Peixe meca: Aprenda fazer a “picanha do mar”

Quando você acha que conhece a maioria das espécies de pescado, alguém surge com o peixe meca, já ouviu falar?

Pois é, essa é mais uma espécie de muita fama entre pescadores e apreciadores da boa carne branca e suculenta. Só que como todo peixe, o meca tem suas particularidades e necessita de conhecimento básico no preparo.

Sendo assim, confira as dicas incríveis de hoje para não errar no preparo desse peixe que vai surpreender seu paladar. Vamos começar?

O que é peixe meca e como preparar a famosa “picanha do mar”

As maiores dúvidas a respeito de um peixe, geralmente são com as espécies de água salgada. Isso porque todo mundo conhece os melhores peixes de água doce para comer, como tilápia, traíra, tambaqui e curimbatá.

Nesse contexto, peixes como o meca acabam “passando batido”, quando poderiam complementar a grelha com sabor e maciez. Não à toa, esse peixe é considerado a verdadeira “picanha do mar”, por essa você não esperava, né?

Isso sem contar que assar peixe na grelha e não grudar é muito mais simples com o meca. Afinal, sua carne consistente na medida, mas com textura delicada, faz dele uma preciosidade a ser valorizada como grelhado.

Sugestão de como fazer de meca fácil e maravilhoso

Em vista de todas as qualidades – e também promessas feitas acima – chegou o momento de aprender a fazer. Como mencionei, o preparo mais consumido é diretamente na grelha, com um bom tempero caseiro especial.

Contudo, se você já estava à procura de qual o melhor peixe para moqueca, saiba que o meca também atende os requisitos. Afinal, na moqueca é vital que a carne do peixe não se desfaça facilmente e suporte o cozimento.

Dessa forma, nossa receita será meca grelhado na churrasqueira, servido com um purê que é segredo. Então, acompanhe a receita e descubra o que preparei para seu próximo churrasco ou refeição do fim de semana.

Aproveite que o meca é um dos melhores peixes para assar na brasa e vá fundo nesse preparo!

Ingredientes

  • 2 postas de meca (1 a 2 dedos de espessura);
  • Sal triturado a gosto;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • Páprica picante a gosto;
  • 4 dentes de alho picados;
  • Lemon Pepper a gosto (cuidado com o sal aqui);
  • Suco de limão siciliano suficiente para umedecer as postas;
  • Tomilho fresco e azeite a gosto.

Essa combinação entrega um dos melhores temperos para peixe, inclusive, casa perfeitamente com as características do meca. Porém, tempero é algo sempre sugestivo, por isso, escolha ingredientes ideais para seu paladar.

Outra coisa, depois de adicionar os temperos, deixe marinando pelo menos 30 minutos. Esse tempo é suficiente para penetrar os sabores na carne!

Modo de preparo ultrarrápido

  1. Acenda e mantenha um braseiro com temperatura consistente.
  2. Depois que o peixe marinar, retire da geladeira 30 minutos antes de grelhar.
  3. Por ser uma carne branca de fibra macia, o tempo de brasa é muito rápido.
  4. Então, se a grelha estiver a 30cm de distância, o tempo médio é 3 minutos de cada lado.
  5. Além disso, cuidado ao virar a posta para não quebrar, assim você capricha na apresentação.
  6. Por fim, quando estiver dourado e irresistivelmente apetitoso, é só apreciar.

“Nossa, mas não tenho churrasqueira, será que não vou poder comer essa bela posta de meca?”. Calma, peixe é versátil e pode ser feito de diferentes formas, como na frigideira com antiaderente, chapas, entre outros.

Agora, se ainda assim ficar difícil, o jeito é fazer peixe assado no forno ou quem sabe cozido. Só não garanto que o resultado ficará igual a receita de peixe grelhado, mas que fica gostoso, isso sim!

DICA EXTRA: acompanhamento para o meca grelhado

peixe meca

Tem pessoas que não fazem peixe porque acham sem graça e sem muito sabor. Entretanto, o segredo muitas vezes não está no peixe em si, mas no acompanhamento para peixe assado. Com essa estratégia você cria comidas de encher a boca d’água.

E para acompanhar meca grelhado que acabou de fazer, o purê surpresa que mencionei é um maravilhoso purê de abóbora. Sério, se você não aguenta mais purê de batata, a abóbora fica fantástica. Além do mais, você pode finalizar na churrasqueira.

Ingredientes

  • 300g a 400g de abóbora sem casca cozida al dente com sal
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 5 colheres (sopa) de manteiga (prefira manteiga de garrafa)
  • ½ caixinha de creme de leite
  • 100g de queijo coalho ralado (pode ser parmesão)
  • Coentro ou cheiro-verde picado para finalizar

Sem grandes segredos, amasse a abóbora cozida e agregue todos os ingredientes, deixando o queijo ralado por último. Em seguida, leve ao fogo ou à brasa da churrasqueira e vá mexendo até ficar uma mistura homogênea e aveludada.

SUGESTÃO DE MONTAGEM: vai servir meca grelhada numa ocasião especial? Então, coloque uma boa quantidade de purê no centro do prato, dê uma leve pressionada com uma colher e acomode a posta de meca grelhada por cima. Finalize com um fio de azeite e salsinha picada fresca!

Quais as características do peixe espadarte?

Espadarte é outro nome vinculado ao meca, mas há outro que talvez seja ainda mais reconhecido. Por acaso, você já ouviu sobre o peixe Marlin-azul? Ou quem sabe já escutou por aí sobre o peixe-agulhão?

Todos são nomes do mesmo peixe, ou seja, possivelmente você pode encontrar de outra forma aí na sua região. “E o meca tem relação com o peixe-espada? Estava olhando aqui e se parecem bastante”.

Não, apesar da morfologia semelhante, que é a estrutura pontiaguda do corpo, não têm relação alguma. “E por que o meca é considerado a picanha do mar?”. Por inúmeras razões, na verdade, a primeira delas é por se tratar de um peixe nobre.

  • O sabor marcante é certamente um diferencial.
  • É um peixe de água salgada encontrado em abundância nos oceanos tropicais.
  • Se engana quem pensa que é um peixe de médio porte, pois alcança até 4,5 metros.
  • Em algumas ocasiões, pescadores já pegaram mecas que pesavam facilmente mais de 500kg.
  • A carne do meca é um mix de sensações, já que tem textura macia, mas ao mesmo tempo firme, combinação ideal para preparos com grelha.
  • Por aguentar bem altas temperaturas, pode ser grelhado na frigideira que fica tão bom quanto na churrasqueira.

Em vista de todas estas qualidades, é um peixe que todo mundo deveria experimentar. No fim de contas, não é todo dia que a gente conhece a “picanha do mar”, não é verdade?

Peixe meca preço: quanto custa degustar essa carne nobre?

Olha, fazendo algumas pesquisas aqui até me surpreendi com o preço do quilo. Se você sabe o que é bacalhau, certamente entende que seu preço é tão salgado quanto sua carne, né?

Contudo, o preço do meca costuma partir dos R$50,00. Porém, dependendo da qualidade, frescor e comércio, você encontra o quilo a partir de R$85,00. Portanto, é razoavelmente acessível e rende excelentes receitas!

5 ideias para diferenciar as receitas com meca

Até aqui você sabe basicamente tudo sobre o meca e conhece até mesmo uma receita impecável. No entanto, vou deixar mais algumas sugestões caso queira diferenciar o cardápio aí na sua casa, certo?

  1. Falsa bacalhoada com meca, batata, pimentão, cebola e cenoura no forno.
  2. Moqueca caprichada de meca com um toque cítrico de limão.
  3. Meca assado com legumes e especiarias e queijo gratinado.
  4. Sugestão de meca em cubos marinado para churrasco.
  5. Filé de meca assado no forno com molho de alcaparras simples e cremoso.

O que você achou do peixe meca? Você vai preparar no próprio churrasco ou almoço de domingo sim ou claro? Não esquece de me contar o que achou depois, tudo bem?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais para que todos os seus amigos tenham mais uma opção deliciosa de carne branca. Até a próxima!