Bacalhau para o natal e ano novo: Receita simples e rápida

O bacalhau para o Natal e Ano Novo é a receita que melhor representa as comemorações de fim de ano. Você conhece um bom preparo? Gostaria de se destacar?

Apesar de ser um dos peixes mais fáceis de fazer, muita gente enxerga apenas desafios, como dessalgar e deixar macio. Por conta disso, acabam não fazendo uma das melhores receitas e que todos amam naquela reunião familiar de Natal.

Desse modo, para que você possa brilhar na próxima refeição em família, escolhi uma receita muito simples e rápida. Vamos conferir?

Receita simples e saborosa de bacalhau para o Natal e Ano Novo

bacalhau para o Natal e Ano Novo

Verdade seja dita, dentre as carnes de Natal, o bacalhau não é o mais tradicional. Isso porque a praticidade no preparo de carnes como peru, chester, frango, tender e carne suína, ainda fala mais alto.

Da mesma forma que o bacalhau de Páscoa é uma das receitas mais consumidas, e não as demais carnes. Com isso, cada comemoração tende a ter certos preparos “mais tradicionais”, mas será que isso é interessante?

Será que se a gente optar pelo bacalhau naquela ceia, não é uma maneira interessante e saborosa de diversificar? Ou então, no Ano Novo, momento em que o chester reina, você prepara um suculento bacalhau assado no forno, já imaginou?

Ingredientes

  • 1,5kg a 2Kg de bacalhau limpo, dessalgado, sem espinhas e pré-cozido
  • 6 batatas médias cortadas em rodelas (pré-cozidas)
  • 1 + ½ pimentão amarelo picado
  • 1 + ½ pimentão vermelho picado
  • 2 cebolas médias em rodelas
  • 1 + ½ pimentão verde picado
  • 1 xícara (chá) de azeitonas verdes
  • 2 tomates fatiados
  • 1 xícara (chá) de azeitonas pretas
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 3 ovos cozidos para decorar
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ xícara (chá) de azeite

Modo de preparo simples

  1. Coloque o azeite no fundo de uma forma e espalhe por toda a superfície.
  2. Em seguida, adicione metade da cebola, pimentão verde, amarelo e vermelho, formando assim uma camada maravilhosa.
  3. Feito isso, acomode as batatas no fundo e o peixe por cima.
  4. Caso tenha comprado em postas, pode ser interessante dar uma leve desfiada.
  5. Dessa forma, o cozimento é agilizado e toda carne fica suculenta por igual.
  6. Na sequência, torne a colocar o restante da cebola, pimentões e tomate.
  7. Para dar um toque de beleza incrível, adicione as azeitonas inteiras sobre o peixe.
  8. Por último, corte o ovo cozido e decore a bacalhoada.
  9. O truque de mestre é besuntar bastante azeite para o preparo ficar úmido e aderir aos sabores.
  10. Agora sim, leve ao forno preaquecido a 200° em média 30 a 40 minutos ou até ficar bem assado.

A receita é muito fácil, pois consiste em montar as camadas e assar. Porém, é fundamental que todos os ingredientes estejam picados, separados e o peixe pronto para assar.

Olha, para quem sabe o que é bacalhau, basta apenas imaginar o resultado dessa receita. Posso garantir muito sabor, maciez e mordidas de puro prazer ao paladar. Vou deixar a receita em vídeo para você acompanhar enquanto faz:

DICA EXTRA: como dar mais sabor à receita de bacalhau?

Embora a receita anterior fique deliciosa e incontestavelmente apetitosa, é fundamental ressaltar sua suavidade. Isso porque o azeite deixa tudo muito agradável ao cozinhar lentamente o bacalhau.

Porém, existe uma técnica, ou melhor, preparo, que pode deixar tudo ainda mais gostoso. Essa é uma sugestão para quem prefere sabores mais presentes e marcantes.

Para isso, ao invés de colocar o azeite na forma e adicionar os ingredientes, faça assim:

  1. Coloque 1 xícara (chá) de azeite numa panela.
  2. Junte 4 dentes de alho em lâminas.
  3. Agora, acrescente 4 folhas de louro, 1 cebola fatiada fina, sal e pimenta-do-reino.
  4. Assim que notar que está dourando, acrescente 2 colheres (café) de páprica doce ou defumada.
  5. Deixe fritar entre 3 e 5 minutos, até perceber que tudo está com uma cor bacana.
  6. Por fim, dê continuidade à receita, colocando esse refogado no fundo e seguindo com os outros ingredientes.

Nesse preparo em específico, o caldo do cozimento fica mais realçado. Daí vai da sua preferência adicionar mais temperos naturais, especiarias e condimentos diversificados!

3 dicas para fazer o bacalhau perfeito e suculento

Você viu como é fácil até demais preparar bacalhau? E o melhor de tudo, é uma receita que atende perfeitamente o Natal e Ano Novo. Afinal, tem elementos fantásticos para honrar tais datas tão especiais.

Contudo, não vou mentir, são os pequenos detalhes que fazem a diferença, tanto para dar sabor ao peixe quanto textura. Por exemplo, deixar o bacalhau ainda com espinhas ou errar na hora de tirar o sal do bacalhau.

Posso citar ainda a importância da atenção à temperatura e tempo de forno, fatores cruciais para não ressecar o peixe. Ah, não podemos esquecer do tempero para bacalhau, que precisa “caminhar lado a lado” com a dessalga, combinado?

1. Como dessalgar bacalhau para não estragar a receita?

A dessalga do seu bacalhau dependerá exclusivamente de dois fatores: altura da carne e tempo de molho. E aqui é fundamental ter uma proporção milimétrica para que o sal seja eliminado por completo.

Dessa maneira, deixe postas médias cerca de 24 horas de molho em água gelada. A troca da água deve acontecer de 6 em 6 horas. Já nas postas altas, aqueles cortes robustos e “supereconômicos”, o tempo é de 3 dias de molho.

Quanto à troca, prefira fazer a cada 8 horas, sempre adicionando novas pedras de gelo. “Nossa vida, mas no meu caso aproveitei uma promoção imperdível e comprei bacalhau desfiado, e agora?”.

É simples, dessalgue entre 7 e 10 horas, trocando a água em intervalos de 3 horas.

DICA EXTRA: antes de dessalgar, faça questão de passar em água corrente para retirar completamente o excesso de sal. Isso vai ajudar a agilizar o processo, ganhando tempo imprescindível para focar nos acompanhamentos para bacalhau, concorda?

2. Entenda o papel do azeite na receita

O azeite é um dos ingredientes mais importantes. E você não desfruta de uma vantagem apenas, mas sim de uma série de ganhos pontuais na receita, tais como:

  • Primeiro porque empresta todo seu sabor.
  • Segundo, porque é uma gordura ideal que traz umidade ao peixe.
  • Bacalhau pode ressecar com facilidade, principalmente quando você assa demais.
  • Logo, o azeite ajuda a evitar isso com perfeição.
  • Aliás, a gordura se “mistura” aos sabores do peixe, aprimorando os aromas desse prato magnífico.

3. É necessário tirar a pele do bacalhau?

Olha, não é uma obrigação, mas sim uma recomendação. Quando a gente escolhe assar peixe no forno, devemos saber que a pele dificilmente vai ficar crocante. E no caso bacalhau, o tempo de forno é menor e, portanto, a pele acaba amolecida.

Eu particularmente amo peixe com pele e não tiraria, mas como a receita é sua, sinta-se à vontade para tirar.

Aproveite uma sugestão leve e refrescante com bacalhau para o Natal e Ano Novo

Essa é para fechar com chave de ouro, sabe aquelas receitas para arrancar elogios dos convidados? Então, normalmente nas ceias, o brasileiro tende a “americanizar” os preparos, ou seja, escolhe assados pesados e pratos intensos.

E aqui estou falando de peru, chester e até mesmo pato assado em pedaços, todas carnes que pesam na refeição. Para o americano até que faz sentido assar aquele “peruzão”, pois estão em pleno inverno rigoroso.

Agora, no Brasil, com o nosso calorão, é o mesmo que servir feijoada sem colocar laranja num dia de verão. Em outras palavras, não faz o menor sentido.

E se ao invés disso, você apostasse numa versão leve, refrescante e igualmente saborosa com bacalhau? Veja, anote e encante-se com essa última sugestão:

  • Lombo de bacalhau limpo, pré-cozido e dessalgado cortado em tiras (quantidade a gosto)
  • 2 tomates em cubos pequenos
  • 1 cebola roxa em cubos pequenos
  • 1 pimentão verde picado
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Tomates cereja fatiados a gosto
  • Folhas de manjericão fresco
  • Vinagre balsâmico a gosto
  • Azeite suficiente para formar o molho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

A grande maravilha aqui é que você só precisa misturar estes ingredientes, ajustar o sal e adicionar azeite para chegar num ponto úmido. Por fim, leva à geladeira até esfriar e sirva.

Num primeiro momento pode parecer ceviche de bacalhau. Mas está mais para uma salada espanhola que traz frescor e leveza à mesa.

Apostar no bacalhau para o Natal e Ano Novo nunca decepciona!

Pegue todas as dicas de hoje, combine com seus conhecimentos prévios e uma pitada de ousadia com criatividade. Sabe o que vai sair dessa mistura? O melhor e mais delicioso bacalhau para o Natal e Ano Novo que você já comeu, pode acreditar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com todas as pessoas que você acredita que precisam dessa ajuda e até a próxima!