Como temperar salmão para fritar? Veja os melhores temperos

Enquanto uns acham que o problema é não saber como temperar salmão para fritar, outros julgam o preço como impedimento. E você, onde se encaixa?

Infelizmente o salmão não é um dos peixes mais baratos, né? E não saber as melhores técnicas para temperar, pode colocar o “investimento” em risco. Afinal, quem gostaria de errar no sabor e acabar com uma carne tão fantástica como essa?

Pensando nesse cenário de incertezas, considero ter escolhido ótimas dicas para temperar o salmão. Seja em posta, filé ou lascas, hoje você aprende tudo!

Como temperar salmão para fritar: veja 3 sugestões que valorizam a carne e entregam um sabor dos deuses + técnica exclusiva

Tirando o salmão cru que não recebe tempero algum, todo o restante das receitas com salmão depende dos temperos. E falo isso não apenas pelo lado óbvio da coisa, mas sim com relação ao sabor natural do peixe.

Por exemplo, o tempero para um peixe de rio não pesa tanto, pois a carne tem um sabor natural presente. O salmão, por outro lado, é suave, delicado e absorve demais especiarias e temperos. Eu diria que é um dos peixes mais difíceis de temperar.

Então, apostar em grandes quantidades de suco de limão e sal pode acarretar num sabor pesado e ligeiramente desagradável. Além do mais, há a questão da fritura, que envolve outras técnicas para firmar corretamente os temperos.

Afinal, quando vamos temperar salmão para assar, a conversa muda e os temperos se tornam mais abrangentes. Sendo assim, veja a técnica sugerida por chefs renomados.

Técnica universal para temperar salmão para fritar à perfeição

  1. A adição de temperos precisa acontecer entre 15 e 20 minutos de antecedência à fritura.
  2. A composição do tempero deve envolver necessariamente sal e pimenta-do-reino.
  3. Mas é possível usar outros condimentos, como páprica defumada e toque de açúcar mascavo, criando sabor e caramelização.
  4. Para quem gosta de sabores cítricos, combine pouco sal, suco de limão siciliano, azeite, alho macerado e ervas frescas.
  5. Independentemente da escolha, espalhe o tempero no salmão e reserve pelo tempo sugerido.

Pronto, somente com essa sugestão já dá para entender que é essencial maneirar no sal e nos toques cítricos. No entanto, saiba que eu separei uma sugestão de técnica para cada tipo de corte de salmão. Aproveite a jornada e anote tudo!

1. Filé de salmão é um corte prático + sugestão de temperos

O filé de salmão é um dos produtos mais fáceis de encontrar, e também um dos mais econômicos. A razão disso está na espessura do filé, que costuma ser mais fina. Dessa maneira, é fundamental ter ainda mais cuidado na adição dos ingredientes.

Certa vez eu estava preparando um filé bem bonito de salmão. Na realidade, a intenção era usar o salmão como carne para acompanhar risoto que eu tanto queria degustar.

Lá estava eu na correria pela cozinha, cuidando da cocção do risoto e focando no tempo para fritar o salmão. Chegou num momento que eu pensei: “quer saber, vou adiantar esse negócio e temperar logo o salmão”.

E como num passe de mágica, o salmão estava coberto por temperos naturais, pimentas moídas, sal e bastante azeite. Uma coisa que esqueci de te falar, é que usei também lemon pepper. E de cabeça tranquila, fui terminar o risoto.

Todo mundo sabe que um risoto bem-feito leva tempo, e o meu levou. Por fim, chegou a vez de fritar o salmão, e naquela “secura” por um peixe suculento, logo fritei ao ponto. Porém, no momento da primeira garfada senti um sabor super salgado.

Nesse contexto, e resumindo para você, o salmão ficou salgado além da conta. Tudo porque eu deixei tempo demais em contato com os temperos, por isso, não cometa esse erro.

Veja uma sugestão assertiva e “atualizada” de tempero:

Ingredientes

  • Sal triturado a gosto (prefira colocar menos, bem menos)
  • Pimenta-do-reino moída na hora (pode caprichar)
  • Pequena quantidade de mostarda de Dijon (traz cremosidade e um sabor marcante)
  • Azeite de qualidade (realça as qualidades do peixe)
  • Sementes de gergelim trituradas (adiciona aroma e sabor agradável)
  • Leve toque de mel (para balancear os temperos e criar mais uma camada)

Você pode adicionar os ingredientes diretamente no peixe ou fazer uma mistura em separado. Então, é só espalhar por todo o filé e reservar por no máximo 10 minutos. Frite ao ponto para não escurecer tanto a crosta do peixe, bom apetite!

2. Para quem comprou lombo ou posta de salmão essa técnica é ideal

Muito mais do que uma sugestão de tempero, essa segunda dica é uma receita completa. Para falar a verdade, já vi ser feita por um dos maiores nomes da culinária mundial, claro, pela TV. Então, é algo verificado, anote:

  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Toque de ervas finas
  • Toque de manjericão desidratado
  • Azeite
  • Manteiga
  • Tomate cereja cortado ao meio
  • Erva doce picada
  • Suco de limão siciliano
  • Salsinha picada

O segredo dessa sugestão, porém, está na forma como lidamos com o peixe. Isso porque ao invés de espalhar os temperos sobre a carne e pele, você fará pequenos cortes na pele. Não é preciso atravessar nem nada, apenas abrir para absorver sabores.

Agora sim, massageie os temperos no peixe, reserve 5 minutos e “bote para fritar”. Além do prato principal, que tal fazer um delicioso acompanhamento para salmão?

Então, após fritar o peixe, coloque um mix de cogumelos picados, quiabo picado, tomate e manteiga. Por fim, dê uma leve salteada e sirva sob o peixe, vai ficar um espetáculo, aproveite o vídeo:

3. As lascas de salmão estavam na promoção? Você vai adorar essa dica!

E por último, um tempero fenomenal para quem vai fritar lascas de salmão. As lascas geralmente são as rebarbas que sobram do processo de corte das postas e lombos. A comercialização é feita com o nome de tiras ou salmão porcionado.

O truque aqui é considerar a carga de temperos utilizados. Acontece muito de as pessoas exagerarem, especialmente no sal, mas a quantidade é distinta das sugestões anteriores. Quem já errou o sal do picadinho de carne vai se relacionar prontamente.

Ingredientes sugeridos para temperar lascas de salmão

Visando entregar algo bem diferente, separei uma lista de ingredientes que você não encontrará em outro lugar. Aproveite a exclusividade e arrase na sua refeição com salmão:

peixes nobres

  • Pequena quantidade de sal
  • Toque de shoyu
  • Alho bem amassado
  • Gengibre ultra ralado
  • Suco de laranja
  • Sementes de gergelim torrado (opcional)
  • Mel para contrabalancear a potência de sabor
  • Toque leve de pimenta branca

Sério, essa combinação vai fazer seu paladar explodir de tanto sabor. Porém, não exagere nas quantidades, pois a combinação de sal, shoyu e gergelim pode ser demais para o paladar.

Prefira pecar pela falta de sal e compensar com um molho para comer com peixe bem equilibrado. Inclusive, na base do prato, use um molho de iogurte grego cremoso, ricota temperada com ervas ou coalhada seca. Isso dá uma quebrada no sabor!

Conseguiu aprender perfeitamente como temperar salmão para fritar?

É impossível não ter novas ideias com tantas dicas fantásticas sobre como temperar salmão para fritar, concorda? Agora você tem tudo para dominar o preparo de peixe grelhado, pois a essência é o tempero.

Reinvente as sugestões a cada preparo e experimente mixes de temperos ainda mais ousados. Lembre-se apenas de que a carne desse peixe é delicada, tirando isso, tudo está valendo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Caso tenha ajudado você a aprender algo inédito, peço apenas que compartilhe o conteúdo nas redes sociais, certo? Até a próxima!