Churrasco de frutos do mar: Veja como fazer

O churrasco de frutos do mar é mais tradicional em regiões praieiras. Porém, é algo que você pode aprender a fazer onde quer que você esteja.

Concordemos que falou em churrasco logo surge a imagem da picanha que escorre ao cortar, e não do molusco assado. Entretanto, posso assegurar que essa churrasqueada diferente é muito bem-vinda, saborosa e vai deixar você de queixo caído.

Então, se você sempre quis saber como dar uma mudada ao pilotar a churrasqueira, prepare-se. Aproveite um guia completo com dicas assertivas, vamos?

Veja o passo a passo do melhor churrasco de frutos do mar da sua vida

churrasco de frutos do mar

Aquela ideia de que bom churrasco é feito somente de carnes vermelhas, tem ficado cada dia mais na história. Isso porque tem acontecido uma verdadeira onda de mudanças no comportamento e alimentação, a exemplo dos legumes na churrasqueira.

Todavia, quando falamos em frutos do mar, há grande resistência por parte de alguns. Na realidade, já vi muitas pessoas torcerem o nariz para as receitas com ostras no churrasco, bem como de camarão. Sem mais delongas, direto ao ponto!

1. O que preparar em um churrasco feito com frutos do mar + dicas especiais

O termo frutos do mar é muito vago na cabeça das pessoas, que acabam sem saber quais opções são melhores. E não é para menos, pois é um churrasco bem distinto, com texturas únicas, sabores inéditos e muita cor.

Nesse sentido, a primeira coisa que desponta na cabeça é o camarão, aposto que você pensou nele, né? De fato, dentre os frutos do mar, o camarão é mais conhecido e mais simples de preparar, por assim dizer.

Por outro lado, você tem ao alcance uma gama quase inesgotável de opções, como:

  1. Diferentes tipos de camarões (prefira os maiores, ficam suculentos)
  2. Polvo é uma opção ousada que recomendo você experimentar.
  3. Lagosta fresca é uma grata surpresa, pois tem uma carne incrível.
  4. Tentáculos de lula ou lula inteira.
  5. Caranguejo é facilmente encontrado e o preparo prático.
  6. Vieira é um molusco muito delicioso, se encontrar, pode comprar.
  7. Com o siri você consegue fazer a inconfundível casquinha de siri.
  8. Ostra exige um preparo mais cuidadoso, mas igualmente sensacional.

Nessa lista ainda poderiam entrar os mexilhões e um molusco chamado vôngole ou berbigão, esse último mais raro de encontrar. Olha só a quantidade de alternativa para compor sua grelha, né?

Isso sem contar que dá para aliar peixes nessa lista, como o delicioso peixe meca, atum, pescada, robalo, entre outros.

“Concordo, tem muita coisa para escolher, mas é aí que a confusão começa, o que escolher?”. Eu bem sei como é complicado fazer a escolha certa, mas separei uma sugestão campeã para você.

Sugestão de ingredientes para um churrasco completo e delicioso

Nessa lista, vamos considerar apenas algumas opções mais fáceis de serem encontradas, tudo bem? Entretanto, nada impede você de substituir ou incluir novos componentes, anote aí o que usaremos no churrasco:

  • Postas de peixe (meca, pirarucu e atum)
  • Polvo inteiro (com cabeça e tudo)
  • Lula inteira e limpa
  • Camarão pistola limpo (é interessante saber como limpar camarão)
  • Salsinha picada a gosto
  • ½ copo de azeite ou a gosto
  • Suco de 1 limão Taiti
  • 1 dente de alho pequeno
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Manteiga derretida a gosto
  • 190ml de shoyu
  • 1 pedaço pequeno de gengibre ralado sem a casca
  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim

Olha que churrascão completo de frutos do mar que você vai aprender hoje, espero que aproveite cada mordida!

2. É melhor utilizar frutos do mar congelados ou escolher carnes frescas?

A grande resistência no consumo ainda se dá pela dificuldade de encontrar produtos frescos. E isso é realmente uma pena, pois nada substitui a carne in natura e bem conservada.

Em termos práticos, se for possível, dê preferência às carnes, crustáceos e moluscos frescos. Isso porque todas as características, sabores e texturas são preservadas ao máximo.

Por outro lado, caso não seja viável, a alternativa é usar o congelado mesmo. Só que nesse momento, dê preferência às marcas mais conhecidas, pois o tratamento dos produtos é algo indispensável, tudo bem?

DICA EXTRA: não importa se é congelado ou fresco, mas ao preparar frutos do mar, atenção à preservação. Nesse sentido, a ideia é usar gelo escamado, pois o tradicional em cubos pode queimar a carne. Então, quando estiver preparando as carnes, deixe todo o restante em contato direto com o gelo!

3. Devo me preocupar com os temperos ou dar preferências ao sabor natural?

A etapa de temperar sempre gera mais dúvidas, pelo menos comigo era assim antigamente. Em vista disso, eu sempre me orientei pelos temperos para peixe. Afinal, eu pensava: “se tudo vem da água, então os temperos devem ser iguais, né?”.

Ingenuidade ou não, admito que sempre funcionou, mesmo porque são temperos simples, como mostrei na lista lá atrás. Todavia, se essa parte ainda não ficou clara, use sal, pimenta-do-reino e um pouco de suco de limão.

Além destes, temperos naturais para carne, como lemon pepper, alho em pasta, ervas finas e ervas de Provence, são ideais. “Mas não vou precisar fazer nenhum tipo de marinada não, né?”. De forma alguma, os temperos vão apenas na hora de assar.

SUGESTÃO EXCLUSIVA: quer dar uma aprimorada, digamos, gourmet ao seu churrasco de frutos do mar? Então, essa é a oportunidade perfeita para usar o famoso sal de parrilla, que tal experimentar?

4. Como assar frutos do mar na churrasqueira + dicas sobre cada ingrediente

E por falar em assar, chegou a hora de pôr a mão na massa, ou melhor, nos frutos do mar. Ao todo, nós faremos as postas de peixe, polvo, lula e camarão, certo? Então, ao invés de mostrar como assar tudo junto, vou falar individualmente.

Apesar de não ser complexo, a verdade é que cada ingrediente guarda pequenos detalhes no preparo. Afinal, a brasa costuma ser agressiva para esse tipo sensível de carne.

Antes de mais nada, vamos ao molho que será responsável por temperar parte das carnes. Para fazer o molho, misture shoyu, gengibre ralado, óleo de gergelim e ¼ de limão espremido.

Como assar os peixes na grelha?

As postas de peixe são as mais fáceis de preparar na grelha. Por conseguinte, tudo que você precisa fazer é temperar com o molho e levar à grelha até dourar de ambos os lados. Porém, vale dizer que é um preparo muito rápido, então, fique de olho.

Uma dica valiosa, principalmente se não se interessar pelos peixes sugeridos, é escolher peixes gordurosos. Isso porque quando o peixe não tem tanta gordura, ele resseca e pode grudar na grelha. Algumas alternativas de peixes nobres são:

  • Cioba vermelha
  • Salmão
  • Dourado-do-mar
  • Sardinha
  • Peixe-espada
  • Linguado
  • Pintado

Portanto, estes são apenas alguns dos melhores peixes para assar na brasa, escolha com sabedoria e bom apetite!

Como preparar polvo na churrasqueira?

O polvo, por sua vez, dispensa comentários no sabor. Contudo, é uma carne trabalhosa de fazer, para não errar, acompanhe o passo a passo:

  1. A primeira coisa é colocar o polvo limpo na panela de pressão.
  2. Em seguida, adicione suco de meio limão espremido, tomilho, alecrim e um toque de sal.
  3. Quando pegar pressão, cozinhe entre 5 a 7 minutos para um polvo pequeno.
  4. Agora, se o polvo for médio ou grande, cozinhe entre 10 e 12 minutos
  5. Por último, finalize na churrasqueira, pincelando manteiga até dourar.

A cor do polvo assado é a coisa mais linda que você verá no churrasco, é apetitosa e irresistível ao mesmo tempo.

Como fazer lula na churrasqueira macia e suculenta?

Chegando a vez da lula, tempere com sal e pimenta-do-reino. Um truque campeão é colocar ervas, manteiga, dentes de alho e especiarias dentro da lula. O assamento é simples, já que você precisa assar na brasa dos dois lados até dourar bem. Abaixo você encontra um vídeo de como limpar lula corretamente, dá uma conferida:

Como assar camarão na churrasqueira da forma correta?

Falando em carnes sensíveis, o camarão merece uma atenção especial na brasa. Na realidade, sua carne cozinha muito rápido, por isso, deixar passar não é recomendado.

Com isso em mente, tempere com sal e pimenta-do-reino e coloque o camarão na grelha. O segredo é mantê-lo úmido, passando manteiga com ervas e virando após notar que está alaranjado. Simples demais, não é mesmo?

Sabe o que está faltando agora? Se você pensou em acompanhamento para churrasco, acertou na mosca. Eu pessoalmente prefiro servir boas opções de saladas, um salpicão fresco e até mesmo uma boa maionese.

Em contrapartida, os acompanhamentos são pessoais e você serve aquilo que preferir. Pode ser uma farofa de bacon, pão de alho, batata gratinada, enfim, tudo que sua imaginação permitir.

Aliás, quase esqueci, deixarei também um vídeo completo com todos os preparos do churrasco de frutos do mar mostrados hoje. A partir dele você pode tirar novas ideias e apostar em mais criatividade!

Organize e prepare o melhor churrasco de frutos do mar agora mesmo!

Além do sabor incrível alcançado no churrasco de frutos do mar, é uma ideia fantástica para acompanhar o verão. Logo, se você quer evoluir do simples petisco com camarão para churrasqueadas completas, a hora chegou.

Não deixe de provar as receitas aí em sua churrasqueira. Lembrando que a maior recomendação é fazer tudo fresco, mantendo no gelo, e não ter receio de arriscar nos temperos. Ainda que pouco tradicional, esse churrasco vai mudar o clássico churrasco com os amigos, pode apostar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar mais pessoas, basta compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!