Como tirar a gordura da rabada: 3 técnicas fáceis + dica extra

Se você já deixou de degustar uma deliciosa receita de rabada porque não sabia como tirar a gordura da rabada, seu problema acaba nesse momento.

Esse é um prato de sabor inconfundível, mas convenhamos que não é a coisa mais saudável, não é verdade? Então, automaticamente seu preparo exige um pouco mais de atenção, de modo a “limpar” esse corte subestimado pela maioria.

Sendo assim, aproveite uma série de dicas incríveis escolhidas especialmente para ajudar você a ter uma refeição saborosa, mas também saudável. Confira!

Como tirar a gordura da rabada: 3 formas de reduzir a gordura

como tirar a gordura da rabada

A rabada nada mais é do que o corte do rabo do boi, que tem em sua formação os ossos, gordura, carne e uma concentração elevada de colágeno. Afinal, está localizado na parte traseira, onde há muita movimentação do animal.

Por si só, essa composição oferece uma carne com textura incrível e sabor incomparável, além de proporcionar o preparo de diferentes receitas. Dessa forma, é muito usada no preparo de caldos recheados de sabor e de guisados, que são cozidos feitos em fogo baixo.

Isso sem contar que o rabo bovino tem um dos melhores custos-benefícios entre os demais cortes bovinos. Porém, como nem tudo são rosas, o rabo costuma gerar um senso de alerta nas pessoas, justamente por ter um alto teor de gordura.

1. Retire o excesso externo antes de cozinhar

Nessa primeira dica, você fará o mais simples, que é retirar o excesso de gordura externa, ou seja, aquela capa de gordura que fica por fora e envolve a carne.

Dessa maneira, com a ajuda de uma faca você cortará tudo que conseguir dessa gordura mais densa. Como resultado, você verá que ao cozinhar a carne terá menor formação daquela crosta de gordurinha que fica por cima do caldo.

Aliás, não precisa “ficar com o pé atrás” não, uma vez que isso não diminui em nada o sabor final do preparo. Afinal, a parte mais próxima do osso contém gordura suficiente para trazer o sabor característico da rabada.

2. Escalde os pedaços do rabo em água quente

Essa ação deve ser feita antes mesmo de levar os pedaços do rabo para fritar na panela de pressão.

  1. Coloque uma panela grande com água para ferver.
  2. Assim que ferver, desligue o fogo.
  3. Adicione todos os pedaços da carne, de preferência, com o osso totalmente coberto pela água.
  4. Deixe de 2 a 3 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços.
  5. Certifique-se de não passar desse tempo, pois, do contrário, a carne começa a perder sabor.
  6. Por fim, retire da água e já pode dar sequência ao preparo.

Portanto, nessa etapa você notará que a água utilizada para escaldar muda de cor, ficando basicamente esbranquiçada, que é justamente pela liberação do excesso de gordura.

3. Técnica especial do gelo

Essa é uma verdadeira técnica que todos deveriam conhecer, pois é eficiente, simples e dá muito certo.

Sendo assim, depois que terminar o preparo, ou seja, o tempo de pressão já encerrou, você adicionou todos os ingredientes e refogou por completo, pode desligar a panela, pois agora é que entra o gelo.

Utilizando um pegador metálico, pegue uma pedra grande de gelo e vá “mergulhando” o gelo na superfície do caldo.

Com isso, a gordura vai grudar por completo no gelo, então, é só retirar a gordura da pedra de gelo e repetir o processo até perceber que não há mais nenhum traço de gordura alaranjada resultante do cozimento de carnes gordurosas, bem simples, não é mesmo?

Aqui vai uma dica de ouro. Se você tiver o tempo disponível, uma alternativa para eliminar praticamente toda a gordura, é finalizar o cozimento e guardar o preparo por algumas horas na geladeira.

Bem como em outras receitas, por exemplo, de carne na panela de pressão, a gordura se separa do líquido e fica evidente na superfície do caldo resfriado. Por sua vez, se torna ainda mais simples utilizar o gelo para tirar esse excesso!

Ficou com alguma dúvida? Confira mais detalhes diretamente no vídeo:

DICA EXTRA: seguindo os 3 passos você elimina toda a gordura

Essa dica extra é mais uma sugestão para ter certeza de que você provará uma rabada leve e deliciosa. Desse modo, eu recomendo que você siga os três passos:

  • Cortar o excesso de gordura da capa externa.
  • Escaldar os pedaços em água quente.
  • E ainda assim utilizar a técnica no gelo.

Portanto, assim você garante que praticamente toda gordura seja reduzida ao ponto de que mesmo as pessoas que têm “preconceito” com a rabada, olhem e digam: “como eu nunca experimentei esse prato antes, isso é fantástico”!

8 ideias de combinações com rabada para você experimentar

Bom, agora que você aprendeu como ter uma receita de rabada “light”, se é que podemos chamar assim, é o momento de conhecer sugestões sensacionais de receitas para diversificar o cardápio:

  1. Receita mineira de rabada de boi com angu.
  2. Canjiquinha cremosa com rabada e rúcula.
  3. Rabada na panela de pressão com agrião fresco e açafrão.
  4. Receita de rabada cremosa com mandioca e coentro.
  5. Rabada na panela de pressão com legumes.
  6. Opção de rabada no tucupi.
  7. Pirão cremoso com rabada e espinafre fresco.
  8. Opção de rabada com molho de tomate e vinho.

Depois de tudo isso, como você pode deixar de preparar a melhor receita de rabada, não tem como, concorda? Prove cada sugestão, coloque as práticas à prova e surpreenda até mesmo os mais céticos quanto à rabada!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para auxiliar no preparo de outras pessoas. Até a próxima!