Churrasco na grelha: Melhores cortes e dicas para fazer

Muito se fala sobre carne no espeto, mas você já experimentou o verdadeiro churrasco na grelha que é pura suculência?

Além de proporcionar o preparo de inúmeros cortes diferenciados, o resultado são carnes extremamente macias e bem seladas por fora. Inclusive, esse churrasco caiu tanto no gosto do brasileiro, que os cortes são preparados especificamente para grelha.

Então, no conteúdo de hoje, você verá o guia completo sobre carne assada na grelha. Confira tudo!

Apresento a você 5 melhores cortes para fazer churrasco na grelha

churrasco na grelha

A execução perfeita do churrasco grelhado depende de alguns fatores, o principal é a escolha das melhores carnes para churrasco. Diante disso, falaremos primeiros sobre as protagonistas de excelentes assados!

1. Impossível não começar pela rainha de todo churrasco na grelha, a picanha!

Faça um teste, ao longo do dia você deve pensar no churrasco do final de semana e qual carne escolherá. Aposto que se você pensar 10 vezes, a primeira carne será sempre a picanha, é inevitável.

Convenhamos, não há corte melhor para churrasquear, mas quando falamos de grelha, parece que ela vira a perfeição. Por exemplo, a picanha na churrasqueira tradicional é feita no espeto, certo?

Embora fique fantástico, a verdade é que exige técnicas apuradas, principalmente quanto ao ponto da carne. Já na grelha não, basta você tomar as seguintes precauções:

  1. Primeiro, corte bifes altos com pelo menos 2 dedos de espessura.
  2. Em seguida, tempere com um bom sal de parrilla e leve à grelha.
  3. A altura ideal no início é de cerca de 20cm a 25cm do braseiro.
  4. Dessa maneira, a ideia é selar bem o steak dos dois lados.
  5. Para finalizar, suba a carne para uma parte de menor caloria e deixe alguns minutos para corrigir o ponto.

Simples assim, você terá a carne mais macia que a grelha pode oferecer. Pessoalmente, eu costumo grelhar bifes ainda mais altos, com três a quatro dedos de espessura. Aí sim consigo chegar no ponto de carne que mais gosto.

2. Alcatra ou contrafilé? Qual é melhor para sua grelha pular de alegria?

Eu sou uma pessoa decidida na maioria das situações, mas quando tenho que escolher entre alcatra ou contrafilé, a perna bambeia. É muito complicado, pois ambos os cortes ficam magníficos na grelha, com muita suculência e sabor de churrasco.

Como se não bastasse, até o preço é similar, o que deixa a tomada de decisão impossível. Entretanto, vou compartilhar com você algo que aprendi há algum tempo:

  • Alcatra: a alcatra é um corte que precisa de certo “trabalho” no preparo da grelha. Geralmente isso se resume à limpeza da peça. Somado a isso, é uma carne com menos gordura, mas de sabor indiscutível.
  • Contrafilé: já a carne contrafilé é o oposto, pois vem praticamente pronta para churrasquear, além da gordura fenomenal. Inclusive, é uma parte do boi que rende diferentes cortes.

Olhando dessa maneira, cabe a você decidir qual característica prefere no churrasco e bom apetite. Aqui vai um vídeo bacana para te ajudar:

3. O que a fraldinha oferece num churrasco feito na grelha?

Essa sugestão vai diretamente para quem acha que só fraldinha na airfryer é boa. Eu posso falar com a boca cheia, a fraldinha é uma das melhores carnes para grelha, sem sombra de dúvidas.

Claro, é fundamental comprar uma carne de qualidade e, sobretudo, dar um talento na peça, retirando nervos e gorduras. Por falar nisso, uma vez eu comi uma fraldinha com pasta de alho que era a coisa mais absurda desse mundo.

Se você quiser fazer, basta processar alho com temperos diversos, deixando o molho um pouco mais líquido. Em seguida, coloque a fraldinha próxima da brasa e vá pincelando a pastinha de alho por todos os lados.

DICA EXTRA: o segredo da fraldinha bem assada na grelha, é assar rapidamente e não deixar passar do ponto. Por ser um corte relativamente fino, assa com muita rapidez!

4. Dá para fazer maminha na grelha com suculência e maciez?

Que a maminha na churrasqueira fica boa, todo mundo sabe, né? Mas será que na grelha rola? Dá para fazer uma carne macia e deliciosa? A resposta mais direta é sim, dá certo.

Entretanto, vale ressaltar que é um corte mais trabalhoso, principalmente se assada inteira. Gosto de dizer que a pessoa precisa saber cada detalhe sobre como selar a carne perfeitamente. É isso que vai garantir todo aquele líquido interno apetitoso!

  • Maminha com molho de manjericão e alho tostado.
  • Maminha assada na grelha com vinagrete de cebola roxa.
  • Sugestão de maminha recheada com queijo gorgonzola e muçarela.
  • Sugestão carne maminha na crosta de mostarda de ervas.

5. Escolha uma das variações de costela bovina e seja feliz!

Se eu fosse falar individualmente das costelas, teria que fazer um guia da costela na churrasqueira. Quem chega no supermercado e pede costela para churrasco não imagina a “pancada” de cortes possíveis.

Existem duas principais costelas, a primeira é a costela de ripa. Essa é aquela com ossos maiores e mais largos e porção de carne mais achatada, por assim dizer.

Por outro lado, a costela minga ganha o coração de todos, visto que tem mais carne, maciez e gordura incrível. A partir destas peças dá para fazer distintos cortes e assar muitos churrascos.

Dentre todas as possibilidades, gostaria de destacar a costela uruguaia. Chamado de assado de tira, é um corte transversal aos ossos onde você prepara tiras finas, carnudas e com osso.

Me arrisco dizer que para fazer na grelha é uma das melhores partes da costela. Apesar disso, se você quiser um assado tradicional, separei um vídeo de um preparo muito saboroso, feito na grelha mesmo:

DICA EXCLUSIVA: dá para fazer outras carnes na grelha?

Sem dúvidas, acontece que nós brasileiros associamos o churrasco apenas às carnes vermelhas, né? Porém, a grelha é tão versátil que você consegue fazer:

  • Coxinha e asinha de frango na grelha.
  • Coxa e sobrecoxa suculenta.
  • Pernil ou lombo de porco marinado na grelha.
  • Panceta à pururuca assada e grelhada.
  • Costelinha de porco fica um espetáculo de sabor.
  • Picanha e filé mignon suíno
  • Até mesmo peixe assado na grelha sem grudar é possível.

Portanto, a grelha aceita todo tipo de carne, desde que você considere as proporções, temperos e tempo de assamento.

Como fazer um bom churrasco na grelha em 10 dicas essenciais

Não importa se você faz churrasco no espeto ou na grelha, mas o sucesso dos assados depende de coisas simples. Só de você combinar cortes de qualidade, caprichar nos temperos além do sal e controlar o braseiro, já funciona.

Obviamente que os pequenos detalhes ajudam a diferenciar o resultado, como escolher uma boa lenha para churrasco, por exemplo. Além de economizar carvão, a lenha oferece um braseiro constante e uma defumação interessante.

Separei algumas dicas rápidas para tornar seu churrasco na grelha um verdadeiro momento para ser lembrado:

  1. Prefira assar bifes mais altos, ao invés de grandes peças.
  2. Caso escolha carnes pesadas, como a costela, asse na parte mais alta a pelo menos 60cm da brasa.
  3. O calor residual dessa distância “quebra” e derrete o colágeno.
  4. Não asse carne enquanto houver labaredas, pois isso só faz queimar a carne, mas não assa nada.
  5. Só coloque a carne na grelha quando houver braseiro intenso.
  6. Para carnes mais suculentas, dê uma selada rápida próxima do fogo, garantindo um interior úmido e apetitoso.
  7. Reserve uma área da grelha para assar indiretamente, ou seja, um local de menor caloria.
  8. Dessa forma, você vai conseguir dar o ponto perfeito naquele belo bife ancho.
  9. Tenha paciência para assar cada corte ao seu tempo, acelerar o processo só atrapalha.
  10. Mesmo que seja churrasco na grelha, boas opções acompanhamento para churrasco, são essenciais

Churrasco na grelha é uma das melhores coisas já inventadas

Conforme a gente repete as carnes nos finais de semana, com temperos usuais e assados clássicos, nos fechamos às novidades. Porém, o churrasco na grelha vem para provar que temos muito a aprender e aproveitar.

Nesse momento você está um passo mais perto de preparar aquele churrasco perfeito com os amigos. Afinal, você aprendeu sobre as carnes e viu dicas fantásticas para organizar sua grelha com máximo sabor e variedade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Compartilhe o conteúdo com aquele amigo que sabe até fazer churrasco sem churrasqueira e até a próxima!