Carne maminha: O que é? Para que serve?

Considerada por muitos como uma das rainhas do churrasco, a carne maminha é realmente especial, quão bem você a conhece?

Você acredita que ainda hoje existem pessoas que deixam de aproveitar suas vantagens, sabores e qualidades? E olha que nem falamos de um corte tão caro assim, principalmente se compararmos com picanha, alcatra e mignon.

Para conhecer tudo sobre essa carne fantástica e saborosíssima, basta acompanhar as ótimas dicas do conteúdo. Descubra o que dá para fazer com maminha!

O que é carne maminha?

Tenho amigos que preparam a maminha, mas quando pergunto o que é o corte maminha, até engasgam para responder.

Isso porque é comum conhecer determinado corte, mas saber de onde ele sai e suas características, nem sempre funciona. É o mesmo caso da carne raquete, amplamente consumida nos churrascos, mas desconhecida em termos técnicos.

Aqui vai uma pista grandiosa sobre a maminha: você sabe como cortar alcatra para churrasco? E se eu disser que a maminha está localizada na própria peça da alcatra, você acredita?

Isso mesmo, a peça da alcatra guarda diferentes cortes, como miolo ou coração, baby beef e o bombom da alcatra. Além do mais, sabia que a própria picanha está localizada na alcatra?

Na realidade, em uma das pontas temos a picanha, majestosa, cobiçada e reverenciada nos churrascos. Na outra ponta da peça, encontramos a maminha, que possui uma das melhores estruturas em termos de maciez e suculência.

Por sua vez, é um corte facilmente identificável, onde você bate o olho e sabe que está levando para casa. Dizem por aí que quando o gado tem qualidade e o açougue trabalha bem, resulta numa carne que parece picanha.

“Tudo bem, mas o que tem de tão especial nesse corte que todo mundo fala “direto e reto” sobre ele?”. Vale dizer que já foi um corte mais consumido do que hoje. Afinal, atualmente o pessoal está focado nos cortes de carne americano.

Confira a seguir as melhores e mais atrativas características dessa carne icônica no churrasco brasileiro!

7 qualidades e características do corte maminha

Sempre que pensamos em carne de qualidade, costumam pipocar alguns exemplos na cabeça, não é verdade? Quem não ama uma carne macia, suculenta, de sabor natural e gordura na medida, né?

Então, saiba que a carne maminha entrega praticamente todos estes aspectos, e mais, como pode ver a seguir:

  1. De toda a alcatra em si, a maminha é a parte mais tenra e macia.
  2. Possui um formato triangular inconfundível, que lhe rende nomes como “chapéu de bispo” e “sombrero del papa” na Bolívia.
  3. Alta suculência descreve bem a sensação de apreciar esse corte.
  4. Embora tenha uma boa reserva de gordura, tanto externa quanto entremeada, seu sabor é suave e agradabilíssimo.
  5. Fibras longas e bem densas, mas que em nada atrapalham na hora de preparar.
  6. Por falar em preparos, você pode usar como carne para o dia a dia, bem como em grandes churrascos.
  7. Dá até para fazer o verdadeiro medalhão dos rodízios no espeto, basta cortar bifes altos.

Portanto, a partir disso dá para perceber que falamos de uma carne indispensável no cardápio. Afinal, quando você preparar maminha no forno, aposto que voltará aqui para me agradecer.

CURIOSIDADE EXTRA: o que é melhor maminha ou fraldinha?

Difícil dizer com plena certeza e sem desagradar alguém, pois ambos os cortes são maravilhosos. Existe diferença entre os dois? Claramente, mas se você puder comprar qualquer um deles, saiba que está no paraíso, pois terá receitas incríveis.

Agora, se eu tiver que escolher apenas um, ainda fico com a maminha. Não que a fraldinha seja inferior, ou que esteja escolhendo a maminha porque é foco do conteúdo.

Acontece que ela tem um pouco mais de suculência, um teor elevado de gordura e fibras ligeiramente mais macias. E quando bem-feita é uma iguaria incomparável.

A fraldinha não fica de fora, prova disso é a receita de fraldinha na airfryer, um arraso de sabor, experimente.

Para que serve carne maminha: 2 receitas que ficam espetaculares

carne maminha

Eu poderia facilmente dizer: a maminha serve para nos fazer feliz e o nosso paladar mais ainda. Se ainda não ficou nítido, saiba que estamos falando de uma carne que é pura nobreza dentre as carnes vermelhas.

Não à toa, o quilo custa em média R$42,00, ou seja, se aproxima bastante de cortes considerados mais nobres. Para se ter uma ideia, se pegarmos a alcatra ou contrafilé, veremos que os valores ficam próximos dos R$46,00.

Isso denota grandes qualidades que as pessoas às vezes deixam passar, seja por preconceito ou pura falta de conhecimento. Dessa forma, para cumprir meu objetivo de apresentar a você uma carne ultra versátil, separei 2 receitas rápidas, aproveite.

1. Tradicional maminha ao molho madeira é sucesso garantido

Começando pela receita que você paga um absurdo nos restaurantes, mas que é fácil de fazer, maminha ao molho madeira. Aqui serão necessárias duas etapas, a primeira onde iremos assar no forno. Já a segunda, é o preparo do molho para carne.

Ingredientes

  • 1 peça de maminha de 1,3kg aproximadamente
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Colorífico, açafrão, páprica picante, orégano e manjericão a gosto
  • 1 cabeça de alho picada
  • 2 cebolas grandes cortadas em três partes
  • 3 a 4 ramos de alecrim fresco

Ingredientes para o molho

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 100ml de extrato de tomate
  • 200ml de vinho madeira ou vinho tinto seco
  • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
  • ½ colher (chá) de sal
  • 400ml de água
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 cubo de caldo de carne dissolvido
  • 300g de cogumelo

Antes de mais nada, tempere a carne com todas as especiarias e temperos naturais para carne. Numa assadeira, besunte azeite, posicione a cebola cortada, fazendo uma cama e coloque a carne. Lembre-se de colocar cebola sobre a carne.

Depois, espalhe ramos de alecrim na forma, feche com alumínio e leve ao forno preaquecido a 230° por 1 hora. Em seguida, abra, retire o alumínio e volte ao forno a 200° por mais 30 minutos ou até dourar.

Por último, faça o molho ao misturar os ingredientes e apurar até ficar cremoso. Depois você deve cortar a carne e espalhar o molho. São muitos detalhes? Sem dúvidas, mas o resultado é espetacular, confira o vídeo da receita:

2. Maminha com molho de manjericão na churrasqueira fácil e deliciosa

Por mais que as receitas de carne assada no forno sejam deliciosas, tem gente que não abre mão do churrasquinho. Nesse sentido, a nossa segunda sugestão é voltada ao churrasco com os amigos, onde você precisará de:

  • 1,5kg de maminha;
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta dedo-de-moça a gosto;
  • Folhas de manjericão picadas a gosto;
  • Salsinha picada a gosto;
  • 4 colheres (sopa) de shoyu (ou a gosto);
  • 5 dentes de alho picados;
  • Orégano, azeite e molho de pimenta a gosto.

Espete a peça de maminha no centro e tempere apenas com sal, pode ser triturado ou sal grosso mesmo. Feito isso, leve ao braseiro médio a uma distância de 40cm da brasa. Agora é acompanhar a carne e virar sempre para assar uniformemente.

Quanto ao molho, você só precisa misturar os ingredientes, passar na carne antes de finalizar e “mandar para dentro”. Aposto que você vai adorar essa churrasqueada simples, porém, de um sabor refinado.

A carne maminha é “pau para toda obra” na cozinha, aprecie cada opção!

Por ser comercializada em peça inteira, é comum achar que a carne maminha só serve para churrasco, não se engane. A maminha é a tradução da versatilidade e praticidade nos preparos, desde que você respeite o tempo de cozimento.

E agora você sabe praticamente tudo que precisa para transformar os preparos e surpreender o paladar dos familiares e amigos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com quem ainda não conhece a maminha. Todo mundo precisa ter uma opção saborosa dessas ao alcance, concorda? Até a próxima!