Lista do que não pode faltar no churrasco: 6 Itens indispensáveis + dicas valiosas

Cada pessoa tem um jeito único de montar seu churrasco, mas toda festa deve ter algo em comum. Estou falando da lista do que não pode faltar no churrasco.

A composição da lista se altera demais, pois cada região possui características próprias, como carnes, acompanhamentos e duração. Porém, todos sabemos que existem aqueles elementos que são cruciais para uma churrasqueada perfeita.

Portanto, se o desafio é descobrir o que não pode ser deixado de fora, saiba que virei essa internet de ponta cabeça. Apresento a você a melhor lista para conferir toda vez que for programar aquele churrascão!

Lista do que não pode faltar no churrasco: 6 itens indispensáveis para um churrasco completo + dicas valiosas

lista do que não pode faltar no churrasco

1. O coração da carne assada é o carvão de qualidade + itens que facilitam

Quem é desesperado na hora de começar o churrasco, certamente pensa logo nas carnes, né? Porém, o que seria de um churrasco completo sem o carvão ideal e uma boa churrasqueira, concorda comigo?

Obviamente quem comercializa carvão, vai dizer a você que o melhor carvão é o tipo vegetal. Esse é aquele tradicional que a gente encontra em qualquer lugar. De fato, é muito bom, desde que a marca ofereça qualidade, veja como escolher o carvão:

  • A matéria-prima precisa ser eucalipto e apresentar alta densidade.
  • O som do carvão de qualidade tem aquele “estalo metálico”.
  • A facilidade de acendimento é um bom indicativo de qualidade.
  • Por último, a brasa tem de ser constante, gerando economia e agilidade.

“Certo, mas como devo calcular o carvão, ou seja, quanto carvão para 1kg de carne?”. Bom, é muito complicado fazer uma sugestão precisa, pois isso varia demais. Entretanto, os churrasqueiros de profissão recomendam cerca de 1,5kg de carvão.

Contudo, a minha sugestão pessoal para você, é usar uma mistura de lenha e carvão. Além de criar uma brasa ainda mais duradoura, você pode dar um toque de defumação. Para isso, utilize lenha de laranjeira, por exemplo!

2. A escolha das melhores carnes para churrasco é o ingrediente mágico

Não é preciso dizer muito sobre isso, mas no churrasco não pode faltar carne, é óbvio. Só que você deve fugir das piores carnes para churrasco, combinado? Não que exista carne ruim, o que existe são cortes que não ficam bons na churrasqueira.

E aqui posso mencionar logo de cara o pescoço bovino, por exemplo, que fica uma delícia na pressão. Diante disso, você tem que listar as melhores carnes para churrasco, adianto que não precisa ser apenas as caras. Tenho o hábito de sugerir a seguinte proporção:

  • 2 cortes de carne vermelha: é normal pensar logo na picanha, mas vamos com calma. Para reduzir os custos e manter a qualidade, sugiro fraldinha e maminha, são cortes macios e saborosos.
  • Cortes de frango: escolha entre asinha, coxinha e filé de peito de frango. Mas saiba que a coxa e sobrecoxa proporciona um assado de extrema suculência e sabor.
  • 1 corte de carne de porco: é até difícil escolher somente um corte de porco. Porém, a escolha acaba se resumindo ao pernil ou lombo, ideais para grelhar com maciez.
  • Escolha 1 tipo de linguiça de qualidade: a rainha, a queridinha e a mais cobiçada é a linguiça toscana assada. Só que você pode arriscar outros tipos, como a cuiabana ou a com alho-poró, é um espetáculo.

Seguindo a proporção acima, você terá mais facilidade para encontrar opções indispensáveis para seu churrasco. Nesse contexto, você tem liberdade para escolher o que mais gosta, seja alcatra ou contrafilé, copa lombo suíno ou outras.

Uma dica especial, que combina sabor e economia, é comprar patinho para churrasco. Chega lá no açougue e pede pelo miolo do patinho, faça isso e tenha uma surpresa maravilhosa!

DICA EXCLUSIVA: temperos naturais para carne!

Outro item indispensável no churrasco, são os temperos. Muita gente deposita toda sua confiança no sal grosso, mas quem sou eu para dizer que isso é ruim. Pelo contrário, o sal é universal como tempero para churrasco.

Posso falar por experiência, uma vez que você abre a mente para novos temperos, fica difícil usar apenas sal depois. Dessa forma estou falando de trazer todos os benefícios dos temperos naturais para carne, como:

  • Tempero chimichurri completo
  • Ervas finas
  • Páprica picante para frango
  • Lemon pepper para cortes de porco
  • Temperos cítricos para peixes grelhados
  • Açafrão
  • Tomilho
  • Alecrim

À vista disso, que tal experimentar novos sabores que podem se tornar indispensáveis em sua churrasqueada?

3. Os acompanhamentos brilham tanto quanto as carnes, então capriche!

Depois das carnes, os acompanhamentos para churrasco são o carro chefe de qualquer festividade. Já imaginou chamar o pessoal, mas não servir aquele pão de alho super recheado? Ou quem sabe, esquecer do vinagrete que faz a boca salivar?

E as farofas então, a mesa nunca vai estar completa sem deliciosas farofas para seu convidado mergulhar um pedaço suculento de carne, né? “Então, mas eu queria algo mais cremoso que não pode faltar de jeito nenhum, você sugere algo?”.

Sim, aqui eu tenho sempre algo irresistível para recomendar. Nesse caso, que tal experimentar um apetitoso salpicão de frango? Em contrapartida, se quer algo mais tropical, você tem as saladas ao seu lado.

Me refiro às opções completas, com maionese, azeitona, batata, cenoura e folhas. Quer uma saladinha que mora no coração? Combine repolho verde, repolho roxo, cenoura, maionese, mostarda, vinagre de maçã e temperos.

Portanto, tenha algumas receitinhas de acompanhamentos, nem que sejam simples. Afinal, eles trazem vida ao churrasco, satisfazendo “gregos e troianos”.

DICA EXTRA: você tem amigos veganos? Então, você precisa de acompanhamentos saudáveis. Uma ideia sensacional é servir salsicha vegana. Preparada com grão-de-bico e ingredientes fantásticos, o resultado vai agradar muito, pois é leve e carrega muito sabor!

4. Conheça os utensílios que todo churrasco depende para funcionar bem

Os utensílios são meio que óbvios, mas não custa reforçar, né? Aliás, uma vez eu fui ao churrasco de um amigo, mas a pessoa era tão desligada, que nem pratinho tinha.

Resumo? Tivemos que comer direto no guardanapo, olha que gafe terrível, né? Desse modo, não esqueça dos utensílios mais importantes, como:

  • Garfos, facas e colheres.
  • Tenha um bom afiador para sua faca de churrasco.
  • Ofereça pegadores e garfos longos, especialmente para quem for assar.
  • Disponha boas tábuas de corte, tanto para quem vai degustar quanto para quem está na churrasqueira.
  • Organize os pratos de diferentes tamanhos, assim todos podem comer desde petiscos para churrasco, até carnes e acompanhamentos.
  • Copo nunca é demais, pois as pessoas tendem a perder sempre que saem para conversar com os conhecidos.

Olha, pode até parecer mero detalhe, mas tudo isso é fundamental para a funcionalidade do churrasco.

DICA EXCLUSIVA: você vai receber crianças? Os amigos gostam de ficar descalços? Então, invista em pratos e utensílios feitos com melamina. Esse material é um acrílico resistente, mesmo que acidentes aconteçam, ele não despedaça em milhares de fragmentos, fica a dica!

5. O churrasco não fica completo enquanto as bebidas não estão geladas

A etapa da escolha das bebidas é bastante delicada, por mais que geral pense apenas na cerveja. Isso porque é essencial considerar todas as pessoas, preferências e, sobretudo, as crianças. Nesse contexto, se torna obrigatório comprar;

  • Cerveja (se possível, de diferentes estilos, agradando a todos)
  • Água não pode faltar em hipótese alguma.
  • Refrigerante para a criançada e para quem não consome bebida alcoólica (procure diversificar com a famosa “caçulinha”)
  • Suco também é um atrativo e tanto, compre polpas naturais e deixe à disposição para quem quiser misturar na hora.
  • Quanto às bebidas fortes, você decide, me refiro à vodca, uísque, conhaque e também à cachaça, tem gosto para tudo.

6. Não esqueça das melhores sobremesas para churrasco

Vamos combinar que a sobremesa para churrasco não é a coisa mais tradicional, não é mesmo? Falo isso porque as pessoas querem saber de se empanturrar com carne, linguiça, peixes e bons acompanhamentos.

No entanto, a sobremesa certa no momento ideal é uma grata surpresa. Para tanto, você pode fazer coisas simples, como mousses, saladas de frutas e sobremesas geladas batidas no liquidificador. Uma boa sobremesa são os “escondidinhos de frutas”.

A sobremesa se resume a um creme, normalmente feito de leite em pó, uma ganache cremosa e pedaços de frutas. O legal é que dá para servir em potinhos individuais, fica um arraso e demonstra muita atenção na organização!

DICA BÔNUS: capriche na organização e decoração para fechar o churrasco com chave de ouro. Neste momento não há limites nas ideias, mas para ajudar você, deixarei um vídeo muito bacana. Assim, você sabe exatamente como a lista do que não pode faltar no churrasco ficará completa e prática:

Aproveite essa modesta lista do que não pode faltar no churrasco e bote para quebrar na sua organização!

Quando você remoer que organizar churrasco é complicado e dá trabalho, lembre-se que algumas pessoas sabem fazer churrasco sem churrasqueira. Logo, a lista do que não pode faltar no churrasco é apenas mais uma etapa simples a ser conquistada.

Costumo dizer que quando o negócio é planejado com carinho, até mesmo o churrasco de pobre fica inesquecível. É óbvio que isso é algo inventado, pois todo churrasco é delicioso, tudo vai da forma como o fazemos, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, por favor, não deixe de compartilhar com outras pessoas nas redes sociais. Afinal, falamos de dicas que podem facilitar bastante o dia a dia de todos, né? Até a próxima!