Alcatra com maminha: É bom para churrasco? Como fazer?

Quando andamos pelo açougue, as plaquinhas de promoção com cortes específicos são comuns, mas você já viu alcatra com maminha?

O açougueiro é uma profissão em constante evolução, sempre de olho nas necessidades, tendências e curiosidades do mercado de carnes. Por isso, costumamos encontrar sempre cortes diferentes, nomenclaturas únicas e incontáveis possibilidades.

E no conteúdo de hoje, você verá tudo acerca dessa carne que reúne o melhor de dois mundos. Além disso, falaremos bastante sobre suas variações com dicas únicas!

Alcatra com maminha é bom para churrasco? Como funciona esse corte?

alcatra com maminha

Sim, a alcatra com maminha não só é boa para churrasco, como fica fantástica quando bem trabalhada. Porém, é aquele negócio, você precisa saber algumas coisas antes de “mandar brasa” na carne. Afinal, não queremos arruinar o assado, né?

A alcatra é o “objeto” de desejo de quase todo churrasqueiro, bem como dos responsáveis pelo cardápio semanal caseiro, né? E não é para menos, uma carne muito saborosa, macia, com gordura na medida e de uma nobreza quase inigualável.

Entretanto, cada dia mais pessoas têm perguntado o que significa alcatra com maminha. Muito se deve ao fato de que pouca gente sabe a verdade sobre os cortes, principalmente a carne maminha.

Bom, de forma resumida, a alcatra é realmente grande, medindo cerca de 80cm. Por conta disso, existem outros cortes vinculados à peça. Podemos colocar nessa “conta” a picanha, a maminha, o miolo de alcatra, o bombom e o baby beef.

Qual a diferença entre alcatra e alcatra com maminha?

Como você pôde ver acima, a diferença é que se tratam de dois cortes únicos. A alcatra é amplamente mais suculenta e saborosa. Por outro lado, a maminha na churrasqueira atende bem os paladares mais exigentes.

Mesmo que a maminha tenha fibras mais alongadas e ligeiramente firmes, é um baita corte para grelhar diretamente na brasa. Todavia, a proximidade dos dois cortes no boi ajuda a compartilhar sabores e texturas, ou seja, basta apenas escolher.

DICA CURIOSA: você já ouviu falar do corte aranha da alcatra? Saiba do que estou falando!

Uns também conhecem por retalho da alcatra ou “aranita”, qual dos termos é familiar para você? Nenhum? Não se preocupe, essa carne é pouco difundida no universo das carnes vermelhas, talvez pela sua localização no gado.

Para começar, a gente chama de aranha da alcatra. Mas o curioso é que não sai da alcatra, e sim do coxão mole, acredita nisso? Por sua vez, o coxão mole também tem outro nome, um tanto instigante, pois não é todo dia que vemos o chã de dentro, né?

Nesse sentido, falamos de um corte pequeno, que fica dentro do osso da alcatra, fino e de rápido assado. O que justifica seu nome são as tramas de gorduras, que lembram uma teia de aranha.

O segredo aqui é assar rápido e usar tempero para churrasco apenas em um dos lados da carne. Afinal, por ser fina, pode ficar salgada com facilidade, dá só uma olhada no vídeo do preparo:

Como fazer a melhor alcatra com maminha da sua vida de forma rápida

Não existe muito segredo na hora de assar essa magnífica carne, mas o truque para o sucesso está no corte. Sendo assim, a seguir nós falaremos detalhadamente de cada cuidado que você precisa ter!

Como cortar a peça de alcatra com a maminha para churrasco?

Antes de mais nada, você deve saber que falamos de uma peça de carne consideravelmente pesada. Assumindo que miolo de alcatra pesa 3,5kg e maminha 1,5kg, já encostamos na casa dos 5kg de carne.

Diante disso, você tem que dominar a churrasqueira, tanto em tempo quanto em temperatura. Do contrário você pode assar muito por fora, mas acabar com uma carne crua por dentro, ou vice-versa.

A alternativa então, é cortar a carne em bifes de alcatra e maminha nas medidas perfeitas, da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, dê uma boa limpada no excesso de gordura, nervuras e possíveis pelancas.
  2. Agora vem uma etapa imprescindível, que é identificar uma parte sobressalente da alcatra em si.
  3. Para isso, olha de cima para baixo na peça e trace uma linha que segue o contorno da maminha.
  4. Em seguida, você verá que sobram ao menos 4 dedos de carne numa das laterais.
  5. Então, corte dois bifes diretamente da alcatra com 2 dedos cada e reserve.
  6. Por último, você deverá continuar cortando bifes grandes de comprimento, mas com espessura média.
  7. Conforme você corta, dá para ver que começa a pegar parte da maminha, ou seja, a união perfeita.

Como fazer alcatra assada com maminha na churrasqueira?

Agora, só falta dar uma boa temperada e levar à grelha. Lembrando que é um assado rápido, logo, a brasa tem que estar forte e a uma distância pequena. Para se ter ideia, já fiz em casa e cada lado da carne levou apenas 3 minutos para assar.

Não preciso dizer que é fundamental saber um pouquinho sobre os pontos de carne, não é verdade? Contudo, veja um passo a passo para assar como um profissional do churrasco:

  1. Deixe o braseiro incandescente, se tiver carvão de parrilla é ainda melhor, pois a queima é certeira.
  2. Posicione a grelha ou grade a uma altura de mais ou 20cm a 25cm da brasa.
  3. Aguarde a grelha ganhar temperatura para selar de imediato a carne.
  4. Enquanto isso, tempere os bifes com sal triturado dos dois lados e reserve 2 minutos.
  5. Em seguida, coloque sua mão na altura da grelha e conte cerca de 4 segundos.
  6. Se você suportar a temperatura nesse tempo, o braseiro está perfeito.
  7. Agora, se você conseguiu ficar com a mão por mais segundos, é interessante reforçar a temperatura.
  8. Por fim, disponha a carne na grelha e conte entre 4 e 5 minutos.
  9. Vire os bifes e conte novamente o tempo.
  10. Quando perceber que dourou naquele ponto que ninguém resiste, pode tirar.

Eu sei que pode soar como frescura, mas garanto que cada detalhe faz diferença para alcançar uma carne esplêndida. Para reforçar minhas afirmações, separei um vídeo bacana como sempre faço para ajudar você, “só vai”:

DICA EXCLUSIVA: como assar alcatra com maminha inteira.

Se por um lado você terá menos trabalho, porque não será preciso cortar os bifes, por outro, demora mais. Nesse contexto, você precisará espetar a peça de modo que o espeto fique paradinho na churrasqueira.

O tempo médio da carne no ponto é de 35 a 40 minutos de cada lado. Além do mais, conte 12 minutos para assar bem a capa de gordura externa.

Em contrapartida, se você é uma pessoa que prefere carne bem passada, deixe mais alguns minutos de cada lado. O importante é dourar como você mais gosta e apreciar!

A alcatra com maminha é apenas um corte, mas de muita versatilidade

Depois dessa “chuva” de informação relevante, é impossível dizer que a alcatra com maminha não é perfeita para churrasco, concorda? Inclusive, podemos considerar como um dos cortes combinados mais versáteis, visto que é viável cortar como preferir.

Agora está em suas mãos, corra para o açougue mais próximo e peça ao amigo açougueiro. No fim das contas, muitos comércios têm a tradição de vender essa combinação, o que facilita muito na hora de comprar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!