Carne para churrasco com gordura: Quais as opções?

Você também é daquelas pessoas que se não tiver carne para churrasco com gordura suficiente, então você nem considera como um churrasco verdadeiro?

A gordura na carne não cumpre apenas o papel estético de “embelezar” o grelhado, mas também influencia em nossa experiência, especialmente se procuramos a carne perfeita, no ponto ideal e com o sabor que nos faz suspirar.

Selecionei as melhores opções de carne com gordura na medida, além de ótimas dicas sobre como manusear corretamente a gordura. Confira!

5 melhores opções de carne para churrasco com gordura + dica incrível

carne para churrasco com gordura

Quando você pensa em carne com gordurinha, qual corte vem à mente? Certamente é a imagem de um bife grosso de picanha, com capa de gordura branquinha sendo grelhada no fogo, escorrendo e ficando irresistível, acertei?

Ou quem sabe ainda uma bela peça de fraldinha grelhada no papel-alumínio, onde a gordura sobre a “cabeça” da peça até derrete na carne, já pensou?

Pois é, essa é a realidade do churrasco tradicional, isto é, aliar a carne certa ao preparo que a favoreça. Sendo assim, confira as melhores opções com gordura:

1. Picanha

A picanha é um dos cortes de carne que apresenta a quantidade certa de gordura. Portanto, dispensa praticamente qualquer tipo de observação.

Envolta em uma densa capa de “manteiga”, a picanha fica boa assada inteira, melhor ainda em bifes grossos e em formato de C, que é assada no espeto com 4 dedos de espessura e “casquerada” depois como nos rodízios.

Além disso, até mesmo o espetinho de picanha fica maravilhoso, desde que preparado certinho!

2. Costela

A costela ocupa nosso segundo lugar, mas isso depende de como você pede a costela no açougue. Isso porque o açougueiro precisa entender que você gosta da gordura, a fim de escolher a peça mais entremeada.

Portanto, quando preparada com rigor e qualidade, a costela é de longe uma das melhores carnes com gordura que você comerá, pode apostar!

3. Contrafilé

Contrafilé, assim como a picanha, costuma ser coberto com uma boa capa de gordura, fica divino grelhado na brasa. Inclusive, existe um corte específico dos nossos “hermanos” argentinos, o famoso bife de Chorizo, que normalmente é tirado do contrafilé.

4. Fraldinha

A fraldinha é um ótimo exemplo de que é possível assar uma peça inteira no papel-alumínio e ainda assim aproveitar a combinação dos deuses de carne macia, suculenta e gordura que nos tira do chão de tanto sabor.

5. Alcatra

Deixei a alcatra por último nessa lista, justamente para causar controvérsia, já que as pessoas dizem que não possui gordura. De fato, não é uma das carnes mais gordurosas que existe.

Contudo, é possível sim comprar peças que tenham mais gordura, especialmente se for de um gado de qualidade, como o Angus. Aliás, a alcatra possui uma faixa de gordura mais centralizada que fica incrível grelhada ou frita.

Outra dica, é apostar no baby beef, que é o miolo da alcatra, esse sim possui gordura caprichada e rica em sabor!

DICA EXTRA: aposte na rabada como uma opção diferente

“Ah, mas rabada já tem gordura demais”. Outra afirmação correta, mas quando você procura tirar parte da gordura da rabada, esse corte acaba entregando um resultado fantástico e muito saboroso!

Se mesmo assim você duvida que dá para fazer churrasco de rabo de boi, vou deixar um vídeo bacana para você se orientar:

O que a gordura agrega ao churrasco?

A primeira vantagem da carne com uma gordura extra, é que a gordura animal dá mais sabor, traz umidade à carne ao derreter na brasa, além é claro, da suculência máxima.

Quer ver como a gordura influencia no sabor? Então, faça o teste, prepare uma picanha com pouquíssima gordura e outra com uma generosa capa cobrindo a carne, e me diga depois qual ficou mais “amanteigada”, pode ser?

Contudo, uma coisa que precisa saber é que nem sempre a carne com boa gordura terá maciez. Em outras palavras, a gordura não está associada unicamente à maciez da carne, vide a alcatra que possui pouca gordura, mas uma maciez surpreendente.

Como podemos identificar a gordura ideal para um churrasco saboroso?

É bem simples identificar para que possamos escolher as que melhor atendam nossas “necessidades gustativas”. Sendo assim, temos 3 formas com que a gordura se apresenta na carne:

  1. Capa de gordura: a exemplo da picanha, é a mais tradicional formação de gordura.
  2. Entremeada: a gordura entremeada é característica exclusiva aos melhores exemplares de raças bovinas, como o Angus, mais evidente ainda na picanha Wagyu, essa gordura traz mais sabor, suculência e é o tipo que você certamente procura.
  3. Entre os músculos: já a gordura entre os músculos, é aquela que vemos com frequência no bife ancho ou mesmo na alcatra, ela “atravessa” partes internas da carne, ideal para liberar mais sabor.

Como preparar cortes magros para realçar o sabor como da gordura?

Essa é uma dica valiosa para quem quer economizar, mas também aproveitar um toque amanteigado na carne. Digo isso porque o patinho e a maminha, por exemplo, têm menos gordura, mas você não vai deixar de preparar, concorda?

Entre os cortes magros, temos o patinho, coxão mole, lagarto, coxão duro, maminha e a rainha da suculência, a alcatra. Todos estes cortes têm menos gordura, como o próprio filé mignon, então, o que fazer?

Simples, traga uma fonte de gordura ao preparo, como manteiga, azeite de qualidade, ou quem sabe ir além e utilizar o tutano do boi para enriquecer a carne.

Por exemplo, no preparo do filé mignon, o interessante é usar uma pasta de manteiga recheada de ervas e temperos naturais, onde você coloca a manteiga sobre a carne. Por sua vez, o filé mignon vai sugar a gordura e ficar ainda mais fantástico.

Já se decidiu sobre qual carne para churrasco com gordura vai preparar na próxima churrasqueada?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!