Como cozinhar ovo de codorna: 3 passos para o ovo perfeito + dicas de ouro

Se você é daquelas pessoas que amam ovinho de codorna, mas não tem noção alguma de como cozinhar ovo de codorna perfeitamente, está no lugar certo.

O cozimento dessa iguaria é um pouco diferente do tradicional ovo de galinha, pois exige certos cuidados. E os dois principais pontos de atenção são o tempo de cozimento e, sobretudo, como descascar corretamente para não estragar tudo.

Então, eu reuni todas as dicas incríveis que encontrei mais algumas sugestões de cair o queixo que você pode usar no seu dia a dia. Vamos conferir juntos?

Como cozinhar ovo de codorna: 3 passos para o ovo perfeito + dicas de ouro

Seja em petisco com ovo de codorna ou complemento de saladas coloridas, esse ovo passa de coadjuvante à protagonista facilmente. E não é para menos, já que com o tempero certo seu sabor é fantástico e agrega muito às receitas.

Porém, como diz o ditado: “não vamos passar com os bois na frente da carroça”, ou seja, vamos por partes. Afinal, para criar receitas icônicas e preparos diferenciados, é fundamental saber como cozinhar perfeitamente!

1. Prepare os ovos nas condições corretas

“Ah, mas não é só colocar numa panela com água e cozinhar pelo tempo necessário?”. Não, pois você tem que assegurar algumas coisas antes disso. Por exemplo, você já se perguntou como saber se o ovo de codorna está bom?

Pois bem, antes de cozinhar você precisa encher um recipiente fundo com água e adicionar os ovos. Agora, perceba se algum ovinho sobe à superfície da água. Se o ovo estiver boiando pode descartá-lo, isso indica que está estragado ou rachado.

Além disso, outro indício é quando o ovo fica em pé no fundo do recipiente ao invés de afundar deitado. Porém, aqui ainda é possível consumir, visto que o alimento está no limite do ponto de estragar.

Por fim, lave e coloque ovo por ovo na panela do cozimento com cuidado para não trincar as cascas.

DICA EXTRA: para adiantar sua vida, coloque uma boa quantidade de água para ferver antes do próximo passo. Você vai me agradecer por isso depois!

2. Cozinhe os ovinhos de codorna pelo tempo exato

como cozinhar ovo de codorna

Posso adiantar para você que o tempo médio para cozinhar ovo de codorna perfeito é de 12 minutos. Contudo, há alguns segredinhos para aproveitar bem esses 12 minutos de cozimento.

Tudo para que você aprenda como cozinhar ovos de codorna para soltar a casca. Digo isso porque descascar é delicado e o menor movimento ou pressão errada pode rasgar a “pele” do ovo. Portanto, veja um passo a passo bem bacana:

  1. Aqui você já colocou os ovos na panela com cuidado, junte a água fervente;
  2. Então, ligue em fogo médio, pegue uma colher ou espátula e marque 2 minutos no relógio;
  3. Em seguida, faça movimentos circulares no sentido horário e intercale com movimentos circulares no sentido anti-horário;
  4. Claro, com delicadeza para não quebrar a casca, faça isso por exatos 2 minutos;
  5. Esse cuidado extra é para que a gema cozinhe centralizada e facilite na hora de descascar;
  6. Nesse momento, a água certamente levantou fervura, reduza para fogo baixo e conte mais 10 minutos;
  7. Ao término dos 10 minutos, desligue o fogo;
  8. Por fim, transfira todos os ovos para um recipiente com água gelada e algumas pedras de gelo.

Colocar na água gelada ajuda a amornar os ovos, além de interromper o cozimento da gema. Por sua vez, esse é o processo perfeito para a gema ficar macia, “cremosa”, centralizada e livre de manchas escuras.

Para quem quer aprender como temperar ovo de codorna para petisco, é essencial um ovo bonito e bem cozido, concorda? Dá uma olhada nesse vídeo cheio de dicas:

3. Como descascar ovo de codorna facilmente?

Certo, agora você já descobriu quanto tempo deixar cozinhar o ovo de codorna, veja como descascar profissionalmente. Se você seguiu cada passo até aqui, saiba que sua vida ficou 100% mais fácil, pois as cascas soltam facilmente.

Uma vez que amornar os ovos você já pode descascar. Para isso, role o ovo numa bancada e pressione contra a superfície delicadamente de todos os lados.

Como resultado, você vai trincar toda a casca, onde a película localizada entre a casca e o ovo se solta. Em seguida, comece pela parte de baixo, apertando como se fosse “beliscar” o ovo.

A ideia é puxar a casca, rasgar a membrana e descascar como se fosse uma laranja. Pode parecer estranho, mas vá puxando circularmente até desprender por completo. E seus ovinhos de codorna estão lindos, brilhantes e perfeitamente cozidos!

DICA EXTRA: técnica exclusiva e infalível para descascar sem “machucar” os ovinhos

Se você está com pressa ou usará para fazer espetinho de ovo de codorna com bacon, existe outra técnica. É muito parecida com a anterior na verdade, mas pode ser executada com mais rapidez:

  1. Pegue uma colherzinha para quebrar a casca.
  2. Dê leves batidas até trincar todos os lados.
  3. Em seguida, “pince” o fundo do ovo com os dedos.
  4. Ao invés de fazer movimentos circulares, suba a casca até o topo do ovo.
  5. Depois disso basta correr os dedos para as laterais, a casca deve sair praticamente inteira.

No entanto, para isso funcionar garanta que a película interna está completamente solta e grudada apenas na casca. Como eu sei que ainda podem surgir dúvidas, separei um vídeo bem explicativo para auxiliar você:

A melhor forma de comer ovo de codorna: 6 sugestões deliciosas e fáceis

Embora dê um pouquinho mais de trabalho do que o ovo cozido tradicional, não há comparação em sabor. Além do que, aprender como cozinhar ovo de codorna deixa sua cozinha mais democrática.

Isso porque pode ser consumido como acompanhamento das refeições, como petisco, em conserva ou incorporado nas receitas. É por isso que eu digo que a melhor forma de comer é a que mais agrada seu paladar. Dito isso, veja uma lista de sugestões:

  1. Ovinho de codorna empanado com crosta de queijo parmesão.
  2. Falso medalhão com ovo de codorna + tiras de bacon no forno.
  3. Kafta recheada com ovo de codorna + bacon + muçarela.
  4. Salada caprese com ovo de codorna.
  5. Caldinho de feijão com pedacinhos de ovo de codorna e cheiro-verde.
  6. Salada de batata gelada com ovo de codorna em conserva.

E então, acha que agora você dominou as técnicas de como cozinhar ovo de codorna com facilidade? Então, incorpore no cardápio semanal e aproveite todos os benefícios desse delicioso alimento!

Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Se conhece alguém que sempre erra e cozinha demais os ovinhos, compartilhe o conteúdo para ajudar e até a próxima!