Petiscos para festa junina: 6 Ideias simples para fazer

Por melhores que sejam as comidas da festividade, sem bons petiscos para festa junina, a comemoração não fica completa.

Entendemos por petisco aqueles aperitivos servidos antes dos pratos principais serem colocados à mesa. Essa estratégia é valiosa para manter os convidados satisfeitos e engajados numa boa conversa, só à aguardando o pernil assado.

Embora pareça fácil, é fundamental atenção à praticidade para agilizar os petiscos, mas com a garantia de sabores únicos. Vamos aprender tudo sobre o assunto?

6 ideias simples e bem planejadas de petiscos para festa junina

petiscos para festa junina

Uma festa junina geralmente é composta por incontáveis preparos, em especial de grandes receitas principais. Isso quando os organizadores não insistem em fazer um maravilhoso e completo churrasco junino, cheio de sabor e carnes macias.

Com isso em mente, determinar o que fazer de comes para festa junina, deve ser uma decisão assertiva. Afinal, a ideia é agilizar e manter esse início de festa em pleno vapor. Por isso, nada de opções planejadas demais e cheias de firulas.

Em vista disso, montei uma lista que vai te surpreender, tanto pela descomplicação quanto pelo sabor de cada sugestão!

1. Inicie a festividade com esse bolinho caipira de festa junina

O que acha da gente abrir nosso “desfile” de receitas de petiscos rápidos e baratos, com um bolinho sensacional? Com uma massa supersimples e um recheio de arrancar suspiros, esse petisco tem potencial para agradar a todos.

Ingredientes da massa

  • 500g de farinha de milho (tipo biju);
  • 1 litro de água (ou suficiente para dar ponto na massa);
  • 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca;
  • 4 colheres (sopa) de óleo;
  • 2 tabletes de caldo de carne;
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Ingredientes do recheio

  • 250g de carne moída temperada e pré-cozida;
  • 200g de queijo muçarela em tiras.

Essa receita é tão prática, que o pulo do gato é fazer uma massa de bolinho com a própria farinha biju. Claro, vamos adicionar os temperos e medir a água até chegar no ponto de massa.

Já com a carne moída, tempere e dê aquele “susto” na frigideira. Por último, recheie a massa usando carne e muçarela, individualmente, e frite em óleo bem quente.

DICA EXTRA: estava se perguntando o que fazer com sobra de carne moída? Aí está uma ótima ideia para reaproveitar!

Se perdeu na receita? Sem problemas, acompanhe o vídeo:

2. Espetinho para festa junina é sucesso sempre

Um petisco que alegra bastante a galera numa comemoração junina, é sem dúvidas o espetinho para festa junina. E olha, opção para variar nas combinações é o que não falta. Abaixo fiz uma seleção de sugestões que trarão sabor à sua festa:

  1. Espetinho de carne seca faz jus à festa junina nordestina.
  2. Espetinho junino tradicional com salsicha, pimentão vermelho, cebola e cubos de carne suína e bovina.
  3. Traga opções de espetinho vegano para atender a todos, usando cebola roxa, tomate cereja, abobrinha, berinjela e pimentão.
  4. Invista no espetinho caipira com carne mista e queijo coalho.
  5. O espetinho de frango empanado pode ser uma bela novidade.
  6. Receita de espetinho de coração de frango.

DICA EXTRA: se tem espetinho, tem churrasco, e se tem churrasco, tem que ter uma deliciosa farofa para espetinho, concorda?

3. Bolovo é aquele petisco que agrada a todos

Você já experimentou ovo cozido envolvido em carne moída e assado? Uns chamam de Bolovo, outros partem logo para a carne com ovo, e por aí vai. Não importa o nome, pois esse é um petisco que ganhará o coração dos convidados.

Ingredientes

  • 1kg de carne moída
  • 4 dentes de alho processados
  • Pimenta-do-reino, noz moscada e cheiro-verde a gosto
  • 70g de creme de cebola
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • Sal a gosto
  • 6 ovos

Saber o tempo de cozimento do ovo é fundamental para que a gema fique firme, mas sem ressecar.

Em seguida, adicione os temperos e demais ingredientes na carne, misture para pegar sabor e enrole a carne no ovo. Por fim, leve à churrasqueira ou forno para assar até dourar por completo.

DICA EXTRA: “nossa, tenho apenas ovo de codorna, dá certo?”. Sim, é até melhor porque faz a carne moída render. Porém, é ainda mais importante saber como cozinhar ovo de codorna!

Quer acompanhar tudo através de um vídeo bacana? Então, confira aí:

4. Aposte alto no bolinho de mandioca com carne seca

Essa sugestão é aquela que você faz e rende um absurdo, além de agradar a todos. Afinal, vamos combinar que massa de mandioca e carne seca não tem como dar errado, não é? Além do que, é um preparo bem simples.

Tudo que você precisa fazer é refogar a carne seca desfiada com bastante cebola, alho, tomate e temperos. Depois você faz uma massa com mandioca cozida e amassada, um toque de queijo ralado e farinha para dar o ponto.

Por fim, coloque uma porção generosa de carne seca na massa e enrole no formato que preferir, frite e sirva!

DICA EXTRA: agora, caso você só tenha carne de sol, pode fazer porque o resultado é igualmente satisfatório. Aliás, é uma opção rápida devido à baixa quantidade de sal, especialmente quando você esquece de dessalgar a carne seca.

5. Polenta não pode faltar, mas com linguiça fica perfeita!

Geralmente as pessoas servem palitos de polenta frita, que também ficam maravilhosos. No entanto, eu gosto de dar uma mudada nas coisas. Por isso, vou te passar uma receita base de polenta, mas no recheio você verá mais de uma dica especial.

Ingredientes da massa da polenta

  • 300ml de água
  • ¼ xícara (chá) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão e colorau a gosto

Não tem muito segredo na massa, coloque tudo numa panela em fogo baixo até ferver, mexendo sem parar. O ponto ideal é quando fica uniforme, sem grumos e desgrudando. Em seguida, transfira para uma bancada para esfriar e está pronto.

A ideia é fazer bolinhos ou croquetes com a polenta e rechear a gosto.

Quanto ao recheio, você pode fazer de linguiça refogada com cebola, alho e manteiga. Pode incorporar também linguiça calabresa ralada, queijo e tudo mais que imaginar. Frite até dourar os bolinhos de polenta e chame o pessoal para degustar!

6. Enroladinho de salsicha com massa pronta é o petisco perfeito

Se você busca facilidade quando tudo está numa tremenda correria, o enroladinho de salsicha com massa pronta é sensacional. Tudo que você precisará é de massa pronta de pastel e salsicha. Claro, se quiser adicionar queijo e presunto pode também.

Todavia, mesmo que a ideia seja simples, você não precisa necessariamente ficar no básico. Dessa maneira, ao invés de simplesmente cortar as salsichas e enrolar na massa, vá além, fazendo assim:

  1. Utilize salsichas de maior qualidade, como a salsicha Viena, que é mais saborosa e natural.
  2. Aposte em formatos menores, onde numa única abocanhada a pessoa come tudo.
  3. Faça espetinhos com o petisco assado e sirva molhos de acompanhamento.
  4. “Empane” os enroladinhos em algum queijo de muito sabor para deixar a casquinha crocante.

DICA EXTRA: não esqueça que para fazer o petisco com salsicha, é interessante escaldar as salsichas antes. Assim, você elimina parte da industrialização que permanece no sabor do produto!

É da criatividade que nascem os melhores petiscos para festa junina!

Uma vez que você sabe exatamente quais petiscos para festa junina servir, ficará faltando apenas a decoração. Embora alguns petiscos não tenham aquele ar de festa junina, como o milho assado na espiga tem, capriche no visual.

Depois dessas tenho certeza de que sua festa ficará marcada por bons momentos e comidas deliciosas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não deixe de compartilhar, pois pode ajudar muito outras pessoas que tenham a mesma dúvida. Até a próxima!