Maminha na airfryer: Como fazer? Quanto tempo?

Se mais receitas fossem fáceis e incríveis como a maminha na airfryer, a cozinha seria um lugar ainda mais mágico.

Quem nunca assou essa carne na fritadeira elétrica pode ter algumas ressalvas, mas isso é normal e até compreensível. Agora, o que não dá para concordar é deixar o receio sobrepor a curiosidade de apreciar uma comida excepcional.

E para ajudar você com isso, elaborei uma receita completa, onde você verá como fazer e quanto tempo é necessário. Aposto que você vai amar, então, vamos lá!

Como fazer maminha na airfryer + sugestão de tempo para maciez e sabor

maminha na airfryer

Você já percebeu como algumas pessoas estão presas apenas ao churrasco tradicional? Não que isso seja ruim, mas geralmente essas pessoas acham que todos os outros preparos fora da grelha não servem.

Não à toa, a maminha na churrasqueira é uma das carnes mais consumidas nos churrascos. Porém, posso garantir com total certeza que a receita na airfryer fica maravilhosa e você terá mais uma opção bacana.

Quer praticidade, mas não abre mão do sabor? Adora uma carne macia, mas que seja “vapt-vupt” de fazer? Então, esse conteúdo é a melhor coisa que você poderia ter encontrado!

Como cortar maminha para fazer na airfryer + 2 sugestões de tempero

Todo tipo de carne possui um corte específico para realçar maciez, sabor e suculência, concorda? Por exemplo, você não vai preparar uma picanha na churrasqueira cortada no sentido do comprimento, né?

Pelo contrário, você fará aquele maravilhoso “steak” com 2 a 3 dedos de altura para realmente derreter na boca. É o mesmo caso de quando aprendemos a cortar alcatra para churrasco, ou seja, conseguimos extrair as melhores qualidades do corte.

Nesse sentido, com a maminha funciona igual e você precisará aprender como cortar antes mesmo de aquecer a airfryer. O primeiro ponto aqui, é não cortar bifes finos, pois as chances de ressecar vão jogar contra você, veja mais:

  1. Caso a peça de maminha esteja com gordura em excesso, pode retirar.
  2. Depois disso, avalie se existem pequenos pontos de sebo, eles atrapalham sabor e consistência da carne.
  3. Feito isso, meça 2 dedos generosos e desça a faca, repita com toda a carne.
  4. O jeito certo de cortar a carne para não ficar dura é no sentido da largura, contra as fibras
  5. Por outro lado, se você cortar no sentido do comprimento, estará indo no sentido da fibra.
  6. Não que automaticamente a carne fique dura, mas isso favorece um assado mais rígido.

Pronto, você deu um passo importante para uma carne suculenta, mas e quanto ao tempero, já sabe o que usar? Bom, quando falamos em tempero para bife você tem duas opções: manter a tradição do churrasco ou seguir seu instinto.

Sugestão 1 – Tempero clássico para maminha assada

Quando você pensa em tempero para churrasco, o que vem à cabeça? Provavelmente apenas o sal grosso, correto?

Entretanto, como estamos fazendo na airfryer, você tem a liberdade para transformar esse contexto clássico. Dessa forma, a ideia é manter ingredientes mais simples, preservando a naturalidade do sabor. Claro, sem deixar a ousadia de fora:

  • 4 bifes de espessura média
  • Sal triturado a gosto
  • Pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto (moídas na hora)
  • Mix de chimichurri desidratado para trazer um gostinho de brasa.
  • Azeite ou manteiga a gosto para dar brilho e agregar os temperos

Tudo que você precisa fazer é passar os temperos naturais diretamente na carne, aguardar 2 minutos e assar!

Sugestão 2 – Tempero incrível para aperfeiçoar o sabor da carne

Preciso compartilhar algo com você. Sempre que saio da churrasqueira e venho para a airfryer, costumo pensar que não há limites nos temperos. Primeiro porque vamos usar um método revolucionário de cocção, que é o ar quente.

E segundo, porque a receita se assemelha muito mais ao bife na airfryer do que um churrasco por assim dizer. Em vista disso, nada impede que você dê um toque todo especial, assim:

  • 4 bifes de maminha espessura média;
  • Sal triturado ou refinado a gosto;
  • Pimenta-do-reino, toque de açafrão e páprica defumada a gosto;
  • Ervas finas, manjericão e tomilho desidratados a gosto;
  • 4 dentes de alho em pasta para massagear a carne;
  • ½ cebola ralada para misturar ao alho;
  • Azeite a gosto para espalhar os temperos;
  • Manteiga a gosto para finalizar o preparo (opcional).

Se você curte carne assada saborosa além da conta, com aquele gostinho de tempero caseiro, recomendo demais essa sugestão.

Como assar maminha na airfryer do jeito certo + sugestão certeira de tempo

Bom, independentemente do tempero escolhido, nesse momento você já está com a carne preparada para ser “sapecada” na airfryer, né? Pois bem, esse é um momento crucial para chegar naquele ponto de carne perfeito.

Nesse sentido, aconselho anotar aí o passo a passo a seguir, pois cada detalhe faz toda diferença.

  1. O primeiro passo é pré-aquecer a airfryer por 6 minutos a 200°.
  2. Em seguida, posicione os bifes de maminha da metade do cesto para trás.
  3. Esse é um truque bacana para assar uniformemente.
  4. Acontece que a circulação de ar quente é mais intensa da metade para o fundo do cesto.
  5. Desse modo, essa técnica é vital para selar a carne.
  6. Por conseguinte, programe 10 minutos a 180° e deixe zerar o tempo.
  7. Depois disso, abra, vire a carne e repita o processo.
  8. Após os 20 minutos iniciais, a maminha estará selada e não perderá mais umidade.
  9. Para finalizar, programe mais 20 minutos, mas agora a 200°.
  10. O pulo do gato é virar a carne na metade do tempo.

Portanto, o tempo total aqui foi de aproximadamente 40 minutos. Os 20 primeiros para selar e os 20 últimos para assar. Todavia, você precisa se adequar ao seu equipamento, pois o funcionamento dele é único.

Uma última dica nesta etapa, é esfregar manteiga nos bifes depois de tirar da airfryer. Além de dar um brilho apetitoso e irresistível, o sabor fica “mil vezes melhor”, experimente!

DICA EXCLUSIVA: como deixar a maminha assada na airfryer com gosto de churrasco?

Uma das reclamações de quem é “obrigado” a migrar para a airfryer, é a ausência de sabor de churrasco. De fato, não tem como negar que fica diferente, mas sabe o que você pode fazer para mudar isso?

Aprender como usar fumaça líquida na carne, em especial na hora de temperar corretamente. Nesse cenário, falamos de um produto feito a partir de algum tipo de madeira. Logo, ele simula o sabor de fumaça que a churrasqueira proporciona.

2 maneiras diferentes para variar o preparo da maminha na airfryer

1. Já ouviu falar na maminha sanfonada na airfryer? Não vai se arrepender!

Uns conhecem como maminha sanfonada e outros só preparam se for a maminha recheada, você conhece a receita? Vamos lá, você precisará de uma peça inteira de maminha e deverá fazer cortes na parte de cima.

Vale destacar que os cortes podem ter 1 dedo de espessura entre eles, mas não corte a ponto de separar a carne. Em seguida, tempere do seu agrado e preencha os espaços dos cortes com muçarela e fatias de bacon.

O segredo é fechar com papel-alumínio, dando duas voltas bem apertadas e assar em temperatura máxima. Quanto ao tempo, deixe entre 45 e 50 minutos fechado, depois você abre e volta mais 5 minutos para dourar.

Acompanhe os ingredientes e as técnicas apuradas num vídeo bem bacana que eu encontrei:

2. Tem como fazer maminha inteira na airfryer? O que muda na receita?

Sim, dá para fazer tranquilamente uma deliciosa maminha em peça inteira. De forma geral, não muda tanta coisa quanto a maioria imagina. Claro, o tempo pode variar um pouco mais e a quantidade de tempero precisa ser bem dosada.

Uma dica de ouro é escolher uma peça pequena, pesando no máximo 1,2kg. Uma vez eu fiz uma receita com 750g de maminha, levou em média 40 minutos, assim como na receita de bife.

Portanto, quem quer fazer um bom churrasco na airfryer, a peça inteira pode proporcionar uma experiência única.

A maminha na airfryer é uma opção fantástica de carne para o dia a dia

Sempre que há discussão sobre qual a melhor carne para fazer na airfryer, nem sempre a maminha é lembrada. Isso porque as pessoas costumam focar nas mesmas opções de sempre.

Não à toa, muito se fala na fraldinha, picanha, alcatra ou contrafilé, entre outras. Mas posso assegurar que você não vai se arrepender da maminha, fica um pecado de tão saborosa e macia.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você já pensou naquela pessoa que não sabe nem como fazer ovo na airfryer, compartilhe o conteúdo. Assim você estimula o conhecimento e instiga a curiosidade. Até a próxima!