Bife na airfryer: Quanto tempo? Como fazer para ficar suculento?

Quando surgiu, a airfryer era usada para fritar batata e frango, mas sabia que dá para fazer bife na airfryer? E o melhor de tudo, com muita suculência e sabor.

Se você nunca fez porque achava que ficaria ressecado e duro, saiba que se enganou todo esse tempo. Digo isso porque é um dos melhores preparos na fritadeira, pois a carne fica com aparência apetitosa e sabor divino.

Então, se você quer usufruir melhor do equipamento, basta conferir as dicas excelentes que separei. Você vai aprender como fazer e quanto tempo leva!

Bife na airfryer: como fazer suculento e macio?

Apesar de ser possível fazer tudo na fritadeira, até mesmo frango a passarinho na airfryer, carne vermelha exige mais atenção. Na realidade, os cortes bovinos podem ressecar com mais facilidade do que o frango ou carne suína, por exemplo.

Por isso, o ponto mais importante não diz respeito ao corte, mas sim à gordura do bife. Se você usar bife de carne peixinho, corre o risco de ficar mais firme, visto que possui menos gordura.

Nesse sentido, para a nossa receita vamos usar o coxão mole, que é mais barato, fica macio e tem gordurinha. A espessura também é fundamental para deixar suculento, ou seja, prefira fazer bifes com pelo menos meio dedo de espessura.

Ingredientes

  • Bifes de coxão mole (quantidade que preferir);
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Azeite suficiente para besuntar levemente a carne;
  • 1 pitada de pimenta branca moída;
  • 1 pitada de ervas finas;
  • Dentes de alho em pasta.

Modo de preparo rápido

  1. Pré-aqueça a airfryer a 200° por 6 minutos.
  2. Enquanto o equipamento aquece, vamos temperar os bifes.
  3. Para isso, espalhe algumas gotas de azeite.
  4. Em seguida, passe a pasta de alho na carne.
  5. Agora, tempere com sal, pimentas e ervas finas.
  6. Despeje mais um pouco de azeite e massageie para pegar em tudo.
  7. Feito isso, abra o cesto e coloque o bife bem aberto no centro.
  8. Cuidado apenas para não ficar partes dobradas, pois influencia no cozimento.
  9. O tempo varia bastante, devido ao equipamento e à espessura da carne.
  10. Porém, vá acompanhando, quando estiver dourado e com a gordurinha bem assada, chegou no ponto ideal.
  11. Por último, retire do cesto e reserve por 2 minutos antes de cortar.

Quanto tempo leva para fritar bife na airfryer?

bife na airfryer

Deixei a questão do tempo para falar detalhadamente, pois acredito que você entenderá melhor sobre o ponto da carne. Bom, o tempo da nossa receita acima teve uma variação de 10 a 15 minutos em 200°.

Contudo, isso tende a mudar consideravelmente conforme o bife está mais grosso ou no cozimento feito em 180°. Além disso, há também a questão da gordura. Carnes mais magras ressecam antes do tempo total, ou seja, o tempo é bem menor.

Por exemplo, o tempo para preparar bife de alcatra ou contrafilé com meio dedo de espessura, é diferente do acém. Basicamente porque os dois cortes mais nobres possuem gordura entremeada e fibras mais macias.

É o mesmo caso da picanha na airfryer, que geralmente pode levar um tempo maior, devido à espessura. Nesse contexto, para efeito de estabelecer um tempo médio, usaremos o próprio coxão mole como referência. Lembre-se da espessura média, certo?

Relação de tempo e ponto da carne

  • Ponto bem passado: começando pelo ponto preferido das pessoas, leva entre 12 e 15 minutos. Porém, ainda assim vale acompanhar de perto para não passar demais.
  • Carne ao ponto: esse é o ponto ideal para a maioria dos churrasqueiros. Na prática, você pode deixar entre 9 e 12 minutos, novamente, abra para certificar-se.
  • Carne ao ponto menos: a textura e consistência desse ponto são controversas, mas há quem ama. Sendo assim, o bife deve fritar entre 7 e 9 minutos.

Vale ressaltar, que tudo isso é mera projeção e “cada caso é um caso”, como diz o ditado. Em outras palavras, é mais negócio fazer aquela fraldinha na airfryer em bife, mas não desgrudar os olhos, tudo bem?

DICA EXTRA: independentemente do tempo e do ponto escolhido, lembre-se sempre de virar a carne na metade do caminho. Dessa maneira, você garante uma uniformidade no cozimento que favorece bifes mais macios. Dá uma olhada no preparo:

DICA EXCLUSIVA: bife acebolado na airfryer é puro sabor

Para quem acha que cebola fica crua, ressecada ou borrachuda, trago uma sugestão extra que vai encher a boca d’água. Estou falando de um inconfundível bife acebolado como você nunca comeu. Enquanto o bife é preparado, faça o seguinte:

  1. Pique 2 cebolas médias em rodelas finas.
  2. Agora, adicione um bom fio de azeite, pimenta-do-reino e shoyu a gosto.
  3. Em seguida, misture muito bem e reserve.
  4. A cebola vai entrar no preparo quando você virar os bifes, apenas para finalizar e dourar.
  5. Como resultado, a cebola chega num ponto que parece o de frigideira, mas mais saudável e saborosa.

Aliás, se você gosta de molho de mostarda na carne, pode ser interessante adicionar 1 colherinha de mostarda à cebola.

Em contrapartida, você também sempre pode escolher um bom molho para bife frito, que fica um espetáculo. Gostaria de destacar o molho de maionese, que transforma a receita com uma explosão de sabor, experimente!

Qual a melhor carne para fazer bife na airfryer?

Quando falamos nas melhores carnes para fazer na airfryer, nada se compara à picanha, alcatra, contrafilé e filé mignon. Contudo, quem aguenta ficar comprando picanha para fazer na fritadeira, não é verdade?

Com isso, considerando o custo-benefício, a fraldinha ainda é uma das melhores opções.

Além de ser possível tirar bifes suculentos, é uma carne que assa rápido e entrega um resultado surpreendente. Contanto, é claro, que siga as dicas que apresentei a você até aqui.

Além do que, este preparo é crucial saber como cortar a carne para não ficar dura, especialmente a fraldinha. Afinal, suas fibras longas podem se tornar um problema se não dar a atenção necessária.

Você nunca mais usará óleo depois de aprender a fazer bife na airfryer

E então, acha que agora já pode se considerar expert na preparação de bife na airfryer? Também, com tantas dicas certeiras, até eu consigo fazer carne na airfryer ficar macia e deliciosa, não é mesmo?

Gosto de pensar que nossas habilidades dependem de prática, portanto, mão na massa e bom apetite com as receitas daqui em diante.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que possam ser valiosas para transformar seus bifes. Se você gostou, não esqueça de compartilhar com outras pessoas, vamos ajudar mais gente a tirar o máximo proveito da airfryer. Até a próxima!