Como fazer peixe grelhado na frigideira, churrasqueira, forno e airfryer

A primeira coisa que todos se perguntam quando passam a gostar de peixe assado, é como fazer peixe grelhado com facilidade, sabor e sem grudar.

Quando falamos em grelhar é importante distinguir apenas o uso da grelha da churrasqueira. Isso porque é possível grelhar utilizando muitos métodos. Por exemplo, eu posso muito bem grelhar um filé de tilápia utilizando apenas a frigideira.

Pensando em tudo isso, hoje vou compartilhar com você muitas dicas bacanas, resultados das pesquisas que realizei e das minhas experiências. É só acompanhar!

Como fazer peixe grelhado: 4 maneiras de obter o resultado dos deuses + dicas ótimas

Atualmente você consegue fazer todo tipo de peixe grelhado, utilizando desde a frigideira até mesmo a airfryer. Afinal de contas, a internet aproximou as pessoas das suas receitas preferidas, e tem contribuído para formar grandes cozinheiros (as).

Dessa forma, pretendo fazer minha contribuição ao mostrar para você como grelhar filé, posta e peixe frito inteiro, a partir de 4 métodos que já fiz e aprovo!

1. Como fazer peixe grelhado na frigideira

Uma das primeiras coisas que você vai se perguntar certamente é o que fazer para o peixe não grudar na frigideira. Adianto isso porque é normal dar aquela “juntada” no fundo da frigideira. E isso acontece por inúmeras razões, tais como:

  • Frigideira com antiaderente gasto.
  • Temperatura excessivamente alta, o que faz grudar a pele.
  • Falta de umidade ao escolher os temperos para peixe.
  • Retirar parcialmente a pele também prejudica a cocção adequada.

Diante disso, o ideal é optar por uma mistura de temperos que tragam umidade e gordura ao peixe. Pode ser com suco de limão, manteiga que possui uma ótima gordura ou de uma boa dose de azeite.

Aí sim você complementa com as especiarias. Veja o método certo para grelhar filé de tilápia na frigideira. Essa sugestão fica muito parecida com a receita de tilápia frita:

  1. Aqueça uma frigideira com antiaderente de qualidade por alguns minutos em fogo médio.
  2. Adicione um fio de azeite.
  3. Em seguida, coloque os filés para fritar, mas deixe pequenos espaços entre os pedaços.
  4. Grelhe por cerca de 5 minutos, mas não mexa no peixe, pois isso é o que vai dar a cara de grelhado.
  5. Logo após, use uma espátula e vire os filés com cuidado para não desmanchar.
  6. Repita o processo de fritura do outro lado.
  7. Assim que der o tempo, pode retirar e servir.

Dá uma olhada nesse vídeo que vai ajudar muito você:

DICA EXTRA: o ponto mais importante aqui não diz respeito ao peixe, mas sim à qualidade da frigideira!

2. Como fazer peixe grelhado na churrasqueira

Gosto de dizer que quem aprende como assar peixe na grelha e não grudar, nunca mais volta a usar a frigideira. Embora dê um pouco mais de trabalho, além de levar mais tempo, o resultado é único.

Isso porque a temperatura do braseiro cozinha lentamente a carne, mantendo sua suculência e máximo sabor. Entre os melhores peixes para assar na brasa, estão:

  • Tainha
  • Sardinha
  • Salmão
  • Atum
  • Linguado
  • Cação
  • Badejo
  • Pintado

Inclusive, prefira grelhar pedaços grandes, como cortes em postas grossas ou mesmo o filé inteiro. Quanto maior estiver o peixe, menos umidade perderá para a churrasqueira.

Por conseguinte, para grelhar é simples, basta temperar, levar à grelha limpa e higienizada a uma distância de 40cm. Em seguida, deixe assar até notar que dourou, depois é só virar e repetir o processo do outro lado, fica show de bola!

3. Como fazer peixe grelhado no forno

como fazer peixe grelhado

“Ah, mas no forno nós vamos assar e não grelhar o peixe”. Não necessariamente, pois é possível fazer numa temperatura mais elevada, especialmente se falarmos de peixes maiores, como uma posta de salmão, por exemplo.

O interessante desse preparo é a possibilidade de incorporar legumes, vegetais, batatas, cenouras, aspargos, enfim, o que você gostar. Se você gosta de peixe mais suculento, pode deixar somente até dourar bem o exterior.

Agora, caso você curta peixe bem passado, o ideal é grelhar a uma temperatura mais alta, por alguns minutos a mais. Como resultado, terá um lindo peixe grelhado, aromatizado e suculento ao extremo!

DICA EXTRA: para favorecer o sabor da carne, corte algumas rodelas de limão siciliano e coloque entre o filé do peixe. Ao assar, o limão libera aroma e sabor cítrico à carne e isso valoriza demais, em especial peixes grandes!

4. Como fazer peixe grelhado na airfryer com rapidez

Se você procura rapidez ao grelhar peixe, não há preparo mais indicado do que peixe na airfryer. Para se ter uma ideia, filé de tilápia tradicional leva cerca de 5 a 6 minutos a 200° para ficar grelhado e suculento.

A partir de 6 minutos, cada minuto extra dará um ponto a mais ao peixe. Com isso, se você gosta mais sequinho, 8 minutos são suficientes. Minha única recomendação é não deixar passar de 10 minutos, pois resseca e deixa meio borrachudo.

Por que meu peixe costuma grudar na airfryer?

Acho válido falar disso, para não chegar lá na frente e você vir me xingar, dizendo que não deu certo. Há dois grandes motivos para grudar:

  • Temperatura alta demais.
  • Antiaderente da airfryer gasto e sem nenhuma gordura.

Com isso em mente, o certo é pincelar óleo ou azeite no cesto. De toda forma, caso isso não dê certo, é possível cobrir o fundo com papel-alumínio. Dessa maneira, você evita de grudar totalmente. Deixarei um vídeo bacana para você ver os detalhes:

DICA EXTRA: por que meu peixe gruda na panela?

Quando falo em panela, normalmente me refiro a grelhar peixe na frigideira, pois é onde mais gruda.

Tirando os peixes que possuem mais gordura, como atum, anchova, pirarucu, salmão, traíra e tucunaré, o restante possui pouca gordura. Além do mais, o nível de proteína presente na carne é alta, e é aí que o “negócio desanda”.

No momento em que a proteína ainda fria entra em contato com uma superfície quente, algumas reações químicas são formadas automaticamente.

Por sua vez, tais reações são complexas de serem quebradas e, como resultado, a proteína vira um grude só. É justamente por isso que quanto mais quente a frigideira, melhor, pois as proteínas “selam” com rapidez e deixam de grudar, simples assim!

Viu só a facilidade de entender como fazer peixe grelhado? É um preparo magnífico e que pode acompanhar toda e qualquer refeição. Afinal, é leve, saudável e grelhado é ainda melhor.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você conhece alguém que luta todos os dias para grelhar seus pescados, essa é a hora de ajudar ao compartilhar esse conteúdo. Até a próxima!