Acompanhamento para lagarto: 5 melhores opções para servir

Para você que perdia as esperanças de encontrar aquele acompanhamento para lagarto excepcional, sua sorte acaba de mudar para melhor.

Admito que existem carnes mais fáceis de harmonizar, como alcatra e, claro, filé de frango, mas lagarto tem algo especial. Por nos oferecer um sabor mais suave, automaticamente devemos pensar em guarnições mais robustas em sabor e textura.

Nesse sentido, saiba que há muitas possibilidades, mas tive o cuidado de escolher as melhores. Contemple 5 opções para incrementar sua mesa, vamos lá!

Acompanhamento para lagarto: 5 melhores opções para servir e encantar o paladar

acompanhamento para lagarto

1. Combinação perfeita de arroz soltinho + molho madeira com cogumelos

Decidi abrir a lista de acompanhamentos apelando logo de cara, com um prato clássico feito com carne lagarto. Assim como o filé mignon tem a combinação famosa com molho madeira, o lagarto também casa maravilhosamente.

A única diferença entre os preparos, talvez seja que no lagarto o molho pode ser preparado à parte. Muito porque costuma-se fazer lagarto assado e não selado na frigideira como acontece no mignon. Vamos aos ingredientes do molho:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de maisena ou farinha de trigo
  • 100ml de vinho madeira ou vinho tinto seco
  • 500ml de caldo de carne ou 1 cubo de carne dissolvido em 500ml de água fervente
  • 100g de champignon fatiado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para refogar os ingredientes

Esse molho é para “furar a bolha” das pessoas que acreditam que molho para carne não é acompanhamento. Quando na verdade, é uma receita sofisticada que complementa a carne.

O molho não tem muito segredo, você precisa refogar o cogumelo no azeite e reservar. Em seguida, comece refogando cebola e alho no azeite, incorpore o amido ou a farinha e adicione os demais ingredientes.

Quando ferver, você desliga, coa o molho e junta aos cogumelos e está pronto. Já para o arroz, você pode fazer bem simples, colocar um toque de açafrão e pimenta-do-reino, legumes picados ou cheiro-verde.

SUGESTÃO DE PREPARO DO LAGARTO: se você sabe como temperar lagarto, basta escolher o melhor mix e assar no forno. Assim que a carne dourar, você corta em bifes, volta para terminar de assar e combina com o molho. Um espetáculo de sabor e textura!

2. Risoto de gorgonzola cremoso + salada de rúcula especial

Quer uma opção simples, diferenciada e deliciosa para acompanhar carne assada no forno? Então, o risoto de gorgonzola cremoso é a melhor pedida para uma refeição digna de restaurante chique.

“Ah, mas não sei se vou gostar do gorgonzola, o povo fala que é queijo podre”. Que nada, é um queijo extremamente poderoso em sabor, confesso, mas no risoto ele dá um toque bem equilibrado.

Agora, se mesmo assim você não quiser arriscar, saiba que dá para trocar por qualquer outro queijo que seja macio. É fundamental ser macio para se fundir perfeitamente ao risoto, anote e veja como são ingredientes simples:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • 80g de queijo gorgonzola picado em lascas finas
  • 1 cebola pequena picada
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal, pimenta-do-reino e um toque de açafrão a gosto
  • 1 litro de caldo (de legumes preferencialmente)

O segredo dessa receita que consiste em refogar ingredientes e hidratar o arroz com caldo aos poucos, é o caldo. Para isso você pode colocar legumes, vegetais e temperos naturais para cozinhar em fogo baixo.

Depois você coa o caldo e junta ao preparo aos poucos até dar o ponto al dente do arroz. O ponto é quando o grão fica levemente translúcido.

SUGESTÃO DE SALADA: existe uma combinação que eu amo de paixão e que mais gente deveria conhecer. Dessa forma, combine folhas frescas de rúcula, alface americana, rabanete fatiado fino, azeitona preta, parmesão ralado e um pouco de molho balsâmico. Essa salada servida com risoto de gorgonzola é coisa fina demais!

3. Sugestão de farofa extraordinária que complementa a carne lagarto

A terceira sugestão vai diretamente para quem se pergunta se lagarto é bom para churrasco. Nesse cenário, estou falando de uma farofa perfeita e que cai como uma luva quando servida com lagarto assado.

Para se ter uma ideia, na receita você pode colocar até mesmo linguiça toscana, não é criativo à beça? Já vai abrindo seu bloco de notas e anote os ingredientes.

Ingredientes

  • 200g de linguiça toscana picada em cubos pequenos
  • Azeite suficiente para umedecer e refogar os ingredientes (pode ser manteiga)
  • 2 cebolas pequenas raladas
  • ½ pimentão amarelo e ½ pimentão vermelho picados em cubos
  • 1 maçã verde descascada e ralada
  • 50g de uva passa
  • 2 ovos cozidos e picados
  • 400g de farinha de milho amarela ou suficiente para dar o ponto (pode ser a flocada)
  • 50g de azeitona preta sem caroço
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Modo de preparo

  1. Numa frigideira grande, frite a linguiça com azeite, acrescente a cebola e refogue até dourar.
  2. Em seguida, acrescente os pimentões e refogue mais alguns minutos para murchar.
  3. Agora, acrescente maçã verde, uva passa e ovos, misture.
  4. Feito isso, continue mexendo mais 3 a 4 minutos e junte as azeitonas.
  5. Por fim, entre com a farinha aos poucos até obter a consistência e umidade preferida pelo seu paladar.
  6. Capriche na dose do sal, pimenta e orégano e está prontinha.

Caso queira experimentar outras versões, aposte na farofa de bacon. Por conseguinte, crie do zero ou adicione bacon à receita acima, lembrando de equilibrar com a linguiça. Do contrário, a farofa pode ficar pesada!

4. Refeição completa com batata recheada como você nunca experimentou

Quando digo refeição completa, não é exagero algum. Pensa comigo, ao invés de fazer arroz ou mesmo macarrão, vamos preparar batata recheada com omelete e muitos ingredientes sensacionais.

Dessa forma, não é necessário fazer arroz, pois iria criar uma redundância de carboidrato com a batata, concorda? Portanto, você precisará fazer o seguinte:

  1. Coloque 6 batatas grandes com casca numa assadeira.
  2. Besunte tudo com azeite e salpique pimenta-do-reino.
  3. Agora, asse as batatas a 180° por 45 minutos.
  4. Em seguida, corte o “tampo” da batata e retire sua polpa, reserve para misturar aos outros ingredientes do recheio.
  5. Na sequência, coloque 4 ovos numa tigela e junte a polpa da batata.
  6. Depois disso, acrescente também 100g de presunto picado, ½ cebola roxa e cheiro-verde picados.
  7. Feito isso, distribua o recheio nas batatas, espalhe muçarela a gosto e volte ao forno a 180° por mais 10 minutos.

Agora é aquele momento que você me diz se não é o melhor acompanhamento para lagarto? Para essa combinação ficar ainda mais fantástica, sugiro assar o lagarto e fatiar bem fininho.

Daí você serve, quem sabe, com um delicioso molho de mostarda, que tal? Olha, pode fazer de olhos fechados, você vai acabar me agradecendo mais tarde, tenho certeza disso!

DICA EXCLUSIVA: quer balancear a refeição? Prepare vagem com ervilha torta grelhadas!

Olhando assim, pode parecer que a batata com lagarto assado e molho de mostarda pode ficar, digamos, pesado, né? Entretanto, asseguro a você que não fica. Contudo, se você não se convenceu, tenho mais uma sugestão valiosa.

O que você acha de cozinhar um pouco de vagem fresca e ervilha torta no vapor até ficar al dente. Depois, você derrete manteiga numa frigideira e grelha estas leguminosas ricas em sabor.

Além disso, você pode adicionar temperos frescos, tomates, brócolis e cenoura em palitos. Aposto que vai deixar a refeição mais leve e saudável!

5. Macarrão diferente de forno é a cara do almoço de fim de semana

Se a gente abriu as sugestões com uma receitinha fantástica, por que não encerrar com chave de ouro, né? O quanto você gosta de macarrão? E macarrão de forno diferente, você já experimentou?

Então, essa receita vai para quem decidiu usar o lagarto como carne para almoço de domingo. Afinal, carne assada e macarrão é uma tradição servida na mesa brasileira.

E olha, tenho que dizer que é um preparo de “comer rezando”. Isso porque leva linguiça ralada, parmesão e muçarela a gosto e um molho super cremoso. Não se preocupe com os detalhes, pois deixarei um vídeo para você acompanhar:

Facilitou sua vida conhecer boas ideias de acompanhamento para lagarto?

E então, encontrou aquele acompanhamento para lagarto que sempre teve vontade de experimentar? Gosto de pensar que apresentei 5 opções, mas cada uma tem potencial para se transformar em incontáveis preparos únicos.

Tudo que você precisa fazer é trocar um tempero aqui ou colocar um ingrediente diferente ali, criando assim novos sabores. Portanto, use e abuse dos acompanhamentos, coloque a criatividade para brilhar e nunca repita uma combinação!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você sabe de alguém que ficaria super feliz por conhecer algum prato do conteúdo, não deixe de compartilhar, combinado? Até a próxima!