Molhos para salmão: 5 Melhores opções para acompanhar

Você pode até comer um salmão saboroso e no ponto perfeito, mas harmonizar molhos para salmão é algo extraordinário. Para isso você precisa de boas receitas, né?

Vamos combinar que fazer um molho para peixe parece a coisa mais simples do mundo. O problema mesmo é entender o alcance do sabor do salmão, de modo a escolher a versão ideal de molho. Afinal, não queremos apagar o sabor natural do peixe.

Tendo em vista a confusão das pessoas, resolvi montar um “cardápio” com boas opções deliciosas. Se quer aprimorar sua receita com salmão, é só acompanhar, vamos?

Quer conhecer as melhores opções de molhos para salmão? Aproveite 5 versões para enriquecer o sabor do peixe!

molhos para salmão

Eu entendo perfeitamente o receio em errar no preparo do molho. Muito porque falamos de um peixe que custa cerca de R$100,00 o quilo na maioria das cidades. Já imaginou preparar algo que sobressaia o sabor, arriscando “cem conto” assim, à toa?

Infelizmente essa é uma história que eu conheço muito bem. Certa vez estava grelhando salmão, fazia tempo que almejava essa receita. Então, obviamente pensei: “é hoje que faço aquele acompanhamento para salmão grelhado”, e fiz um molho.

Bom, até aí nada de novidade, né? Porém, a infelicidade foi ter escolhido o molho de maracujá que, embora muito saboroso, precisa saber fazer. E com um desfecho trágico, o molho acabou ácido demais, forte e predominante ao peixe.

Resultado? Mal consegui sentir o sabor daquela carne fantástica, sabia que eu deveria ter escolhido o salmão cru. Então, para que você não passe por isso, dá uma olhada nas sugestões a seguir!

1. Comece devagar e prepare um molho de ervas simples e muito saboroso

A nossa primeira sugestão é recomendada para pessoas que têm um paladar sensível. Dessa forma, são pessoas que gostam de sabores mais equilibrados que interferem pouco no sabor e tempero do salmão.

Por acaso você já experimentou molho de ervas? Podemos considerar versões aromáticas e com toques puxados ao frescor e alta agradabilidade. Essa é a versão de molho mais básica e simples de fazer, porém, fica fenomenal, veja o que precisará:

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 cebola pequena em cubinhos
  • Sal, pimenta-do-reino e chimichurri desidratado a gosto
  • 1 caixinha de creme de leite (prefira o fresco)
  • 1 colher (sopa) de mostarda amarela ou escura
  • Mix de salsa, tomilho e alecrim desidratados ou frescos
  • 1 dente de alho amassado
  • Cheiro-verde picado a gosto

Tenho certeza de que se você está procurando molho para complementar a receita, provavelmente saiba como fazer salmão frito, né? Pergunto isso porque a sugestão de molho é feita diretamente na frigideira, assim:

  1. Após fritar/grelhar o peixe e reservar, derreta a manteiga na frigideira.
  2. Em seguida, acrescente a cebola e o alho, deixando refogar levemente.
  3. Para finalizar, retire do fogo e acrescente creme de leite, temperos naturais, cheiro-verde, mostarda, sal e pimenta.
  4. Nesse momento você pode usar um fuê para a cremosidade perfeita.
  5. Sirva sobre o peixe e aprecie cada garfada, você vai amar.

O bacana é a possibilidade de aperfeiçoar facilmente esse preparo simples. Por exemplo, ao invés do creme de leite em caixinha, use a versão fresca. Outra coisa, experimente saltear cogumelos frescos e misturar ao molho, uma maravilha!

2. Combinação incrível de molho de laranja e mel para salmão

Chegando para ganhar seu coração, trago um molho de laranja e mel que é pura explosão de sabor. De preparo simples, rápido e econômico, combina bem demais com salmão grelhado na manteiga de ervas.

Ao invés de simplesmente passar um molho simplório demais, olha só que interessante. Separei uma receita completa, onde você aprenderá como fazer filé de peixe grelhado e a composição do molho.

Uma dica antes de soltar o play no vídeo, é caprichar na finalização do prato. Isso porque dá para caramelizar fatias finas de laranja e adicionar manjericão fresco para um ar mais profissional. Acompanhe o vídeo a seguir e veja tudo que precisa:

3. Vai fazer salmão assado? Esse molho de iogurte é indispensável!

De tanto que você aproveitou as últimas promoções de salmão, ganhou experiência ao temperar salmão para assar. E isso é incrível, pois assado no ponto certo é inigualável.

Só que como tudo nessa vida não são flores, o salmão assado exige ainda mais cautela na escolha do molho. Acontece que a carne fica mais delicada e com sabores suaves. Logo, o complemento tem que ser equilibrado milimetricamente.

Por isso eu encontrei algo que cai como uma luva, um delicioso e aveludado molho de iogurte:

  • 1 xícara (chá) de iogurte natural sem açúcar (2 potes de 170g cada)
  • 6 dentes de alho (procure assar com o salmão)
  • 2 colheres (sopa) do azeite do fundo da assadeira
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Boa parte dos melhores molhos surgem justamente dos ingredientes obtidos durante o cozimento das carnes. É assim com as receitas de carne de panela e com o salmão não é diferente.

Sendo assim, separe os ingredientes sugeridos acima diretamente da assadeira do peixe assado. Junte o restante dos componentes e misture até formar um molho cremoso e irresistível.

4. Quer um gostinho especial e super diferente? Esse molho é ideal!

Para quem gosta de degustar frango teriyaki, esse molho como acompanhamento para salmão é a melhor versão. Pouca gente aproveita as nuances agridoces, mas depois dessa você não vai querer outra.

Misturando apenas vinagre de arroz, shoyu, amido de milho e mel, você vai comer de olhos fechados quando provar. Tudo que você precisa fazer é mexer essa mistura e levar à panela até engrossar.

Não sabe como usar os componentes? Tem medo de ficar salgado demais por causa do shoyu? Ou quem sabe com um sabor adocicado em excesso? Então, veja esse vídeo e aproveite uma receita inteira para reproduzir ainda hoje:

5. Praticidade é o sobrenome desse molho de limão

Encostando em nossa quinta posição, vem chegando um molho extremamente prático, mas com um potencial excepcional para valorizar o salmão. Em determinadas ocasiões ficamos sem tempo para dar um talento na preparação das guarnições, né?

Não à toa, as melhores receitas de molho para comer com peixe atendem justamente tais situações, atuando como salva vidas. Nesse cenário, o molho de limão é o melhor exemplo e você aprende agora:

Ingredientes

  • Suco de 1 limão siciliano
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 dentes de alho picados
  • 50g de alcaparras (sem o líquido da conserva)
  • Salsinha picada a gosto
  • Fio de azeite para compensar a manteiga
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Na mesma frigideira do preparo do peixe, adicione o alho e refogue por um minuto.
  2. Em seguida, entre com as alcaparras e frite por mais um minutinho.
  3. Depois disso, junte o suco de limão, a manteiga e o azeite.
  4. Nessa etapa é importante refogar bem os ingredientes para o molho ganhar corpo.
  5. Finalize com a salsinha e coloque o peixe novamente sobre o molho.
  6. Sirva a proteína com uma “espalhada” de molho por cima.

Você viu que não tinha sal no molho, né? É assim mesmo. As alcaparras são responsáveis por dar o salgado necessário à receita. Tome cuidado apenas no tempo de preparo depois que adicionar a manteiga, para não queimar.

São opções de molhos para salmão que atendem diferentes ocasiões

Quando falamos em molhos para salmão, conhecer receitinhas diferentes nunca é demais, concorda? Além do que, você pode pegar cada uma das dicas de hoje e mudar como preferir. Lembrando apenas que em molhos, menos é mais.

Não vá querer entupir a receita com ingredientes mirabolantes e de sabores marcantes. Prefira pitadas pontuais de temperos simples e aprecie o que a culinária tem de melhor.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a espalhar esse conhecimento compartilhando em seus perfis sociais. Isso não ajuda apenas a mim, mas contribui para que mais pessoas tenham ideias brilhantes na cozinha. Até a próxima!