Acompanhamento para peixe ensopado: 5 Ideias para servir

Nas receitas com peixe, os ensopados são os menos famosos, dificultando as pessoas escolherem o acompanhamento para peixe ensopado. Você passa por isso?

É complicado imaginar algo que combine com ensopado, pois o caldo fica suave, aumentando a chance de desequilibrar os sabores. Mas com aquele jeitinho brasileiro de temperar, e boas ideias, você não terá mais desafios e sim facilidades.

Aproveitando experiências próprias com esse momento crucial para as refeições, separei algumas dicas maravilhosas. Se eu fosse você, não perderia por nada!

5 ideias que você nunca imaginou de acompanhamento para peixe ensopado

acompanhamento para peixe ensopado

Os ensopados existem desde que o mundo é mundo. A culinária oriental, por exemplo, é prova viva de que esse prato é indispensável e de extrema versatilidade. Porém, quando chega na vez do brasileiro, já queremos logo um bom complemento.

Afinal, quanto mais farta a mesa, mais receptiva e deliciosa uma refeição se torna, concorda? Um prato que nunca esqueço é o peixe à escabeche, onde em muitos lugares é feito como ensopados saborosíssimos.

A partir desse ponto, você passa a conhecer apenas acompanhamentos de excelência, vamos nessa!

1. Experimente o Ratatouille que dá nome ao filme animado, mas que valoriza seu ensopado

Começando por algo realmente saboroso e fácil de fazer, a receita de Ratatouille tem tudo para ganhar seu coração. Quem nunca viu o filme inspirado pela culinária, né? Mas o que parece um prato simplório, conquista o paladar de primeira.

Ao longo dos anos essa receita mudou bastante, por isso, pretendo manter algo bem clássico. Fala a verdade, tem como peixe ensopado não combinar com legumes assados com temperos naturais de dar água na boca? Veja, anote e inspire-se:

Ingredientes dos legumes

  • Tomate
  • Berinjela
  • Abobrinha
  • Pimentão amarelo
  • Pimentão vermelho
  • Cebola
  • Vinho branco seco para trazer um sabor especial

Ingredientes do molho

  • 3 tomates
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho picado
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Mix de manjericão, orégano e tomilho a gosto

A preparação se divide em duas etapas: fazer o molho levando os ingredientes à frigideira até reduzir. Cortar todos os legumes em fatias uniformes de espessura média/fina. Em seguida, coloque o molho numa assadeira, de preferência redonda.

Por fim, você deve ir “circulando” os legumes de maneira enfileirada até caber tudo. Agora sim, tempere com sal, pimenta, azeite, vinho branco e leve ao forno preaquecido a 180° por 40 minutos.

Sério, parece um acompanhamento sem graça à princípio, mas o sabor disso vai explodir no seu paladar!

2. Torta rústica de legumes assados é uma riqueza de sabor e versatilidade

Olha só que fenomenal, você pode usar a mesma base da receita anterior para rechear essa torta, não é demais? A ideia consiste em fazer uma massa super aerada, macia e saborosa, que ficará crocante e dourada depois de assada.

Já no recheio de legumes grelhados, dá para combinar berinjela, abobrinha, tomate cereja, alho-poró, pimentão amarelo, cebola, alho e temperos. E o melhor fica para o final, pois a receita ainda leva um molho aveludado de queijo azul.

Nesse contexto, temos o preparo da massa, dos legumes e do molho, certo? Parece coisa demais? Então, o que acha de acompanhar cada detalhe através de um vídeo bem completinho? Até eu vou ter que me aventurar nessa sugestão!

3. Risoto vai bem, mas precisa ter consistência ideal na execução

Particularmente, numa lista de boas guarnições tem que ter sempre uma versão incrível de risoto. Contudo, é fundamental considerar sua textura, que não pode ser cremosa demais e nem líquida.

O segredo está na cocção perfeita do arroz arbóreo, ou seja, procure deixar al dente. As etapas consistem em refogar alho e cebola, adicionar arroz, fritar brevemente e juntar caldo de legumes caseiro aos poucos.

Não tem como errar, então, prefiro mostrar várias ideias de receitas de risotos que combinam maravilhosamente com peixe ensopado.

  1. Risoto de limão siciliano: utilize o robalo no seu ensopado de peixe.
  2. Risoto de aspargos: o leve amargor do aspargo casa muito bem com a tilápia
  3. Opção de risoto de açafrão: vai usar o peixe pargo em sua receita? Experimente esse risoto com nuance floral e leve amargor, fica divino.
  4. Opção de risoto de tomate seco: o tamboril é um peixe muito consumido em cozidos. Logo, esse risoto de sabor marcante é ideal para harmonizações equilibradas.
  5. Sugestão de risoto de cogumelos: quer aproveitar todo o sabor terroso dos cogumelos no risoto? Compre um bom linguado fresco e faça um ensopado memorável.

4. Salada de grão-de-bico bem executada é um espetáculo à parte

Aposto que muita gente vai virar a cara nessa quarta sugestão, mas se você fizer isso, perderá uma oportunidade única. De fato, o grão-de-bico em si não tem tanto sabor, especialmente para justificar um acompanhamento inteiro.

Em contrapartida, uma de suas vantagens é a capacidade de se adaptar aos mais variados ingredientes. Minha sugestão não só vai complementar seu peixe ensopado, como se tornará uma guarnição para refeições em geral.

Afinal de contas, estou falando de uma salada para acompanhar peixe, feita de grão-de-bico com abóbora e queijo feta, gostou? Anote aí:

Ingredientes

  • 400g de grão-de-bico cozido
  • 500g de abóbora cortada em cubos médios
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de cominho em pó
  • 1 colher (sopa) de páprica defumada ou picante
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ xícara (chá) de queijo feta esfarelado (pode ser ricota ou outro)
  • ¼ xícara (chá) de folhas de coentro picadas (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

O primeiro passo é misturar abóbora, azeite e especiarias, usando uma tigela grande. Em seguida, forre uma assadeira com papel-manteiga, coloque a abóbora temperada e asse por 25 a 30 minutos a 180°. Lembre-se de pré-aquecer o forno antes.

Enquanto o forno trabalha, faça uma mistura com grão-de-bico, folhas de coentro, suco de limão, azeite e queijo. Para finalizar, espere a abóbora amornar e misture ao restante dos ingredientes, criando assim uma visão do paraíso.

Essa é uma salada perfeita, repleta de texturas, sabores únicos e que valorizam aquele caldo sensacional do ensopado!

5. Batata gratin dispensa outros preparos e é deliciosa

Fechando nosso cardápio mega diversificado, lhe apresento a batata gratin, que nada mais é do que batata gratinada no forno. Porém, com a receita que escolhi a dedo, você nem precisará se preocupar com outras preparações.

Apesar de o ensopado de peixe ser completo, é um prato leve. Por conseguinte, trazer novas texturas à mesa é algo estratégico.

Componentes de receita

  1. Molho branco ou bechamel encorpado e levemente maleável.
  2. Batatas descascadas, pré-cozidas e fatiadas finas.
  3. Muçarela ralada.
  4. Temperos e especiarias a gosto.

Qual é a montagem da receita? Bom, você pode fazer como preferir, mas o certo é forrar o fundo da travessa com molho, batata e queijo. Repita essas etapas até finalizar os ingredientes e leve para gratinar. Não sabe por onde começar?

Não se preocupe, veja tudo que precisa abaixo, do molho à montagem:

O acompanhamento para peixe ensopado tem que seguir a lógica da refeição

Você não conheceu apenas 5 opções de acompanhamento para peixe ensopado, mas sim maneiras de aprimorar sua refeição. Se você olhar para as sugestões, verá muitos sabores e texturas diferenciadas, que casam demais com a receita principal.

Não deixe o receio impedir você de criar aquele prato que será lembrado e reproduzido muitas vezes na semana, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite esse momento para presentear alguém com sugestões saborosas, compartilhe o conteúdo e até a próxima!