essa delícia de prato.

Sendo assim, decidi abordar as dicas de uma maneira exclusiva para você. Isso porque vou mostrar como limpar corretamente o camarão, além de 3 técnicas únicas para finalizar a receita. Que tal partirmos nessa jornada rica em sabor e texturas?

Como limpar camarão para fazer ceviche?

Se você não curte limpar frutos do mar, aqui não tem escapatória, você vai ter que aprender como limpar camarão. “Ah, mas pretendo comprar aquele camarão pronto, congelado e tudo mais”.

Bom, você até pode comprar, mas prefira utilizar camarão fresco. Sabe aquele que você encontra na bancada da peixaria? Então, esse camarão fresco entrega todo o sabor desse crustáceo fantástico. Para limpar, siga estes passos:

  1. Com uma faca, faça um pequeno corte na barriga e retire toda a casca.
  2. O movimento ideal para tirar com facilidade, é beliscar a pele e puxar, vai sair como se fosse uma “capa” envolta no camarão.
  3. Feito isso, lave em água corrente.
  4. Agora, faça um talho mais profundo no dorso do camarão.
  5. Você vai identificar um fio de cor escura, retire completamente, tomando cuidado para não romper.
  6. Esse processo é a evisceração do camarão.
  7. Muitas vezes, na parte da barriga também tem, basta fazer o mesmo processo.
  8. Por último, lave e reserve numa tigela com pedras de gelo para manter seu frescor.

DICA EXTRA: antes que você jogue fora as partes separadas do camarão, como cabeça, cauda e pele, veja essa dica. Lave estes ingredientes e congele. Você pode preparar um delicioso caldo com sobras do camarão, incorporando no risoto de camarão ou usando num pirão de peixe, por exemplo!

3 maneiras de finalizar e montar o ceviche de camarão

Não está escrita a versatilidade desse ceviche com camarão. Se em determinadas receitas você deve seguir à risca os ingredientes exigidos, aqui há muita liberdade.

Dessa forma, é possível seguir uma linha mais simples apenas com cebola roxa, limão e azeite, como no ceviche de tilápia. Além disso, é viável ir mais para o lado oriental e asiático da culinária, trazendo elementos que remetem a estas cozinhas.

Nesse sentido, vou deixar uma lista com ingredientes base e mais 3 maneiras diferentes de finalizar o camarão. Assim, você escolhe a melhor opção para suas refeições e momentos entre família.

Ingredientes base dos preparos

  • 6 camarões grandes;
  • 3 cebolas roxas picadas finas em meia lua;
  • 1 pimenta dedo-de-moça fatiada bem fina;
  • Suco de 2 limões Taiti;
  • Coentro picado a gosto;
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto.

1. Selando o camarão na frigideira

Quando falamos em ceviche convencional, mesmo no ceviche de carne, preparamos uma mistura ácida, levando à geladeira por 2 horas. Esse tempo é perfeito para o pH ácido do limão desnaturar a carne.

Como resultado, as fibras da carne crua amolecem numa espécie de cozimento e absorvem temperos e sabores. No entanto, nessa primeira sugestão, faremos um pouco diferente.

Ao invés de colocar os ingredientes e o camarão numa tigela, e levar à geladeira, daremos uma selada na carne. Com isso, adicione um fio de azeite na frigideira e aguarde esquentar. Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino.

Em seguida, coloque os camarões limpos por 90 segundos de cada lado, apenas para “caramelar” brevemente. Assim, a carne vai guardar toda a umidade dentro, bem como os sabores naturais.

Por fim, corte em pedaços menores, adicione o restante dos ingredientes, misture e leve à geladeira por apenas 15 minutos. Simples assim, você terá um delicioso ceviche de camarão. Acompanhe tudo por meio do vídeo da receita:

DICA EXTRA: aquela caramelada que você dá na frigideira favorece uma textura sensacional a cada mordida, especialmente nesse prato frio.

2. Cozinhando o camarão para realçar seu tom rosado

Agora, se você é do time que gosta de camarão mais rosado e com cara de “vivo”, essa sugestão é para você. Além dos ingredientes da lista base, precisaremos também de:

  • 200ml de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de ketchup
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja

Existem duas grandes diferenças aqui. A primeira delas é que ao invés de selar os camarões na manteiga, vamos cozinhar brevemente. Coloque os camarões temperados e limpos numa panela e adicione o leite de coco.

Na sequência, cozinhe por exatos 3 minutos ou até os camarões ganharem cor rosada, reserve enquanto pica o restante. Por último, a segunda mudança é adicionar o ketchup, que dá consistência e cor ao molho do ceviche.

Por conseguinte, junte todos os ingredientes numa tigela, acrescente os líquidos e leve à geladeira por 15 minutos. Depois é só servir, seja em coquetel de ceviche ou como acompanhamento para outro prato. Confira o vídeo:

3. “Cozinhando” o camarão na marinada ácida

Essa última sugestão é a versão clássica. Desse modo, você vai preparar uma marinada com mais caldo e deixar o limão agir por 2 horas. A desnaturação da carne permite que os temperos e sabores penetrem melhor na carne.

Porém, é interessante fazer uma mistura de limões, para que a acidez seja suficiente apenas para desnaturar as proteínas. Dá uma olhada nesse mix de sabores:

  • Suco de 3 limões Taiti
  • Suco de 3 limões siciliano

Essa quantidade é suficiente para marinar 600g de camarão, 4 cebolas roxas, 2 pimentas dedo-de-moça e ½ maço de coentro. O tempo médio é de 2 horas na geladeira e os camarões não precisam de cozimento prévio.

Logo, é só misturar e reservar na geladeira. Os ingredientes ficam tão saborosos nesse preparo que vai parecer que são acompanhamentos para ceviche.

DICA EXTRA: ceviche feito com camarão nos permite brincar na cozinha

Não há coisa mais satisfatória que estar preparando algo e ter conhecimento para “mudar a direção” da receita enquanto faz.

Por exemplo, se você quiser deixar esse preparo mais voltado para um vinagrete, pode incluir: tomate, pimentão e cheiro-verde. Para ir na direção da culinária asiática, substitua o sal pelo molho de peixe fermentado, chamado de Nam Pla.

Além do mais, inclua frutas como manga, kiwi e abacaxi, quem sabe um pouco de amendoim para mais textura.

Já para uma pegada mais oriental, o shoyu no lugar do sal nos leva à culinária “japa”. Entre as receitas de entradas fáceis, o ceviche certamente ocupa lugar garantido no cardápio brasileiro, experimente você também!

Você manda na receita de ceviche com camarão, deixe a criatividade fluir

Viu só como é simples fazer o ceviche de camarão, mas ainda mais prático tornar a receita incrementada? Ideal para dias quentes e entradas para as refeições, o ceviche é a pura versatilidade que você precisa aproveitar.

Vai fazer aquele churrasco com os amigos? O ceviche é a aposta certa para deixar todos com gostinho de quero mais antes da carne assar de verdade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhá-las nas redes sociais e até a próxima!