Como temperar salmão para assar? 4 dicas de tempero

Finalmente chegou o momento de apreciar uma boa posta de salmão, mas você não sabe como temperar salmão para assar?

Para muitas pessoas essa é a etapa mais complicada, pois assumem imediatamente que temperar salmão é algo de outro mundo. Na minha opinião, é completamente o oposto, já que o salmão é um dos peixes mais fáceis de temperar.

Portanto, venha comigo conhecer as dicas mais impressionantes para acertar em cada detalhe na hora de colocar sua essência culinária nesse peixe maravilhoso!

Como temperar salmão para assar: 4 dicas valiosas e exclusivas para você

como temperar salmão para assar

Se eu te falar que temperar salmão é até mais fácil do que preparar uma receita tradicional de bacalhau, você acredita? Pois é, essa afirmação chega a espantar algumas pessoas, mas é a pura verdade.

Na realidade, a carne do salmão já possui muito sabor e dispensa todo exagero de temperos para peixe e especiarias. Claro, desde que conheça as combinações de especiarias, é possível experimentar sabores mais profissionais.

E para provar isso, fiz questão de abrir nossas dicas justamente pela simplicidade em temperar salmão, me acompanha?

1. Salmão quase rima com simplicidade de temperos

Se você já assou peixes em que era necessário colocar bastante tempero para “mascarar” seu sabor e cheiro, certamente se perguntou como tirar o cheiro forte do peixe, não é mesmo?

Então, nesse caso é compreensível usar essa técnica, bastando adicionar mais limão ou tempero de lemon pepper. Por outro lado, quando falamos no salmão a primeira coisa a considerar é a sua carne.

Isso porque o salmão possui um aroma natural fresco e seu sabor é suave e delicado, porém marcante. Além disso, a maciez da carne ajuda na absorção dos temperos, ou seja, não exagere.

Pelo contrário, quanto mais simples e menos “agressivo” o tempero, melhor. Com isso em mente, entendemos como temperos simples:

  • Toque de alho processado (pouco para não sobressair).
  • Cebola picadinha ajuda a aromatizar.
  • Sal na medida.
  • Toque de limão ao temperar.
  • Pimenta-do-reino moída na hora.
  • Especiaria de ervas finas.

Portanto, a combinação desses temperos já oferece um sabor fantástico. Contudo, se você gosta de sentir nuances mais presentes dos temperos, é possível usar também açafrão da terra e páprica. Além do alecrim e tomilho moídos na hora.

DICA EXTRA: se você não possui tanta “intimidade” com o salmão e gostaria de sentir seu sabor em especial, recomendo usar sal, pimenta-do-reino e talvez algumas gotas de limão siciliano, é o suficiente para assar um salmão inesquecível!

2. Aproveite as vantagens da técnica do papilote de salmão

Se você procurar dicas pela internet, certamente achará diferentes pontos de vista. Entretanto, algo que quase ninguém fala é que o salmão não é o peixe que mais segura as características dos temperos, especialmente quando assado.

Por exemplo, você pode preparar uma mistura acentuada de temperos, mas na hora de assar, parte desse sabor acaba perdido. E isso se deve à suavidade da carne que não possui tanta capacidade de fixar sabores.

Então, minha segunda dica para temperar salmão é apostar no papilote. Vou dar um exemplo prático a seguir:

  1. Tempere a posta de salmão com sal, pimenta-do-reino e suco de limão siciliano.
  2. Em seguida, tempere também rodelas de batata, cenoura e cebola.
  3. Abra um pedaço suficiente de papel-alumínio e coloque a batata, a cenoura e a cebola, formando assim uma “cama de sabor”.
  4. Lembrando que o lado brilhante do alumínio deve ficar em contato com o alimento.
  5. Posicione o salmão sobre essa cama e espalhe mais um pouco de limão.
  6. Agora, feche como se fosse fazer uma bolsa ou pacote com o alumínio.
  7. Procure deixar a embalagem mais alta, assim o ar quente consegue circular, cozinhando perfeitamente o salmão.

Entretanto, você também pode fazer alguns ajustes, como por exemplo, apenas cobrir a forma com papel-alumínio. Além disso, pode trocar o suco de limão por suco de laranja, para reduzir a acidez.

Só que ainda recomendo a você fazer pelo menos uma vez no papilote, pois essa técnica faz com que a carne mantenha suculência, sabor e absorva com mais eficiência os temperos. Vou deixar um vídeo para ajudar você:

3. Se for marinar o salmão seja breve

“Vou fazer como sempre faço com minhas receitas de peixe assado, vou preparar uma marinada para peixe”. Também sou a favor das marinadas, mas não com salmão. Na verdade, evito a todo custo marinar o salmão.

Isso porque inicialmente o salmão puxa rapidamente o sal quando em contato. Então, marinar abre margem para o peixe ficar com um sabor muito acentuado, que pode ser realçado pelo cozimento da carne.

Nesse caso, opte pela marinada rápida, colocando o sal por último antes de assar o peixe. “Ah, mas sem marinada eu não gosto de peixe, o que fazer?”. Pois bem, de toda forma faça assim:

  • Coloque o sal somente antes de levar ao forno.
  • O salmão é um peixe com elevado teor de gordura, vide a capa de gordura que envolve sua pele.
  • Desse modo, é interessante usar elementos ácidos, como limão e suco de laranja.
  • Adicione também bastante ervas frescas, pois isso ajuda a amenizar a carne de “encharcar” em líquidos ácidos demais.

DICA EXTRA: para uma marinada bem diferente você pode experimentar trocar o suco de laranja e limão por vinho branco seco. A acidez do vinho entrega mais resultados e deixa a carne com um sabor ainda mais sofisticado!

4. Incorpore deliciosos molhos para incrementar a experiência

A combinação de salmão com o molho certo pode nos proporcionar as melhores experiências gastronômicas. Um bom exemplo disso é a harmonização de salmão assado com molho de alcaparras, tenho que confessar, fica divino.

E o molho aqui cumpre um papel imprescindível, em especial quando erramos a mão no tempero. Vamos supor que o seu salmão tenha ficado insosso. Dessa maneira, a alternativa é preparar um molho de queijo.

O mesmo acontece quando caprichamos no sal e o peixe acaba salgado demais. Mas nada que um delicioso molho de iogurte não possa resolver. Portanto, a estratégia para esses casos é apelar para um complemento.

No entanto, não deixe para combinar aquele molho que só você sabe fazer quando der tudo errado. Afinal de contas, o molho pode funcionar perfeitamente como o tempero ideal para finalizar o salmão assado. Veja algumas opções sensacionais:

  1. Molho de ervas frescas com cheiro-verde picadinho.
  2. Molho de limão cremoso e ácido na medida.
  3. Sugestão de molho de maracujá.
  4. Sugestão de molho equilibrado de mostarda.
  5. Opção maravilhosa de molho de alcaparras.
  6. Opção de molho de manga em pedaços com hortelã.

DICA EXTRA: coloque o tempero no salmão apenas na hora de assar

Para encerrar nossas dicas bacanas, recomendo que sempre deixe para temperar pouco tempo antes de colocar o peixe para assar. E digo isso por experiência própria, pois uma vez estraguei uma bela peça de salmão ao adicionar tempero antes.

Na verdade, minha intenção era dar mais sabor, então enquanto dei andamento no restante da receita, aproveitei e coloquei todos os temperos, inclusive o sal. Como resultado, o peixe ficou parecendo uma salmoura de tão forte.

Nesse contexto, não repita o mesmo erro, aproveite o frescor das ervas e especiarias. Tenha o sal apenas como um aliado para equilibrar o restante. Deu para aprender como temperar salmão para assar?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso sejam úteis para outras pessoas que você conheça e que sempre tiveram a curiosidade de aprender como temperar salmão para assar, compartilhe para auxiliar. Até a próxima!