Churrasco de carnaval: Veja como organizar e o que servir

O carnaval é a época mais esperada pelo brasileiro, descanso e muita curtição, mas será que rola churrasco de carnaval? É uma boa escolha ou há algo mais promissor?

No meu modo de enxergar as coisas, churrasco é bom a qualquer momento, basta disposição e espírito festivo para arrasar. Porém, será que muda alguma coisa por ser carnaval? A ocasião pede acompanhamentos e carnes específicas? Vamos descobrir?

Então, confira esse conteúdo imperdível, com muitas dicas interessantes, válidas e que surpreenderão até o mais ávido dos churrasqueiros.

Veja a melhor forma de organizar um churrasco de carnaval + ideias do que servir

churrasco de carnaval

Por mais que a ocasião sugira aquela festança nas ruas com os amigos, vamos combinar que o churrasquinho é incomparável. E o mais interessante nisso tudo, é que qualquer churrasqueada está valendo, seja no espeto ou churrasco na grelha.

Além do mais, essa é a oportunidade perfeita para sair um pouco daquele churrascão padrão e caprichar em diferentes aspectos. Já imaginou decorar toda a sua área gourmet? Ou quem sabe sugerir um churrasco à fantasia, olha que legal, né?

Portanto, visando oferecer a você uma visão mais ampla das possibilidades, montei alguns passos. Através das dicas falaremos sobre carnes e acompanhamentos, ou seja, uma verdadeira lista do que não pode faltar no churrasco!

1. Quais as melhores carnes para churrasco carnavalesco?

Nós podemos fazer um milhão de coisas diferentes, mas é a qualidade das carnes para churrasco que favorece o sucesso. Obviamente que as opções mais tradicionais ainda são alcatra ou contrafilé, além da picanha e da fraldinha, certo?

Contudo, já que estamos falando de uma “festinha temática”, por que não sair da tradição? Nesse sentido, a ideia é inovar, ter criatividade e escolher cortes e carnes como:

  • Elabore versões suculentas de frango marinado, como a sobrecoxa macia e com casquinha crocante.
  • Traga diferentes tipos de linguiça, seja toscana apimentada, cuiabana, linguiça de frango ou talvez a linguiça de cordeiro.
  • A costelinha barbecue é uma mão na roda, barata, fácil de fazer e todos podem beliscar à vontade.
  • Os cortes suínos conseguem equilibrar bem a presença das carnes vermelhas, opte pelo pernil, lombo e copa lombo suína.
  • Capriche nas cores ao assar legumes na churrasqueira, usando bastante tempero e azeite.

DICA EXTRA: nessa festa, o que as pessoas mais querem é pular, dançar e se divertir. Dessa forma, uma estratégia para aumentar a duração do evento, é considerar os melhores petiscos para churrasco. Com isso, todos podem beliscar algo rápido, tomar uma cerveja e continuar dançando, sem aquele peso todo na barriga.

2. Como assar e grelhar perfeitamente as carnes para seu churrasco feito no carnaval

Embora o churrasco do fim de semana esteja no sangue do brasileiro, muita gente não sabe como fazer churrasco. Alguns deixam a carne ressecada, outros querem fazer bonito e a carne fica super malpassada, enfim, tudo pode acontecer.

Antes mesmo de pensar em assar ou grelhar, é fundamental pensar em quantas gramas de carne por pessoa no churrasco. Em ocasiões somente com carne, pode calcular entre 450g a 600g, considerando todas as opções de assados.

Por outro lado, se você elaborar um menu completo, com guarnição e tudo mais, essa quantidade cai para 300g. Pronto, com isso fora do caminho, veja alguns passos para trabalhar bem na hora de assar as carnes:

  1. Crie um braseiro consistente antes de colocar a carne.
  2. É essencial estar incandescente e estável, ou seja, sem chamas.
  3. Em seguida, ajuste a grelha para aquecer.
  4. Alguns especialistas dizem que pode levar 2 horas do momento que acende a churrasqueira até colocar carne.
  5. Quando tudo estiver bem quente, disponha as carnes sobre a grelha.
  6. Pedaços mais altos, como prime rib, precisam selar rapidamente próximo do fogo.
  7. Já os bifes de espessura média, devem ficar na parte do meio da churrasqueira, jogo rápido.
  8. Linguiça e embutidos exigem mais tempo, então, planeje bem.
  9. Já as carnes mais robustas, como a costela na churrasqueira, devem ser assadas lentamente na parte mais alta.

Por último, cortes de frango e porco, levam menos tempo na grelha, logo, podem entrar após o restante acima.

DICA EXCLUSIVA: se porventura você tiver intimidade com a churrasqueira, que tal experimentar a lenha para churrasco? Além de ser mais econômica, ajuda na aromatização e sabor de defumação na carne. Sua micareta será lembrada por muitos anos, pode apostar!

3. Devo servir acompanhamentos para churrasco ou apostar apenas nas carnes assadas?

Sim, os acompanhamentos para churrasco são responsáveis por uma refeição memorável. Entretanto, como falamos de churrasco de carnaval, prefira não pecar pelo exagero. E digo isso principalmente se quer estender a duração do evento.

Imagine só os amigos comendo farofa, arroz, salada de batata, maionese, salpicão e uma montoeira de guarnições. Depois vão lá e “descem o sarrafo” nas carnes, sabe qual o resultado?

Todos de peruca, pintura facial e fantasia, sentados e tristes de tanto comer. Por conseguinte, a comemoração chega ao fim logo. Ah, isso sem contar os casos onde o pessoal aluga área de lazer, é dinheiro jogado fora porque ninguém aproveita.

Diante desse cenário, prefira caprichar em guarnições mais leves como:

  • Salada de folhas verdes frescas, pepino, tomate cereja, cebola roxa em conserva e molho refrescante de iogurte com ervas.
  • Espetinho de legumes grelhados caprichado nas cores e texturas.
  • Farofa bem suave de castanhas, quinoa e ervas aromáticas.
  • Arroz integral com alho, salsinha, uvas-passas e amêndoas.
  • Tabule irresistível de pepino japonês, cebola em rodelas finas, hortelã fresca e suco de limão siciliano.

Através das sugestões acima você consegue balancear um consumo mais controlado que dê para aproveitar por horas a fio!

4. Quais as melhores bebidas para um churrasco completo de carnaval?

Essa dica é exclusivamente para quem tem um amigo beberrão. Falo isso porque cansei de ouvir meus amigos dizendo: “qual a quantidade de cerveja por pessoa no churrasco?”. Olha que não tínhamos decidido nem sobre as carnes ainda, hein?

A quantidade de bebidas em geral depende muito da duração da festa. Mas como falamos de carnaval, todos sabem que não existem limites. Então, vamos assumir um churrasco de 5 horas.

Nesse contexto, o consumo chega a 10 cervejas por pessoa, falando em long necks. Claro, isso para um ser-humano comum, mas alguns indivíduos parecem estar furados. Logo, é sempre bom comprar mais do que deixar faltar, além de:

  • Sucos naturais e de caixinha.
  • Refrigerantes de diversos sabores.
  • Água em abundância para contrabalancear o consumo alcoólico.
  • Se estiver ensolarado e calor, não deixe de servir drinks bem-humorados, elaborados e refrescantes.
  • Capriche na caipirinha, caipiroska e batidinhas.
  • Gelatina feita com Vodca é uma sensação que todos apreciam.
  • Para os amantes de uma boa bebida, uísque e energético são indispensáveis.

5. Não deixe de considerar a decoração e os apetrechos do churrasco de carnaval

Em churrasco feito em pleno carnaval, a tradição deve ser deixada de lado. Então, nada de vestimentas normais, ou pior, ambiente sem decoração. É essencial dedicar tempo na decoração, transformando o local num ambiente festivo:

  1. Compre máscaras e adereços simples: além das máscaras, traga o chapéu de palhaço, tiaras plumadas e diversos colares para penduricar. Decore a mesa da refeição com as máscaras, confete e spray colorido.
  2. Balões coloridos de todos os tamanhos: espalhe balões por tudo, menos na área da churrasqueira.
  3. Bandeirinhas típicas são baratas: para trazer economia à decoração, fabrique bandeirinhas coloridas de papel. Espalhe juntamente dos balões para ter um ambiente superdivertido.
  4. Guirlandas floridas: para dar um toque mais natural ao churrasco, crie simples guirlandas de flores. Utilize rosas, girassóis e margaridas, decorando cadeiras, paredes e mesas.
  5. Elabore um código de vestimenta: “ninguém entra se não tiver uma fantasia envolvida”. Nesse momento vale tudo, como perucas coloridas, chapéus e óculos extravagantes, tudo para entrar no clima.

DICA EXTRA: O que seria de um bom churrasco feito no carnaval, sem aquela marchinha clássica?

Não vá colocar rock ou eletrônico para tocar, por favor, hein? Mesmo que seja churrasco, nada que uma boa marchinha para animar todos a entrarem no ritmo. Não quer ficar só na marchinha clássica?

Que tal preparar uma playlist infinita com axé, samba e pisadinha, vale até mesmo um bom frevo. Afinal, chega numa “altura do campeonato” que as pessoas nem saberão mais o que está tocando, não é verdade? Ainda assim, não deixe de dar atenção especial a isso!

 Churrasco de carnaval tem potencial para ser ainda melhor do que a matinê da cidade!

Agora você sabe basicamente tudo sobre o churrasco de carnaval, das comidas aos enfeites e música, não é mesmo? Todavia, não se esqueça de que falamos de churrasco, então, o tempero para churrasco é vital.

No fim das contas, o que as pessoas querem de verdade é passar um momento bacana entre amigos. E se tiver uma carninha de qualidade, macia e saborosa então, tudo fica ainda mais perfeito.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a espalhar esse conhecimento bacana nas redes sociais. Aproveite que esse é um momento alegre e compartilhe com os amigos e familiares, divirta-se e até a próxima!