Patinho para churrasco: É bom? Veja dicas de como fazer

Convenhamos que não é todo dia que conseguimos fazer picanha, mas nem por isso vamos deixar de assar uma carninha. Então, será que patinho para churrasco é uma boa? Vira?

Você já reparou como o momento de escolher a carne do churrasco é sempre a mesma lengalenga? Uns querem porque querem alcatra, outros juram de pés juntos que maminha é indispensável. Mas e o patinho, por que ninguém se lembra?

Bom, hoje vamos conhecer muitas dicas práticas e segredos revelados para você surpreender todo mundo. Então, não deixe de conferir, vamos nessa?

Posso usar patinho para churrasco? É bom?

patinho para churrasco

Gosto de pensar que é sempre aquela coisa: gosto é gosto e não se discute, concorda? Porém, posso falar com autoridade, pois já tive experiências inesquecíveis, patinho serve para churrasco e você não perde por esperar.

A carne patinho é um daqueles cortes que se consolidaram apenas como complemento das refeições. E aqui podemos falar de pratos bem tradicionais, como:

  • Carne moída de diferentes maneiras.
  • Picadinho de carne acebolado do almoço de segunda-feira.
  • Bifes mais finos para agilizar na hora de fritar.
  • Quando muito, utilizamos para fazer carne de panela, apenas quando está em promoção.

Ainda que todas estas possibilidades devam ser aproveitadas ao máximo, você concorda que dá para fazer mais e melhor? Saindo um pouco do assunto, você já experimentou assar alcatra com maminha?

Nossa, sua qualidade é indiscutível, mas seu preço caminha na contramão da economia, onde o quilo começa a custar R$45,00. Contudo, falamos de uma peça grande, ou seja, o preço vai lá nas alturas.

Já o patinho, por sua vez, fica ali na casa dos R$38,00, mas falamos de cortes realmente vantajosos para grelha. Desse modo, para você que pergunta “para que serve o corte patinho”, tenho uma surpresa. Seu churrasco nunca mais será mais o mesmo!

E por que o corte patinho é tão bom para churrasco?

Vou logo avisando, se você gosta de carne para churrasco com gordura, talvez apenas o patinho não supra sua vontade. Falo isso porque é uma carne magra, mas não sentido negativo da coisa, pelo contrário.

É justamente essa característica que a torna incrível, uma vez que dá lugar à maciez e suculência. Além disso, posso elencar uma série de vantagens obtidas ao trocar o famigerado miolo de alcatra pelo patinho no churrasco:

  • Corte conhecidamente magro, mas em animais de qualidade, encontramos certa gordura entre as fibras.
  • Sabor agradável e textura apetitosa são marcas registradas.
  • Extremamente versátil, em especial no churrasco, dá para extrair diferentes partes, e isso pouca gente sabe.
  • As fibras médias super macias resumem bem o patinho.

Uma curiosidade, a peça inteira retirada da traseira do boi, logo acima do músculo do traseiro, chega a pesar 6kg. É ou não é uma deliciosa fartura isso?

Em vista de todas estas vantagens, você acredita que sempre ouço reclamação? A principal delas é: “nossa, mas se é uma carne tão magra, como pode ficar boa na churrasqueira. Afinal, tem tudo para ressecar, né?”.

Nesse momento, respiro fundo, conto até 10 e digo: escuta aqui, primeiro você deve ver minhas dicas, depois julgar. No final das contas, não existe carne de segunda para churrasco. O que existe é animal malcuidado e açougueiro que não domina o ofício.

Patinho para churrasco é bom e você aprende a assar em 3 dicas valiosas

O seu churrasco começa a dar certo, quando você entende que algumas carnes precisam ser cuidadosamente preparadas. É assim com a paleta bovina, patinho e tantas outras que amamos dar uma beliscada no churrascão.

Diante disso, separei o preparo do patinho no churrasco em 3 passos, pois acho fundamental entrar nos detalhes. A começar pelo corte, fator primordial para um assado suculento e satisfatório!

1. Como cortar carne patinho para churrasco com precisão?

A primeira “infração” ao combinar patinho e churrasqueira, começa pelo corte errado. E quando digo errado, não é porque a carne ruim, não é isso. Porém, a peça inteira de patinho possui diferentes texturas, por assim dizer.

Então, se você simplesmente pedir 1 quilo de patinho, provavelmente terá uma carne irregular. Isso acontece porque o patinho pode ser dividido em 4 partes, cada uma com uma membrana separando das outras.

Dessa forma, quando você prepara só uma parte, independentemente de qual seja, seu assado fica mais uniforme. Afinal, você não precisará se preocupar com possíveis nervinhos ou membranas que enrijecem no fogo.

Por isso eu reafirmo: desenvolva um bom relacionamento com seu açougueiro de confiança. Assim, você pode projetar com transparência as suas preferências, ou seja, você consegue comprar justamente aquilo que procura.

DICA EXCLUSIVA: se você conseguir pedir cortes específicos, procure comprar o tatuzinho ou miolo do patinho. Você o reconhece pelo formato cônico e quase pontiagudo. Esse sim é o grande tesouro escondido do patinho, pois entrega ainda mais suculência e sabor.

2. Apenas sal grosso ou mix de temperos? Saiba como temperar patinho!

Para quem procura tradição no churrasco, a melhor aposta ainda é usar apenas sal. Só que isso é subjetivo demais.

Por exemplo, em casa costumamos usar muitos temperos naturais para carne, pois acreditamos que tempero no churrasco nunca é demais. Nesse caso, o sal triturado é apenas um dos componentes, já que aproveitamos:

  • Pimenta-do-reino
  • Pimenta síria
  • Colorífico
  • Toque de açafrão
  • Ervas frescas, como tomilho, manjericão e alecrim
  • Bastante alho em pasta
  • Azeite para espalhar os temperos

Claro, são ingredientes opcionais e você pode usar todos, optar por alguns ou manter o clássico sal e fogo. Em compensação, uma estratégia maravilhosa é preparar um molho para carne para espalhar sobre a carne.

Dentre as inúmeras alternativas, recomendo o molho chimichurri. Use temperos como pimenta calabresa, orégano, salsinha e louro desidratados, alho granulado, vinagre de vinho branco e muito azeite.

Me recordo uma vez que degustei um bife chorizo com molho de chimichurri feito na brasa. Sabe aquela memória que transporta a gente para aquele momento e conseguimos sentir até o sabor? Então, é disso que estou falando.

DICA EXTRA: uma ideia genial, é cortar bifes altos de patinho e temperar apenas com sal triturado e pimenta-do-reino. Enquanto a carne assa, você prepara um molho chimichurri rápido e espalha sobre a carne. A temperatura faz o molho liberar aroma e sabor, transferindo para a carne um sabor dos deuses.

3. Como assar patinho no churrasco com maciez e sabor de quero mais?

Uma vez que a toalete da carne é bem-feita, você acaba com duas belas partes do miolo do patinho. A partir daí é você quem decide a espessura dos bifes. Eu recomendo pedaços com pelo menos 1 dedo e meio de altura.

Na verdade, você pode cortar pedaços mais grossos e outros mais finos. Com isso, você acerta o ponto da carne que você mais gosta. Mas também consegue entregar aos convidados uma carne mais passadinha e saborosa. O processo de assamento se resume a alguns passos simples, como:

  1. Prepare um braseiro mais consistente na base da churrasqueira.
  2. Enquanto as labaredas se acalmam, você vai “nevar” sal triturado sobre a carne, claro, de todos os lados.
  3. Depois disso, posicione a carne numa altura de 20cm da brasa.
  4. É importante se certificar de que a brasa tenha 5 segundos de caloria.
  5. A primeira parte do assado leva em torno de 7 a 8 minutos.
  6. Após isso, você vira e conta mais 12 minutos, tirando o corte mais fino.
  7. Por fim, asse o corte mais alto por cerca de 10 minutos a mais e já pode se deliciar.

A carne de patinho menos espessa assa em torno de 20 minutos. Enquanto o patinho mais alto leva aproximadamente 30 minutos, mas seu interior fica extraordinariamente suculento e apetitoso.

“Aqui em casa gostamos mais de carne bem passada, tem como fazer assim?”. Claro, basta cortar bifes mais finos, mas o tempo na brasa é menor, senão pode ficar dura. Não importa qual preparo você escolha, pois tenho o vídeo perfeito para ajudar você do começo ao fim da churrasqueada:

DICA EXCLUSIVA: veja mais essa ideia sensacional para seu churrasco com patinho!

Outra alternativa interessante, é fazer espetinho de carne gostoso com patinho, que tal? Daí você pode complementar com legumes, vegetais, queijos, entre outros. No entanto, ainda assim recomendo usar cubos maiores de patinho.

No fim das contas, falamos de uma carne com pouca gordura, isto é, você não vai querer assados ressecados, né?

Patinho para churrasco vai mudar seu conceito sobre a escolha das carnes

Sério mesmo, se por algum motivo você não acreditar nas minhas palavras, confira o vídeo que deixei acima. Nele você aprende diretamente com um profissional que é açougueiro de profissão e assador nas “horas vagas”.

Tenho certeza de que vai aprender tudo sobre o patinho para churrasco. Para falar a verdade, a carne também ajuda demais, já que nos oferece uma qualidade única.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com outras pessoas que possam se interessar e até a próxima!