Miolo de alcatra: É macio? Serve para churrasco?

Quem nunca passou pelos folhetos de promoção no açougue e se deparou com miolo de alcatra, não é mesmo? Mas será que é macio a ponto de servir para churrasco?

Aprofundar os conhecimentos sobre os cortes bovinos é uma tática muito utilizada pelos grandes churrasqueiros, mas que todos deveriam seguir. Isso porque, além de ampliar a gama de carnes para seu churrasco, em muitos casos, te ajuda a economizar.

Com isso, venha comigo dominar mais uma carne fantástica que oferece excelentes vantagens. O que acha de ter mais uma opção bacana para grelhar aí na sua casa?

Miolo de alcatra é realmente macio como dizem?

Posso garantir a você com todas as palavras: miolo ou coração de alcatra é extremamente macio e tenro. Afinal, estamos falando de uma carne carregada de qualidades como:

  • A maciez é seu principal diferencial, o que nos proporciona uma palatabilidade prazerosa.
  • Por conta da sua posição e composição, tem um sabor marcante, mas que é bastante agradável.
  • Apesar do baixo teor de gordura entremeada, o corte puxa essa característica da capa de gordura que o recobre.
  • Assim como na picanha, o miolo tem uma excelente capa de gordura, daquelas que nos fazem salivar.
  • Ideal como carne para crianças.

É impossível não sentir aquela pontinha de curiosidade diante de todas estas vantagens, né?

E outra, tenho absoluta certeza que muita gente já comeu miolo da alcatra, pois é uma carne tradicionalíssima. Porém, no universo do churrasco, cada corte é conhecido por inúmeros nomes diferentes, a exemplo do coxão mole.

Isso porque em alguns lugares ele é chamado de chã de dentro, você sabia disso? E com o miolo da alcatra é basicamente a mesma coisa. Enquanto uns conhecem por “capitão da alcatra”, outros chamam de coração de alcatra.

Além disso, outro termo muito associado ao miolo, é o nome baby beef, esse você já conhecia? Muita gente acaba confundindo o baby com a carne de vitela, que vem de novilhos precoces, mas não tem relação alguma.

Independentemente do nome aí em sua região, pode comprar de olhos fechados, porque é “coisa fina”.

Vou deixar um vídeo muito bacana e detalhado sobre a alcatra. Dessa maneira, você saberá exatamente como cortar alcatra para churrasco, inclusive, terá mais propriedade para lidar perfeitamente com o miolo.

Miolo de alcatra churrasco: dá para fazer uma churrasqueada suculenta e saborosa?

Posso dizer que “está mais na cara do que bigode” que você pode e deve preparar em seu churrasco. E acho muito relevante ter diferentes carnes ao alcance para diversificar o cardápio de qualquer churrasqueiro.

Não é todo dia que o nosso bolso está “animado” para investir na picanha na churrasqueira, concorda comigo? Mas não pense no coração da alcatra como estepe não, pois é uma carne para ninguém colocar defeito.

Aliás, se você preparar seu churrasco apenas com as variações que o miolo oferece, é impossível “passar vergonha”. E falo isso porque a maneira como ele é cortado favorece demais bons bifes ou steaks, como dizem os americanos.

Isso sem contar que dá para fazer a peça inteira no espeto na grelha, ou seja, ficará parecendo rodízio profissional. “Eu vi ali que você falou de variações do miolo, por que, ele é formado por mais cortes?”. Sim e veremos isso a seguir!

Qual a diferença entre alcatra e miolo da alcatra?

Primeiramente, saber a diferença entre alcatra e miolo da alcatra é crucial para os preparos e, sobretudo, para escolher temperos. Se você sabe como temperar alcatra, certamente entende do que estou falando.

Toda carne fica mais saborosa a partir de determinado conjunto de temperos naturais. E o que regula isso é o tipo e quantidade de gordura, maciez da peça e tempo de preparo.

Por isso que eu falo que é indispensável saber diferenciar. De forma bastante simples, as diferenças são:

  1. Alcatra: muita gente acha que a alcatra é apenas um corte do boi. Quando na verdade, falamos de uma peça com mais de 80cm de comprimento. Nesse meio, temos outros cortes envolvidos, inclusive o miolo.
  2. Miolo da alcatra: já o miolo, é o pedaço da peça que sobra depois que retiramos os outros cortes. Daí seu nome, uma vez que fica centralizado no “miolo” da alcatra, compreendeu?

Quais cortes dá para tirar do miolo da alcatra?

Quando você para e pensa: “nossa, mas uma peça com 80cm deve ter muita carne, né?”. De fato, a alcatra é campeã em agrupar alta qualidade. E tenho certeza de que você terá uma surpresa enorme.

Vamos por partes, podemos subdividir a peça da alcatra em três grandes cortes, como: miolo de alcatra, maminha e picanha. Isso mesmo, estes dois cortes magníficos fazem parte da mesma peça.

A maminha fica na extremidade mais afunilada, enquanto a majestosa picanha, rainha dos churrascos, fica no lado oposto. Dessa forma, quando estes cortes são retirados, sobra o miolo ou coração da alcatra.

Por sua vez, o miolo da alcatra guarda outros 2 cortes esplendorosos que levam sabor à grelha. Estou falando do bombom da alcatra e do baby beef, que é o miolo sem o bombom.

Nesse contexto, se você não dispensa carne magra, o bombom é a pedida perfeita para obter suculência. Afinal, a capa de gordura que recobre o miolo fica todo no baby beef, daí sua alta procura para churrasco.

Tem gente que simplesmente ama carne para churrasco com gordura, e o baby beef atende maravilhosamente bem.

DICA EXCLUSIVA: conheça a rolha da alcatra que é uma delícia

miolo de alcatra

Antes de mais nada, vou “entregar logo o jogo”. A rolha da alcatra não é considerada um corte do miolo, mas senti a obrigação de compartilhar essa sugestão. No processo da desossa, a rolha fica localizada na parte de baixo da alcatra.

Recebe também o nome de bife do açougueiro ou, para mais requinte, o steak do açougueiro. Pesando em média 150g a 200g, a rolha é incrivelmente saborosa e macia, mas pede uma toalete cuidadosa.

Quer se surpreender positivamente com a rolha? Então, que tal comprar aquela bela peça de alcatra e acompanhar o vídeo abaixo?

Como fazer miolo de alcatra na churrasqueira: 5 sugestões de preparo

Você também acha que a fraldinha grelhada é sinônimo de pura versatilidade? Então, talvez seja interessante repensar isso. Quando o assunto é miolo, saiba que dá para fazer:

  1. Peça inteira no espeto apenas com sal grosso e pimenta-do-reino.
  2. Bifes de miolo da alcatra com os melhores temperos para bife.
  3. Miolo de paleta temperado com sal triturado, pimenta-do-reino, alho em pasta e cebola em pó e assado na brasa.
  4. Tiras de coração de alcatra temperadas na marinada de vinho tinto seco, alho, ervas, cebola picada e alho-poró.
  5. Churrasco de miolo da alcatra com manteiga temperada fica um espetáculo.

Portanto, todo tipo de assado fica sensacional com este corte indispensável na churrasqueira. Se eu fosse você, aproveitaria o vídeo a seguir, pois tem um preparo dos deuses que você vai amar:

Conhecer o miolo de alcatra é uma alternativa saborosa para seu churrasco

Sempre que eu faço aquele churrasco com os amigos, é “de lei” comprar nem que seja um pedaço de miolo de alcatra. No fim das contas, uma carne que fica junto com a picanha e a maminha, não tem como ficar ruim na churrasqueira, né?

Vamos lá, bote o braseiro para estalar e prepare a sua versão grelhada, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se conhece alguém que só faz paleta na churrasqueira, compartilhe esse conteúdo. Mostre a mais pessoas que há muitas outras formas inovadoras de preparar um churrasco e até a próxima!